Home Blog Page 2644

Quatro mortos e 14 desaparecidos; o que se sabe da tragédia em Valência

0

Um incêndio de grandes proporções deflagrou na tarde desta quinta-feira (23) em um edifício residencial de 14 andares em Valência, na Espanha. O saldo até o momento é de pelo menos 4 mortos, 14 feridos e 14 desaparecidos. Mais de 350 pessoas viviam no prédio.

As chamas iniciaram por volta das 17h (hora local) no sétimo andar e se propagaram rapidamente devido ao vento e, segundo informações, aos materiais utilizados na construção do prédio. A causa do incêndio ainda não foi identificada.

Durante horas, bombeiros trabalharam incansavelmente para resgatar pessoas presas em seus apartamentos. Imagens dramáticas mostraram duas pessoas tentando escapar por uma varanda. Um pai e uma filha foram salvos com sucesso, sob os olhares de terror dos presentes.

 

© Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images  

Que nadie discuta el sueldo de los 390 asesores que tiene el presidente del gobierno y se discuta el de los bomberos y las inversiones en todo lo que necesitan para hacer cosas como está en #Valencia #Incendiovalencia pic.twitter.com/rE0hLnEZsF

— Raúl (@RF3punto0) February 22, 2024

O incêndio já está, no entanto, controlado, anunciaram os bombeiros, encontrando-se em fase de rescaldo. O objetivo agora é esfriar o edifício para poder entrar ao seu interior. Veja, na galeria, as imagens desta manhã

Edifício feito com material “muito inflamável”

A vice-presidente do Colégio de Engenheiros Técnicos Industriais, Esther Puchades, explicou que o edifício de 14 andares que foi tomado pelas chamas nesta quinta-feira foi construído com um material “muito inflamável”. 
 
“O edifício foi feito com poliuretano, um material muito inflamável”, disse, citada pela Cadena SER. “Aparentemente”, continuou, foi construído numa qualidade “média-alta”, com uma fachada ventilada e chapas de alumínio.

É precisamente “por baixo” dessas chapas, “e presa ao tijolo”, que está uma camada de poliuretano. “Em teoria é muito bom impermeabilizante para a chuva”, afirmou.

Só que “em contato com uma chama converte-se em cera e, por isso, o fogo estendeu-se tão rápido para cima e para baixo”, explicou a especialista.

Segundo vários relatos de moradores e proprietários, o edifício foi construído entre 2008 e 2010.

Edifício que ardeu em Valência feito com material “muito inflamável”

Vice-presidente do Colégio de Engenheiros Técnicos Industriais explicou que o edifício foi construído numa qualidade “média-alta”. Sublinhe-se que o edifício terá sido consumido em menos de uma hora.

Notícias ao Minuto com Lusa | 20:49 – 22/02/2024

As reações (e o decreto de luto)

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, disse, ainda noite de quinta-feira, estar “consternado” com o incêndio de grandes dimensões que consumiu o edifício no bairro de Campanar.
 
“Falei com o presidente Carlos Mazón e com a prefeita María José Catalá para conhecer em primeira mão a situação e oferecer toda a ajuda necessária”, lê-se numa mensagem publicada no X (antigo Twitter).

Consternado ante el terrible incendio en un edificio de Valencia.

Acabo de hablar con el presidente @carlos_mazon_ y la alcaldesa @mjosecatala para conocer de primera mano la situación y ofrecer toda la ayuda que sea necesaria.

Quiero trasladar mi solidaridad a todas las…

— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) February 22, 2024

Em resposta à situação devastadora, María José Catalá, autarca de Valência, expressou a sua solidariedade aos familiares afetados e anunciou que decretará 3 dias de luto nacional. 

No hay palabras que describan el enorme dolor que siente la ciudad de Valencia en estos momentos.

Desde el @AjuntamentVLC decretaremos 3 días de luto oficial. Todo nuestro apoyo y más sentido pésame a familiares y allegados de las víctimas.

— María José Catalá (@mjosecatala) February 22, 2024

Também a Casa Real de Espanha reagiu, através do X, antigo Twitter. Através de um pequeno texto, é dito que a situação está sendo “acompanhada com preocupação” e que será prestado o “máximo apoio aos serviços de emergência que trabalham na extinção do incêndio”, desejando “votos de boa recuperação aos feridos e que não haja mais vítimas”.

Siguiendo con preocupación la evolución del incendio de 2 edificios en Valencia

Máximo apoyo a los servicios de emergencias que trabajan para extinguir el fuego, los mejores deseos de recuperación a los heridos y que no haya más víctimas

Nuestro corazón está con los valencianos https://t.co/51jbFxqX92

— Casa de S.M. el Rey (@CasaReal) February 22, 2024

Os serviços de emergência tinha adiantado anteriormente que 14 pessoas ficaram feridas, com vários graus de lesões, incluindo uma criança de sete anos – sendo que 12 destas foram transferidas para hospitais.

Entre os feridos há seis bombeiros, dois deles, pelo menos, com queimaduras nas mãos e um com uma fratura, de acordo com o serviço Emergencias112CV, da Comunidade Valenciana (região autônoma no leste de Espanha).

Os bombeiros que trabalham no incêndio na estrutura habitacional procuram ainda outros 14 desaparecidos, cujos familiares não conseguiram localizar desde o início do fogo, adiantou a autarquia.

Leia Também: Incêndio de grandes dimensões ‘engole’ edifício de 14 andares em Valência

Casos de síndrome respiratória por Covid continuam em alta em sete estados, aponta Fiocruz

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cenário de aumento no número de novos casos de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) associados à Covid deve se manter, especialmente em estados do Sudeste e do Centro-Oeste, segundo boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgado nesta quinta-feira (22).

Em boa parte dessas regiões, há uma retomada do crescimento semanal das internações pela doença. Além deles, Santa Catarina também apresenta um leve sinal na mesma direção. A análise se refere à semana epidemiológica dos dias 11 a 17 de fevereiro.

O sinal de crescimento de Srag associado à Covid na tendência a longo prazo (últimas seis semanas) pode ser encontrada em sete estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Entre as capitais, 11 apresentam sinal de crescimento: Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, a região Norte repete o sinal anterior de interrupção desse ciclo. “Agora, diversos estados da região já mantêm queda ou interromperam a sequência de crescimento do número de novos casos”, disse à Agência da Fiocruz.

O boletim também apontou para o retorno de casos positivos para o vírus influenza A, o vírus da gripe. Concentrados nos estados do Centro-Sul, em especial nas regiões Sudeste e Sul, os casos são significativamente inferiores ao da Covid.

O pesquisador afirma que ainda é possível que haja um aumento simultâneo da circulação dos dois vírus em alguns estados do país, especialmente no Centro-Sul.

Em caso de sintomas de infecção respiratória ou de gripe, a recomendação é o repouso, o isolamento e buscar atendimento médico, além do uso da máscara, e a vacinação em dia.

OUTROS VÍRUS RESPIRATÓRIOS

Nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade de Srag mantém o cenário de maior impacto nas crianças de até dois anos e população a partir de 65 anos de idade. Outros vírus respiratórios com destaque para a incidência de Srag nas crianças pequenas são VSR (vírus sincicial respiratório) e o rinovírus. A mortalidade se mantém significativamente mais alta nos idosos, com predomínio de Covid.

No Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo é possível observar ligeiro aumento recente nos casos de SRAG positivos para influenza A (gripe), em volume significativamente mais baixo do que para a Covid.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (7,8%); influenza B (0,3%); vírus sincicial respiratório – VSR (10,4%); e Sars-CoV-2/Covid-19 (66,9%). Entre as mortes, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de influenza A (4,6%), influenza B (0%), VSR (0%), e Sars-CoV-2/Covid-19 (87,2%).

O sinal de crescimento de Srag associado à Covid na tendência a longo prazo (últimas seis semanas) p… 

EUA vetaram resolução sobre Gaza porque trégua não resolve guerra, diz Blinken

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que o motivo pelo qual os Estados Unidos vetaram a terceira resolução apresentada ao Conselho de Segurança da ONU pedindo um cessar-fogo na Faixa de Gaza é que ela não colocaria um fim efetivo na guerra Israel-Hamas.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (22) pelo chefe da diplomacia americana após o fim da reunião de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro.

“Essa resolução não resultaria por si só num cessar-fogo. A questão é: qual a forma mais efetiva de avançar [numa solução]? Uma forma de que os reféns [israelenses sequestrados pelo Hamas] sejam liberados, que uma pausa humanitária seja estendida e que, mais importante, que leve ao fim do conflito”, disse Blinken. “O melhor caminho para isso é exatamente que estamos fazendo agora, que é trabalhar intensamente por um acordo na liberação dos reféns.”

Como membro permanente do Conselho de Segurança, ao lado de China, Rússia, Reino Unido e França, os EUA têm poder de veto. A delegação americana foi a única a se posicionar contra a proposta, feita pela Argélia e que teve adesão de 13 países do conselho; os britânicos preferiram se abster.

“Esta resolução em particular tinha duas questões. A primeira era que não falava sobre os reféns. A segunda foi o timing, já que, no momento atual, em que a prioridade é os reféns, qualquer coisa que atrapalhe isso é contraproducente”, disse Blinken.

Nos bastidores, os EUA propuseram uma versão alternativa a uma resolução do Conselho de Segurança na qual se opõem a uma invasão em larga escala do Exército de Israel em Rafah, cidade que concentra os deslocados internos pelo conflito, segundo a agência de notícias Reuters. Um alto funcionário do governo Biden afirmou à agência, porém, que não há pressa em votar a resolução e que a ideia é continuar com negociações.

No Rio, o secretário de Estado disse ainda que o desejo de Washington é conseguir chegar a um acordo de paz duradouro entre Israel e a Palestina. Durante o encontro do G20, ele apontou que um caminho para isso é a construção de um Estado palestino –a chamada solução de dois Estados.

No entanto, o americano condicionou qualquer possibilidade de pausa nos ataques de Israel à Gaza à soltura dos reféns. Desde outubro, quando houve o ataque terrorista do Hamas a civis israelenses, cerca de 30 mil palestinos foram mortos em ofensivas do país de Binyamin Netanyahu.

Mortes por dengue em Minas Gerais chegam a 36

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O número de mortes causadas pela dengue em Minas Gerais neste ano chegou a 36 nesta quinta-feira (22).

Ao menos 10 novas mortes foram confirmadas no estado nas últimas 24 horas, chegando a 36. Outros 155 óbitos estão em investigação, segundo informações do painel de monitoramento da doença atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Minas já teve 93.059 casos confirmados da doença em 2024. Outros 268.903 estão em investigação.

Estado em situação de emergência por conta da dengue e chikungunya. A determinação, assinada pelo governador Romeu Zema (Novo), permite que o governo acelere os processos para a aquisição de insumos e materiais para o tratamento médico dos pacientes.

Cinco mortes em BH. A capital mineira também decretou emergência pela doença.

Os outros óbitos foram em: Conselheiro Lafaiete (3), Cordisburgo (2), Mateus Leme (2), Ribeirão das Neves (2), Arceburgo (1), Betim (1), Bocaiúva (1), Cataguases (1), Contagem (1), Crucilândia (1), Lagoa Santa (1), Monte Belo (1), Morro da Garça (1), Nepomuceno (1), Sarzedo (1) e Sete Lagoas (1). Não há detalhes sobre a idade das vítimas ou a data em que os óbitos ocorreram.

Vacinas chegam ao estado

MG recebeu nesta quinta-feira (22) o primeiro lote, com 78.790 doses. Inicialmente serão imunizadas crianças de 10 e 11 anos. Os imunizantes serão distribuídos a 22 municípios

CASOS GRAVES DE DENGUE NO BRASIL CRESCEM 196% EM 2024

Desde o início do ano até o último sábado (17), as contaminações graves no país foram 7.575. No mesmo período de 2023, esse número foi de 2.553. A quantia atual é quase três vezes maior que a registrada no ano passado. Veja aqui a lista completa por estados.

Os casos prováveis saltaram de 165.839 para 688.461. Nessa contabilização, o Ministério da Saúde não especifica quantos foram, de fato, confirmados, e quantos foram descartados.

Nas sete primeiras semanas de 2024, 122 pessoas morreram por dengue. No ano passado, os óbitos registrados foram 118 no mesmo período.

COMO SE PROTEGER

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do inseto. Para isso, o importante é eliminar possíveis locais de armazenamento de água como manter a caixa d’água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia.

Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água também é uma recomendação dos especialistas. Além disso, é preciso manter as calhas limpas e não deixe água acumulada sobre a laje.
É importante também usar repelente.

QUAIS OS SINTOMAS DA DENGUE

Febre alta;
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Ao menos 10 novas mortes foram confirmadas no estado nas últimas 24 horas 

Biden xinga Putin, e Kremlin diz que democrata tentou ser caubói de Hollywood

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Kremlin disse nesta quinta-feira (22) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 81, “degradou” seu próprio país ao xingar seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, de “filho da puta maluco” em um evento de campanha. O governo russo definiu o comentário como um “ato fracassado de um caubói de Hollywood”.

Em comício para arrecadar fundos ocorrido em San Francisco na noite desta quarta-feira (21), Biden usou a sigla “SOB” ao se referir a Putin. Em inglês, é a abreviatura de “son of a bitch” (filho da puta). Seria o equivalente a “fdp” em português.

“Temos um fdp maluco como este Putin, e outros, e sempre temos que nos preocupar com o conflito nuclear, mas a ameaça existencial para a humanidade é o clima”, disse Biden em breve discurso.

Atrás do republicano Donald Trump em pesquisas de intenção de voto na disputa pela Casa Branca, em novembro, o democrata subiu o tom em relação a Putin. Em outras ocasiões, o presidente americano já havia dito que o líder russo é “assassino”, “carniceiro” e “criminoso de guerra” -a invasão da Rússia à Ucrânia completará dois anos no sábado (24).

Biden disse ainda que os EUA anunciariam nesta sexta (23) um novo pacote de sanções contra Moscou pela morte em condições nebulosas de Alexei Navalni, o mais conhecido opositor de Putin -o ativista estava em uma prisão de segurança máxima e, seis dias após sua morte, a família ainda não pôde ver o corpo. Segundo o Serviço Federal Prisional russo, ele morreu após desmaiar durante uma caminhada.

Em comentário à TV pública russa, Putin disse que o xingamento de Biden exemplifica o motivo de ele preferir Biden a Trump para um segundo mandato à frente da Casa Branca, como havia dito na semana passada.

“Estamos prontos para trabalhar com qualquer presidente. Mas acredito que, para nós, para a Rússia, é preferível Biden como presidente, e julgando pelo que ele acabou de dizer, estou absolutamente certo”, afirmou.

Não é a primeira vez que Biden xinga alguém em público. Em janeiro de 2022, o presidente disse que um repórter da Fox News, emissora de viés conservador, era um “filho da puta estúpido” após ser questionado sobre o índice de inflação. Aparentemente, o presidente não percebeu que o seu microfone estava aberto, e o momento foi captado pelas câmeras de televisão.
Em relação ao comentário desta quinta, o porta-voz do Kremlin disse que o comentário foi vergonhoso.

“É improvável que o uso desse tipo de linguagem contra o chefe de outro Estado atinja o presidente Putin. Mas isso rebaixa aqueles que usam esse vocabulário “, disse Dmitri Peskov à agência de notícias Reuters. Segundo ele, o comentário foi provavelmente uma tentativa do democrata de parecer um caubói de Hollywood. “Mas, sinceramente, não acho que isso seja possível.”

“Putin já usou alguma palavra grosseira para se dirigir a você? Isso nunca aconteceu. Portanto, acho que esse vocabulário rebaixa a própria América”, acrescentou.

O ex-presidente russo Dmitri Medvedev, que ocupou o Kremlin de 2008 a 2012, também rebateu o americano e afirmou que a ameaça existencial ao mundo vinha de “velhos inúteis, como o próprio Biden”. Medvedev disse que Biden está senil e “pronto para iniciar uma guerra com a Rússia”.

A Guerra da Ucrânia, a morte de Navalni e as declarações dos EUA de que a Rússia planeja colocar uma arma no espaço têm mantido um alto nível de tensão nas relações entre Moscou e o Ocidente.

Putin fez 17 ataques com mísseis e drones por dia na guerra, diz Ucrânia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em quase dois anos de guerra, que serão completados no sábado (24), a Rússia lançou uma média de 17 ataques aéreos com mísseis e drones por dia contra a Ucrânia.

A conta foi apresentada nesta quinta (22) pelo porta-voz da Força Aérea de Kiev, Iurii Ihnat. Ele somou 12.630 ataques, cerca de 8.000 deles feitos com mísseis e os restantes, com drones. A Rússia não divulga nenhuma estatística sobre o emprego de seus armamentos.

Ihnat disse que foram derrubados 77% dos drones, a maioria modelos iranianos Shahed-136, que a Rússia passou a usar em maior escala em 2023. Os russos adotaram também táticas variadas para aumentar a eficácia de suas ações -lançando ondas dos aparelhos, mais baratos e fáceis de abater por serem lentos, saturando as defesas e aí entrando com mísseis supersônicos ou até hipersônicos.

Significativamente, Ihnat não disse nada acerca da proporção de mísseis derrubados. Os dados são também bem mais elásticos do que os que se conhecia até aqui: um estudo usando números parciais do Ministério da Defesa ucraniano divulgados de outubro de 2022 a setembro de 2023 contava ao todo só 3.967 ataques aéreos, com 82% de abates.

Isso pode significar várias coisas, de ocultação de dados a exagero deles, visando dramatizar a difícil posição ucraniana, que tem demandado mais baterias antiaéreas ocidentais enquanto incrementa sua produção local de drones.

A Alemanha forneceu duas baterias americanas Patriot, a mais avançada no serviço da Otan (aliança militar ocidental), mas uma foi destruída. Berlim promete enviar até mais duas delas, e também forneceu sistemas Iris-T, menos capazes. Os EUA entregaram uma bateria Patriot e 12 Nasams, de origem conjunta americano-norueguesa.

Outros países doaram números desconhecidos de outros sistemas, mas a campanha de inverno da Rússia tem se mostrado devastadora para os civis e a infraestrutura energética que Moscou diz ser seu alvo. Nesta madrugada de quinta, ao menos 10 drones foram lançados contra cidades ucranianas, com 8 abates clamados por Kiev.

Além disso, por ora a guerra se desenrola principalmente em solo, onde a vantagem de artilharia russa tem feito diferença, ainda que isso não signifique que Putin está perto de algo que seja a vitória final sobre Volodimir Zelenski. Depois de conquistar Avdiivka, cidade estratégica a norte da capital homônima da província de Donetsk, agora suas forças anunciaram a tomada de Pobeda.

É um vilarejo estrategicamente insignificante, mas que se encontrava na linha de frente estabelecida desde que separatistas pró-Rússia iniciaram uma guerra civil com apoio de Moscou, em 2014, após a anexação da Crimeia por Putin. Avdiivka estava na mesma situação.

Na véspera, o presidente russo havia dito ao ministro da Defesa, Serguei Choigu, que era preciso capitalizar a vitória no leste, e talvez isso esteja ocorrendo. Ou seja apenas peça de propaganda eleitoral, já que Putin irá se reeleger no mês que vem, mas precisa de um comparecimento expressivo às urnas em nome da legitimidade do regime.

Nesta quinta, o ex-presidente Dmitri Medvedev, por sua vez, encarnou o papel que assumiu desde o início da guerra, o de radical militarista. Ele, que é o número 2 no Conselho de Segurança Nacional, afirmou a jornalistas que os russos têm de tomar Odessa, principal porto ucraniano, e talvez voltar a bater às portas de Kiev.

“Por que deveríamos parar? Eu não sei. Será Kiev? Sim, provavelmente deverá ser Kiev. Se não agora, então depois de algum tempo, talvez em outra fase de desenvolvimento deste conflito”, afirmou. A Rússia fracassou em cercar e tomar a capital ucraniana no começo da guerra.

Hoje, apesar de o pêndulo do conflito estar em favor de Putin, as linhas em geral estão estabilizadas, com a Rússia dominando 20% da Ucrânia, contando aí a Crimeia, tomada após a derrubada de um governo pró-Kremlin em Kiev.

No Ocidente, as análises se dividem entre acreditar que Putin estaria satisfeito com esse ganho territorial e a garantia de uma Ucrânia de alguma forma neutra e os que acham que o russo quer mesmo tomar todo o vizinho e, talvez, ir além depois.

Com o impasse acerca do pacote de R$ 300 bilhões de ajuda militar a Kiev no Congresso americano, Zelenski tira suas boas notícias na Europa. Após o anúncio de um envio de R$ 3,3 bilhões em armas suecas, a Dinamarca divulgou que enviará R$ 1,2 bilhão para apoiar o esforço ucraniano.

Balcão de Emprego anuncia mais 5 vagas para trabalhar

0

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando mais cinco vagas. As oportunidades são para trabalhar no município.

Uma clínica particular está precisando de três profissionais: dentista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Já a Sorveteria Pingo Doce, em Guaxindiba, necessita de atendente. A Funerária Viagem da Paz está contratando vendedora com experiência, idade mínima de 30 anos e que preferencialmente seja moradora da localidade de Gargaú.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, no período das 8h às 17h.

“O empregador que tiver oportunidades de trabalho e quiser participar desta parceria com o Balcão é só procurar a equipe da SMTDH que a gente divulga as vagas disponíveis e ainda se encarrega de receber os currículos dos candidatos”, informou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Shopping em São Paulo é evacuado após suspeita de vazamento de gás

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, em São Paulo, foi evacuado na tarde desta quinta-feira (22) após uma suspeita de vazamento de gás. O Corpo de Bombeiros confirmou a evacuação.

Não há vítimas. A praça de alimentação foi vistoriada, mas nenhum vazamento foi identificado.

As pessoas foram evacuadas “devido ao forte odor de gás”, segundo os bombeiros.

A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) disse que recebeu um chamado às 12h38 sobre cheiro de gás. “Nossa equipe chegou ao local às 13h13 e, junto ao shopping, está averiguando o ocorrido”.

O Shopping Metrô Boulevard Tatuapé disse que o cheiro de gás foi sentido próximo a uma das lojas. “Por precaução, o shopping foi fechado temporariamente, sempre prezando pela segurança de todos”.

O Corpo de Bombeiros confirmou a evacuação 

Laudo diz que Navalni teve morte natural, dizem aliados

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O certificado de óbito de Alexei Navalni diz que o ativista de oposição a Vladimir Putin morreu de “causas naturais”, segundo seus aliados em operação no exterior publicaram nesta quinta (22) no X (ex-Twitter).

Também nesta quinta a mãe do ativista, Ludmila, publicou no YouTube que enfim conseguiu ver o corpo do filho, quase uma semana após sua morte. Ela se queixou que as autoridades russas não querem permitir um enterro público. “Eles querem que seja feito em segredo, sem despedidas. Querem me trazer no canto do cemitério e dizer: aqui jaz seu filho. Eu não concordo”, disse.

Navalni, 47, foi declarado morto após supostamente cair inconsciente durante uma caminhada a temperatura polares na prisão em que cumpria mais de 30 anos de cadeia, no Ártico russo, na sexta-feira passada (16). Não houve comentários do governo russo ainda.

Os aliados de Navalni não divulgaram o documento. Até aqui, o Serviço Prisional da Rússia havia dito que uma avaliação final da causa mortis do ativista seria divulgada em até duas semanas, gerando protesto por parte de sua família e aliados.

Segundo a viúva de Navalni, Iulia, o Kremlin mandou matar seu marido e esta tentando esconder evidências disso ao demorar na divulgação de dados sobre a morte. Ela sugeriu que ele tinha sido novamente envenenado com Novitchok, o agente neurotóxico que o levou a um coma em 2020, quando participava de uma campanha eleitoral local na Sibéria.

O resto da história é conhecido: Navalni foi levado para se tratar na Alemanha, acusou Putin e o seu serviço secreto pela tentativa de assassinato, foi preso ao voltar à Rússia em 2021 por ter violado uma condicional de sentença suspensa e viu o termo de prisão subir dez vezes em julgamentos que acusou de serem farsas.

Os grandes protestos reprimidos em 2021 por sua prisão foram bem mais modestos agora, e ainda assim a repressão policial deteve centenas de manifestantes que colocaram flores em monumentos associados à violência política soviética.

O Kremlin nega qualquer ligação com a morte do ativista, pela qual foi acusado por governos como o de Joe Biden, nos EUA. Nesta sexta (23), Washington irá divulgar um novo pacote de sanções específicas para pessoas ligadas ao caso.

Já países que pregam a ambiguidade na relação com a Rússia, como o Brasil, foram em outra linha. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou criticar Putin ou o Kremlin, dizendo que caberia às instituições russas estabelecer a causa da morte de Navalni -o que, por óbvio, só será aceito pelas mesmas autoridades.

Navalni nunca foi um líder popular no sentido de densidade eleitoral, mas chamou a atenção ao comandar uma grande rede virtual para mobilizar jovens em protestos contra a corrupção e, depois, Putin. Foi barrado de candidatar-se a presidente em 2018 e, desde que foram abafadas as manifestações contra sua prisão, desapareceu progressivamente no brutal sistema penal russo.

Sua mãe agora acusa o mesmo Estado de tentar garantir esse isolamento na hora de seu enterro.

Saiba por que a dengue grave deixou de ser chamada de hemorrágica

0

(FOLHAPRESS) – Especialistas escantearam a expressão “dengue hemorrágica” porque ela não passa a mensagem certa sobre a doença, afinal nem todos os casos de dengue grave ocorrem com hemorragia. A mudança foi feita inclusive no âmbito da OMS (Organização Mundial da Saúde), para passar a dimensão real do problema.

“O sangramento pode até estar presente”, afirma André Bon, infectologista do Hospital Universitário da UnB (Universidade de Brasília), “mas na maioria dos casos o principal fator de gravidade é o extravasamento dos líquidos das veias e artérias”. A doença provoca um aumento da permeabilidade dessas estruturas, permitindo a saída de água que pode parar em outras regiões do corpo, como a pleura, o pericárdio (tecido que envolve o coração) ou o abdômen, causando complicações.

Quando ocorrem, os sangramentos são mais comuns na gengiva, no nariz ou na urina. Em uma pequena porcentagem dos pacientes chegam a acometer o trato gastrointestinal -causando diarreia ou vômito com sangue- ou o sistema nervoso central e o cérebro. São causados por uma queda drástica nas plaquetas, que impede o processo eficiente de coagulação do corpo.

Com o avanço do verão, as preocupações com o mosquito voltaram. Segundo o relatório mais recente do Ministério da Saúde, só neste ano mais de 650 mil pessoas tiveram a doença, quatro vezes mais do que no mesmo período do ano passado. Já são 113 mortes confirmadas, e quase 500 ainda em investigação.

Gabriel Berg, infectologista e professor da Unesp, conta que atualmente os quadros de dengue são divididos em quatro categorias. Os casos clássicos incluem dores na cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, além de episódios de vômito ou diarreia. Se diagnosticados rapidamente e tratados adequadamente, são passageiros e não precisam de internação.

Já vômitos persistentes, dor abdominal intensa e contínua, hipotensão postural (sentir tontura ao levantar) e qualquer tipo de sangramento acendem um alerta para os médicos, indicando que o quadro pode piorar. Se o paciente apresentar hemorragia ou extravasamento dos líquidos, o caso é de dengue grave

Ao menor sinal dos sintomas, é preciso buscar um centro de atenção à saúde, onde a equipe médica poderá dar um diagnóstico preciso. Especialmente no cenário atual de cocirculação da dengue e da Covid-19, o professor Bon ressalta a importância da avaliação por especialistas, pois ambas epidemias têm características semelhantes. O especialista também lembra que existem medicamentos contra indicados, incluídos os anti-inflamatórios não esteroidais como o diclofenaco e o ibuprofeno, que aumentam o risco de sangramento.

Pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, imunossupressão, HIV/AIDS, transplantadas, em tratamento de câncer ou com histórico de dengue devem ficar ainda mais atentas aos primeiros sinais da doença, já que estão mais suscetíveis ao agravamento do quadro.

Ainda hoje a hidratação é o tratamento preconizado em todos os casos. Nos mais leves, a prescrição pode ser de 60 a 80 mililitros de água por quilo de peso ao dia. Também é muito importante que o paciente retorne para reavaliação no prazo estipulado pela equipe de saúde. Nos casos de internação, a reposição de líquidos é feita de forma intravenosa e pode ser acompanhada de medicações.

Recentemente, o governo brasileiro anunciou a disponibilização de 6 milhões de doses da vacina QDenga pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Berg afirma que a quantidade de imunizante adquirida não é suficiente para reverter o surto da doença que o Brasil enfrenta no momento, e que a medida é uma política que terá efeito no médio e longo prazo, conforme houver aumento da cobertura vacinal.

Os infectologistas, portanto, concordam que agora a melhor medida de prevenção da doença é o combate do vetor. A dengue é transmitida pelo Aedes aegypti, que se prolifera sobretudo em ambientes urbanos por meio de reservatórios de água parada. Além de eliminar os criadouros do mosquito, o uso de telas nas janelas e mosquiteiros pode evitar a contaminação.

Repelentes de Icaridina com concentração acima de 20% ou de DEET (dietiltoluamida) entre 20 e 50% também são aliados no combate à dengue, e devem ser aplicados depois de qualquer outro creme corporal ou protetor solar. O uso de ar condicionado em temperaturas baixas também ajuda a reduzir a atividade do mosquito. “O que temos hoje de efetivo é o controle do vetor, que se faz envolvendo a comunidade”, afirma Berg.

Leia Também: Rio de Janeiro enfrenta epidemia de dengue, decreta governador

A mudança foi feita inclusive no âmbito da OMS (Organização Mundial da Saúde), para passar a dimensã… 

Chefe da diplomacia da UE diz esperar proposta de países árabes para cessar-fogo em Gaza

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borell, afirmou nesta quinta-feira (22) esperar uma proposta de países árabes para um cessar-fogo na guerra Israel-Hamas.

Ele afirma que representantes dessas nações estão negociando os termos da proposta de forma antecipada com os Estados Unidos para que não haja um novo veto no Conselho de Segurança da ONU. Nesta semana, uma proposta do tipo foi rejeitada pela terceira vez pela diplomacia americana.

“Eu espero que nos próximos dias nós possamos ver uma proposta vindo do mundo árabe. Eu sei que eles estão trabalhando muito nisso, mas certamente querem ter certeza de que, se eles fizerem uma proposta, ela será apoiada. Do contrário, eles vão parecer sem poder”, disse Borell à imprensa durante as reuniões do G20 no Rio de Janeiro.

“Sei que na política você não pode mostrar [uma proposta] a não ser que você tenha certeza de que ela irá decolar.”

A afirmação ocorre dois dias depois ao terceiro veto dos EUA a uma proposta de resolução enviada ao Conselho de Segurança da ONU para um cessar-fogo no conflito. Treze membros do órgão votaram a favor do texto redigido pela Argélia, enquanto o Reino Unido se absteve. Os EUA foram o único país a se manifestar de forma contrária à resolução.

Borell considerou haver um consenso dentro do G20 em relação à solução de dois Estados para a paz, “porque não ouvi ninguém falando nada contra”.

“Pedi ao ministro brasileiro [Mauro Vieira] para que na sua conclusão oral -porque não haverá uma conclusão escrita- que toque nesse tema para explicar ao mundo que no G20 todos são favoráveis a essa solução. Se todos são a favor dessa solução, então temos que mobilizar nossa capacidade política para fazer com que ela seja implementada. Senão, será apenas um pensamento positivo”, disse ele.

Em entrevista à Folha de S.Paulo antes da cúpula, ele havia dito que via o Brasil com um papel crucial de mediador entre os membros mais e menos desenvolvidos do grupo.

Borell afirmou que a Rússia foi criticada por todos os membros pela invasão à Ucrânia, mas manteve seus argumentos para o conflito, entre eles a suposta desnazificação do país-alvo. Também houve críticas à morte do líder opositor russo Alexei Navalni, 47.

“O caso Navalni foi colocado à mesa por algumas pessoas. Silêncio. Silêncio”, declarou o diplomata.

O chefe da diplomacia europeia afirmou que concorda com o pleito brasileiro de reforma da governança global, em especial a ampliação das cadeiras do Conselho de Segurança da ONU. Mas afirmou não ver abertura por parte dos países que atualmente têm o poder de veto. “É um pouco irrealista acreditar que aqueles que têm o direito de veto desde 1949 vão renunciar a isso.”

Ele lamentou que as discussões do G20 tenham precisado se concentrar nos conflitos atuais, em vez de debater a transição energética e desenvolvimento. “É uma pena que nós gastemos muito mais [tempo] em [temas de] defesa, militares. Nós deveríamos gastar menos nisso, mas vamos gastar, todos nós, cada vez mais em todo mundo. E isso em detrimento de outros temas, em particular as prioridades para o desenvolvimento”, disse ele.

O G20 é o grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Neste ano a presidência do fórum está com o Brasil, que estipulou três prioridades para seu mandato: além da reforma da governança internacional, há o combate à fome, pobreza e desigualdade e as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental).

A reunião dos chanceleres é a primeira ministerial a ser feita sob a presidência do Brasil. O tema desse encontro, que deve direcionar as negociações políticas do grupo, vai girar em torno da necessidade de mudanças nos organismos internacionais e nos conflitos em curso no mundo.

Incêndio de grandes dimensões ‘engole’ edifício de 14 andares em Valência

0

Um incêndio de grandes dimensões atingiu na tarde desta quinta-feira (22), um edifício residencial com 14 andares no bairro de Campanar, Valência, Espanha, que foi ‘engolido’ por chamas e fumaça.

De acordo com o El País, o incêndio consumiu o todo o edifício, localizado entre as ruas Maestro Rodrigo e Poeta Rafael Alberti, em meia hora. Teria sido construído no início dos anos 2000.

Não se sabe ainda o número de vítimas. Sabe-se apenas que os bombeiros estavam tentando resgatar moradores pelas varandas e que está sendo criado um hospital da campanha nas imediações, tendo sido pedido apoio à Unidade Militar de Emergências.

Pelo menos sete pessoas já foram transportadas para unidades hospitalares, incluindo dois bombeiros e um menor.

No vídeo abaixo é possível ver o momento do resgate de dois dos moradores, supostamente pai e filha.

Las dos personas que estaban atrapadas en un balcón de la séptima planta han sido por fin rescatadas. Carmelo Vega, bombero, nos ha contado el proceso en directo. pic.twitter.com/L9vV8lkxZj

— Más Vale Tarde (@MVTARDE) February 22, 2024

Segundo a Cadena SER, os bombeiros encontram-se no local trabalhando para extinguir o fogo, que gerou uma grande coluna de fumaça. Já o diário ABC relata que foi ordenada a evacuação dos edifícios vizinhos ao incêndio.

As chamas deflagraram por volta das 17h30 (13h30 em Brasília). 

O presidente do governo regional da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, disse estar “consternado” com as informações sobre o incêndio. “Continuamos as atualizações com muita preocupação”, disse, numa mensagem no X (antigo Twitter).

Consternado por las primeras informaciones que nos están llegando del incendio en Campanar. Seguimos las actualizaciones con mucha preocupación. https://t.co/Z5WZGjIC49

— Carlos Mazón (@carlos_mazon_) February 22, 2024

ÚLTIMA HORA | Un espectacular incendi afecta en aquests moments un edifici nou de més de deu plantes ubicat a l’avinguda del Maestro Rodrigo del barri de Campanar de València

Mira el vídeo ⬇️https://t.co/0O2d2FJNAY pic.twitter.com/oSn0SSKUWT

— À Punt NTC (@apuntnoticies) February 22, 2024

 

Defesa Civil alerta para chuvas e ventos intensos

0
Foto: Reprodução Prefeitura de Macaé

Chuvas intensas de até 60mm/h ou 100mm/dia seguidas de rajadas de ventos de até 100Km/h podem ocorrer a qualquer momento nesta quinta-feira (22) até 10h desta sexta-feira (23) em Macaé.

A previsão é do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) e está sendo acompanhada pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil que tem redobrado o monitoramento. Há, também, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta é laranja e representa perigo, ou seja, o grau de risco aumenta para alto. A Defesa Civil orienta que as pessoas devem ficar vigilantes e seguir as recomendações dos especialistas.

Os técnicos orientam que, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Se precisarem, devem ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros através do 193 – ligações gratuitas. A Defesa Civil atua 24 horas e as ocorrências de emergência devem ser feitas para o WhatsApp (22) 99103.4275.

Fonte: Ascom Macaé

Matrículas em escola privadas crescem em 2023 e revertem impacto na pandemia

0

(FOLHAPRESS) – As matrículas em escolas privadas no Brasil reverteram, em 2023, a tendência de queda observada na pandemia. A rede particular expandiu 4,7% com relação ao ano anterior, e voltou a um nível de 2019, anterior à pandemia.

As informações são do Censo Escolar de 2023, apresentados nesta quinta-feira (22) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília. O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Manuel Palácios, também participou da apresentação.

Houve melhoria em matrículas de ensino técnico, tempo integral e educação infantil. Os dados referem-se ao primeiro ano do governo Lula (PT).

O número total de matrículas no Brasil em 2023 em toda educação básica, da creche ao ensino médio, foi de 47.304.632, evidenciando uma estabilidade com relação ao ano anterior. A rede pública concentra 37.881.305 matrículas -o que representa 80% do total de estudantes no país.

Na rede privada, as matrículas passaram de 9 milhões, em 2022, para 9,4 milhões no ano passado. Durante a pandemia, com o fechamento de escolas por causa das restrições de circulação, as escolas particulares perderam alunos -em 2021, atingiram o nível mais baixo, de 8,1 milhões de alunos em todo país.

Considerando todas as etapas da educação básica, as matrículas de tempo integral chegaram a 21% no ano passado. O percentual representa um avanço: em 2022 eram 18,5% e, em 2021, 14,9% de alunos no ensino de tempo integral.

A expansão das escolas de tempo integral foi uma das principais apostas na área da educação anunciadas pelo governo Lula no ano passado. O ministro destacou que os dados já estão próximos da meta do PNE (Plano Nacional de Educação), que preconiza 25% das matrículas com maior carga horária até 2024.

“A pactuação que colocamos ano passado foi alcançada e vamos continuar com política de indução técnico e financeira para todas as etapas da educação brasileira”, disse Camilo Santana.

Uma escola precisa oferecer ao menos 7 horas de aulas por dia para ser considerada de tempo integral.

Os registros do Censo mostram a evolução das matrículas em creche (que recebe alunos de 0 a 3 anos) em 2023. Isso ocorre tanto na rede pública como na privada, depois de queda durante a pandemia.

Entre 2019 a 2021, a rede privada teve queda de 21,6% nas matrículas -com a perda de mais de 280 mil alunos. Em 2022, cresceu 29,9% e, em 2023, mais 3,5%. Ou seja, já tem muito mais estudantes do que antes da pandemia.

A rede pública, que também perdeu alunos nesse período, já superou o patamar pré-pandemia. Em 2023, as creches públicas registraram 2,75 milhões de matrículas -aumento de 12% em relação a 2019.

“É possível que a gente se aproxime da meta do PNE para creche, a depender do comportamento da matrícula de creche em 2024”, disse o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno.

O PNE estabelece ter metade das crianças de 0 a 3 anos atendidas em creche. “O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe que, no seu horizonte (2024), o atendimento chegue a 50% dessa população, o que representa uma ampliação dos atuais 4,1 milhões em 2023, para algo em torno de 5 milhões de matrículas em 2024”, diz o MEC.

Outra evolução positiva foi o aumento de matrículas na pré-escola (que atende crianças de 4 e 5 anos), aproximando o país da universalização do atendimento dessa faixa etária conforme prevê a Constituição.

Em 2023, 5,3 milhões de alunos estavam matriculados nessa faixa etária -aumento de 8% em relação a 2021, quando perdeu matrículas durante o fechamento de escolas na pandemia.

A evolução das matrículas de ensino técnico profissional foi considerada importante para o governo, que promete uma nova política para a modalidade. No ano passado, o país tinha 2.413.825 alunos de ensino técnico -eram 2.152.506 em 2022.

Leia Também: Ministério da Saúde quer mobilização contra a dengue em escolas a partir de março

As informações são do Censo Escolar de 2023, apresentados nesta quinta-feira (22) pelo ministro da E… 

Cinco mortos e quatro feridos em acidente de ônibus na Bahia

0

Um grave acidente de ônibus na manhã desta quinta-feira (22) na rodovia que liga Potiraguá a Itapetinga, no sudoeste da Bahia, deixou cinco pessoas mortas e outras quatro feridas.

O acidente aconteceu no Km 70 da rodovia e envolveu um único veículo. Equipes do 4º Batalhão de Bombeiros Militares e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para o local.

Quatro pessoas ficaram feridas e foram resgatadas pelos bombeiros. Elas foram levadas para unidades de saúde da região pelo SAMU.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local do acidente e identificar as vítimas. Duas retroescavadeiras foram utilizadas para remover o ônibus da pista.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) investiga o caso.

Leia Também: Matrículas em escola privadas crescem em 2023 e revertem impacto na pandemia

O acidente aconteceu no Km 70 da rodovia e envolveu um único veículo 

Saiba onde encontrar soro para picada de escorpião em São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – É no verão, de dezembro a março, que maiores cuidados em relação a acidentes com escorpiões são necessários. O clima úmido e quente é ideal para o aparecimento desses animais. Nas grandes cidades, eles se abrigam em esgotos e entulhos.

Os aracnídeos se alimentam principalmente de baratas, podendo aparecer também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. Encontrá-los pode ser assustador, mas o verdadeiro perigo mora em suas ferroadas peçonhentas.

Em caso de picada, é necessária rápida injeção do soro antiescorpiônico, um antídoto à substância produzida pelo espécime. O veneno do escorpião age sobre o sistema nervoso, podendo causar morte por asfixia por paralisar os comandos do sistema respiratório.

Saiba onde encontrar o soro no estado de São Paulo.

Capital
– Hospital Geral de Taipas – Av. Elísio Teixeira Leite, 6999 – Jaraguá
– Hospital Municipal Dr. Carmino Carricchio – Av. Celso Garcia, 4815 – Tatuapé
– Hospital Campo Limpo – Rua Teresa Mouco de Oliveira, 121 – Jardim São Luiz
– Hospital Geral do Grajaú – Rua Francisco Octavio Pacca, 180 – Parque das Nações
– Hospital Municipal Tide Setúbal – Rua Dr. José Guilherme Eiras, 123 – São Miguel PaulistaGuarulhos
– Hospital Municipal de Guarulhos – Av. Tiradentes, 3392 – Bom ClimaSão Bernardo do Campo
– Hospital de Urgência – Rua Joaquim Nabuco, 380 – CentroFerraz de Vasconcellos
– Hospital Dr. Osíris Florindo Coelho – Rua Princesa Isabel, 270 – Vila CorreaMogi das Cruzes
– Hospital Luzia Pinho de Melo – Rua Manoel de Oliveira, s/nSalesópolis
– Santa Casa de Misericórdia – Rua Praça João Mendes, 31Santa Isabel
– UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Isabel – Rua Castelo Branco, 323 – Brotas

Leia Também: O que fazer se for picado por escorpião

O clima úmido e quente é ideal para o aparecimento desses animais. Nas grandes cidades, eles se abr… 

Homem de 53 anos morre atropelado na BR-101, em Campos

0
IML/Foto: ClickCampos

Na madrugada desta quinta-feira (22) um homem de 53 anos, identificado como Elcimar Nascimento Gomes, morreu em um acidente envolvendo um caminhão no KM 119 da BR-101, próximo a Serrinha, em Campos.

A equipe da Arteris Fluminense, concessionária responsável pela rodovia, foi acionada por volta das 4h para prestar assistência ao ocorrido. A vítima foi atropelada a cerca de 150 metros de uma passarela de pedestres, às margens da estrada.

Elcimar não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. O condutor do caminhão envolvido no acidente saiu ileso, e a pista não precisou ser interditada. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Campos (IML), enquanto o caso foi registrado na 134º Delegacia de Polícia do Centro.

Índia proíbe venda de algodão doce por possuir substância cancerígena

0

Alguns estados da Índia estão proibindo a venda de algodão doce. O motivo? Um estudo concluiu que o produto possui uma substância cancerígena, a Rodamina-B.

No início deste mês, o território da união de Puducherry proibiu a venda do doce, enquanto outros estados começaram a testar amostras do mesmo.

Na semana passada, foi a vez do estado de Tamil Nadu implementar a mesma proibição.

Rodamina-B é um composto químico orgânico e um corante. Este é suspeito de ser cancerígeno e, portanto, produtos que o contenham devem ter um aviso na sua embalagem.

No país, note-se, muitos dos algodões doces vendidos na rua são fruto de fabricação caseira, sendo impossível controlar a sua segurança.

Campos vai ganhar Sala Lilás para atendimento humanizado às mulheres

0
Foto: Divulgação Ascom

O município de Campos vai ganhar, em breve, uma Sala Lilás, criada para oferecer assistência especializada às mulheres vítimas de violência física e sexual, operando nas instalações do Instituto Médico Legal (IML), onde são feitos os exames de corpo de delito, quando necessário. O anúncio da Sala Lilás foi feito pela subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, que participou nessa terça-feira (20) de uma reunião com a promotora Maristela Naurath, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos, para acertar detalhes sobre a atuação dos equipamentos municipais e demais serviços. A instalação desse equipamento é vista como mais uma vitória para a política pública voltada para as mulheres.

“A Sala Lilás vai ser feita com todo cuidado e comprometimento para atendimento humanizado às mulheres que precisarem ir ao IML. Um atendimento multidisciplinar em uma sala reservada com demais departamentos envolvidos. Era importante que não tivesse a necessidade de ir ao IML nesse tipo de situação, mas, quando há necessidade, é importante que a mulher seja acolhida da melhor forma. Como o IML é regional, a Sala Lilás instalada aqui em Campos também vai atender mulheres de municípios vizinhos”, informa Josiane, citando os municípios de São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.

A Sala Lilás oferece atendimento humanizado e possui infraestrutura para realizar exames periciais, contando com uma equipe multidisciplinar composta por policiais, assistentes sociais e enfermeiras. De acordo com Josiane, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres também estará em cooperação, por meio de profissionais, no fluxo de atendimento, entre outras demandas. “Uma grande conquista para nós, mulheres, no avanço das políticas públicas e nos espaços que necessitam de atendimento mais organizado e humanizado!”.

“A colaboração entre a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde resultou nesse projeto, cujo objetivo é proporcionar um ambiente mais acolhedor, com mensagens de apoio nas paredes, para auxiliar as vítimas em momentos de extrema vulnerabilidade física e emocional”, explica a subsecretária.

Prioridade — Em 2018, também foi publicada a Lei 13.721/18, que prioriza atendimento no IML a mulheres vítimas de violência, dando prioridade no exame de corpo de delito às mulheres vítimas de violência doméstica, às crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

Fonte: Ascom

Veículo furtado é encontrado às margens da BR-101 em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nessa quarta-feira (21) em deslocamento pela região de Conselheiro Josino, em Campos, os policiais militares avistaram um veículo estacionado com uma das portas abertas e as chaves próximas ao mesmo. Realizando uma consulta, não foi constatado registro de roubo ou furto para o veículo em questão.

Diante disso, a equipe entrou em contato com a Delegacia de Eugenópolis, em Minas Gerais, e obteve a informação de que o veículo era, de fato, produto de furto ocorrido em 17 de fevereiro de 2024, conforme registrado no Boletim do Sistema Integrado de Segurança. Em seguida, os policiais encaminharam o veículo à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para os devidos registros e procedimentos legais.