Home Blog Page 2668

Vilão do Carnaval, calor afeta shows e eleva atendimentos médicos

0

RIO DE JANEIRO, RJ, SÃO PAULO, SP, OLINDA, PE, E SALVADOR, BA (FOLHAPRESS0 – O calor tem sido vilão no Carnaval neste ano. Tanto no Nordeste quanto no Sudeste, os termômetros ultrapassaram 30ºC , desafiando foliões e artistas. Apresentações foram interrompidas, festas acabaram encurtadas, e os atendimentos médicos dispararam.
A cantora Ludmilla, por exemplo, encerrou o bloco O Fervo da Lud uma hora mais cedo nesta terça-feira (13), no Rio de Janeiro. “O clima a gente não consegue controlar”, desabafou a cantora ao ver foliões desmaiando ao redor do trio elétrico.

Às 12h, a temperatura era de 37,2°C na estação meteorológica do Inmet localizada na Marambaia, na zona oeste do Rio, e a máxima prevista até o fim do dia era de 41°C.

Na segunda-feira (12), às 9h, os termômetros já marcavam 30ºC em São Paulo. Moradores da Santa Cecília, no centro, tentaram ajudar os foliões do bloco Espetacular Charanga do França jogando água de seus prédios através de mangueiras. Era, porém, batalha perdida contra o sol.

No domingo (11), a cantora Pabllo Vittar interrompeu o show no Ibirapuera, na zona sul, ao ver fãs passando mal e sendo carregados. Uma foliã convulsionou na grama e foi socorrida por amigos. Após mais de 40 minutos de interrupção, parte do público desistiu e trocou o Carnaval por um passeio no parque. “Tentamos assistir e não conseguimos”, disse Heloíza dos Santos, 18. “Estava um forno.”

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, foram realizados 492 atendimentos nos postos médicos dos megablocos no sábado (10), 993 no domingo (11) e 552 na segunda (12). As principais causas de atendimento foram náusea, vômito, enxaqueca e ferimentos.
Em Salvador, entre quinta (8) e segunda (12), mais de 4.300 foliões foram atendidos nos 15 módulos da Secretaria Municipal da Saúde instalados nos circuitos da folia. Apenas na segunda, 98 pessoas deram entrada com pressão baixa, quadro de irritabilidade e boca seca devido à desidratação e aos quase 35°C.

Na tentativa de baixar a sensação térmica, os foliões recorreram a uma série de estratégias. Entre elas, garrafas plásticas com gelo foram usadas para refrescar a água adquirida a R$ 5 com os ambulantes paulistanos ou entregue gratuitamente pelas companhias de água e prefeituras.

A oferta de água grátis se tornou obrigatória em eventos de grande porte em novembro do ano passado, após Ana Clara Benevides, 23, morrer em decorrência de exaustão térmica no show da cantora Taylor Swift, no Rio.

Ana passou mal em 17 de novembro, no dia da apresentação de Swift no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Na ocasião, o termômetro marcava perto dos 40ºC. Exposta ao calor, a universitária teve uma parada cardiorrespiratória com um quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, o que evoluiu para a sua morte súbita.

O laudo também indicou que a fã teve um rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões e paralisação de vários órgãos pela exposição ao calor. Ana não havia ingerido álcool ou qualquer substância tóxica.

RISCOS DO CALOR
De acordo com o Ministério da Saúde, o excesso de exposição ao sol e ao calor intenso pode levar a temperatura corporal a ultrapassar os 40ºC, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar.

Além disso, quando ao calor é somado o consumo de bebida alcoólica, o risco aumenta. O álcool inibe um hormônio que auxilia o organismo a evitar a perda de líquido. Sem essa ajuda, o indivíduo que ingere muita bebida alcoólica produz mais urina e fica mais propenso à desidratação.

No começo, os principais sintomas da insolação são dor de cabeça; tontura; náusea; pele quente e seca;
pulso rápido; temperatura elevada; distúrbios visuais e confusão mental.

Dependendo do tempo de exposição ao sol, os sintomas podem se agravar e incluir, entre outras coisas, respiração rápida e difícil; palidez; desmaio; convulsão; e extremidades arroxeadas.
Em casos mais graves ou quando não tratada adequada e imediatamente, a insolação pode provocar diversas complicações em órgãos vitais, como o cérebro, o coração e os rins, e levar ao coma e à morte.

O QUE FAZER?
Em caso de insolação, há uma série de medidas para baixar a temperatura corporal lenta e gradativamente até a chegada de um médico:
remover a pessoa para um local fresco, à sombra e ventilado; remover o máximo de peças de roupa; se estiver consciente, a pessoa deverá ser mantida em repouso e recostada (cabeça elevada); pode-se oferecer bastante água fria ou gelada ou qualquer líquido não alcoólico; se possível, deve-se borrifar água fria em todo o corpo da pessoa, delicadamente; podem ser aplicadas compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilha; tão logo seja possível, a pessoa deverá ser imersa em banho frio ou envolta em panos ou roupas encharcadas. Em casos graves, a orientação do ministério é que seja procurado atendimento médico de emergência. O melhor cenário é levar a pessoa imediatamente ao hospital ou solicitar apoio do Samu pelo telefone 192.

Leia Também: Juíza concede divórcio após morte de cônjuge

Apresentações foram interrompidas, festas acabaram encurtadas, e os atendimentos médicos dispararam…. 

Mulher leva soco de segurança no show do cantor Oh Polêmico; vídeo

0

Uma mulher foi agredida com um soco pelos seguranças do cantor “Oh Polêmico”. O caso ocorreu na cidade de Floriano, no interior do Piauí, na madrugada desta terça-feira (13), durante uma apresentação no carnaval da cidade.

Não foi revelado ainda o estado de saúde da vítima, nem se os seguranças se pronunciaram sobre a agressão. Nas redes sociais de Oh Polêmico ainda não há manifestações do vocalista a respeito do ocorrido.

Leia Também: Vilão do Carnaval, calor afeta shows e eleva atendimentos médicos

Não foi revelado ainda o estado de saúde da vítima, nem se os seguranças se pronunciaram sobre a agr… 

Prédio de 19 andares é evacuado às pressas em Praia Grande após danos em colunas

0

MARCELO TOLEDO
RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Um edifício residencial de 19 andares foi evacuado com urgência na tarde desta terça-feira (13) em Praia Grande, no litoral paulista, depois de cinco colunas do prédio apresentarem danos estruturais.

O colapso na estrutura das colunas do edifício Giovannina Sarane Galavoti, localizado na avenida Jorge Hagge, 80, bairro Aviação, ocorreu às 13h56, de acordo com a Defesa Civil de Praia Grande. Não há vítimas.

A interdição levou um grande número de curiosos para a avenida e gerou temor em quem mora ou está hospedado no feriado prolongado de Carnaval em edifícios vizinhos. Em redes sociais, moradores relataram ter sentido tremores.

O Corpo de Bombeiros informou que há três equipes no local. Também há carros da Polícia Militar.

De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, equipes das secretarias de Urbanismo, Trânsito, Segurança Pública, além da Defesa Civil, estão no local.

Técnicos da secretaria de Urbanismo, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão dentro do edifício realizando uma vistoria e avaliando os danos ocorridos.

O local conta com toda a documentação pertinente em dia junto à prefeitura, de acordo com a administração.

Leia Também: Mulher leva soco de segurança no show do cantor Oh Polêmico; vídeo

A interdição levou um grande número de curiosos para a avenida e gerou temor em quem mora ou está ho… 

Tempestade de neve assola EUA e ‘pinta’ Nova Iorque de branco

0

A cidade de Nova Iorque e outras grandes metrópoles do nordeste dos Estados Unidos estão sendo assoladas por uma tempestade de neve, a Nor’easter, que deverá causar várias perturbações.

A insistente queda de neve deverá causar cortes de energia e perturbar a realização de viagens, trabalhos e aulas, reporta a CNN Internacional.

Governadores de vários estados norte-americanos pediram aos residentes para trabalhar de casa e evitar viagens não essenciais, uma vez que a neve e o vento forte poderão criar condições muito adversas nas estradas.

Nesta terça-feira (13), a cidade de Nova Iorque, poderá sofrer a maior tempestade de neve em mais de dois anos. É esperado que caia até cinco centímetros de neve por hora nas áreas mais atingidas.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Idoso ‘desaparecido’ há 15 dias afinal tinha viajado em segredo

"Não temos macho". Gravidez de arraia choca aquário nos EUA

0

A gravidez de uma raia do Aquário e Laboratório de Tubarões da Equipe ECCO, na Carolina do Norte, Estados Unidos, deixou os pesquisadores confusos, uma vez que o local não tem arraias macho.

De acordo com os funcionários do aquário, citados pelo Fox Weather, o mistério começou em setembro de 2023, quando a arraia chamada Charlotte começou a “inchar”. “Documentamos vários crescimentos internamente e, inicialmente, pensamos que ela tinha um câncer”, afirmou a equipe.

Mais tarde, o veterinário do aquário identificou os crescimentos como ovos, não como câncer, para grande perplexidade dos trabalhadores do aquário. “Não temos macho”, afirmaram.

A primeira hipótese colocada em cima da mesa diz respeito a um caso de partenogénese – ou reprodução assexuada sem fertilização – em arraias, que já tinha sido documentada anteriormente.

No entanto, outra hipótese surgiu quando os funcionários do aquário se lembraram que em julho, dois meses antes de Charlotte mostrar sinais de gravidez, o aquário colocou dois tubarões machos no tanque.

“Começamos a notar marcas de mordidas na Charlotte, mas vimos outros peixes mordê-la, por isso mudamos os peixes de lugar, mas as mordidas continuaram. Foi então que a lâmpada se acendeu – os tubarões mordem para acasalar – será que um dos nossos jovens machos acasalou com ela?”, destacaram.

Segundo investigadores, os tubarões e as arraias estão intimamente relacionados e já foi documentado o cruzamento de raças.

O último ultrassom de Charlotte mostra dois ou três filhotes que podem nascer a qualquer momento. A data prevista para o parto era 9 de fevereiro, mas até à data ainda não foram dadas atualizações.

O aquário terá de efetuar um teste de DNA depois de nascerem para provar a teoria, “a menos que haja pistas visíveis sobre uma raça mista”.

Leia Também: Após 32 anos na água, carta em garrafa é descoberta

Idoso ‘desaparecido’ há 15 dias afinal tinha viajado em segredo

0

Um idoso italiano que estava, supostamente, desaparecido há 15 dias afinal viajou para a Índia em segredo. O caso foi noticiado pela edição italiana do Today, o caso ocorreu na cidade de Piano, Itália.

Preocupados por não conseguirem entrar em contato com o homem de 80 anos, os familiares chamaram as autoridades, que arrombaram a porta de sua casa, julgando que algo de grave tivesse acontecido.

Ao ver todo aquele aparato, um vizinho dirigiu-se ao local e contou o que sabia. O idoso tinha feito as malas e partido para a Índia sem contar nada à família.

Leia Também: “Não temos macho”. Gravidez de arraia choca aquário nos EUA

Adolescente morre após tentar selfie e cair em cima de carro em rodovia de SP

0

Um jovem de 16 anos, morreu após cair de um viaduto sobre a Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo, na noite da segunda-feira, 12. Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), pouco antes da tragédia, ele tentou fazer uma selfie com amigos em cima do elevado.

“Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, no local, apuraram que o rapaz teria pulado a grade para fazer uma foto com um grupo de amigos, quando ele caiu na pista em cima de um veículo”, disse a pasta.

Após ser arremessado, ele foi atropelado por outro carro.

De acordo com a concessionária Ecovias, a ocorrência foi registrada por volta 22 horas na altura do km 18, na pista no sentido do litoral paulista.

A equipe de socorro foi acionada para atendimento, mas a morte do rapaz foi confirmada ainda no local da tragédia.

A perícia foi realizada e o corpo do adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML).

Os passageiros dos dois automóveis envolvidos no acidente não ficaram feridos.

O caso foi registrado como morte suspeita pelo 2º DP de São Bernardo do Campo.

Não foram fornecidos detalhes sobre os depoimentos das pessoas que estavam com a vítima no momento da queda.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Ecovias prestaram atendimento no local.

Leia Também: Opep eleva projeção para oferta de combustíveis do Brasil em 2024, para 4,3 mi/bpd

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), pouco antes da tragédia, ele tentou faze… 

Mulher vence o câncer cinco vezes e está (finalmente) livre da doença

0

Natalie Yates-Bolton, uma mulher britânica de 57 anos que teve câncer cinco vezes, está a sentindo-se “muito sortuda” após ter descoberto que está livre da doença ao fim de seis anos de tratamento.

A informação da agência britânica PA Media, citada pela BBC News, diz que Natalie teve dois picos de incidência de um linfoma de Hodgkin e foi diagnosticada com câncer da mama três vezes. No total, a mulher foi submetida a 11 operações, 30 sessões de quimioterapia e 55 sessões de radioterapia.

Agora, após um longo percurso, a professora de enfermagem da Universidade de Salford foi informada que está livre da doença – depois de passar os últimos seis anos tomando um tipo de medicamento contra o câncer chamado Palbociclib.

Os médicos do hospital The Christie, em Manchester, Inglaterra, afirmaram que estão entusiasmados com os progressos realizados com o novo medicamento, uma vez que todos os exames mostraram que o câncer tinha desaparecido.

“Se alguém que não conhecesse a minha história soubesse que eu tinha tido câncer cinco vezes, poderia pensar que eu tinha sido infeliz. Mas eu vejo as coisas de outra forma – tenho tido muita sorte porque tenho familiares e amigos que não tiveram a mesma sorte que eu e não tiveram as cinco oportunidades como eu de obter resultados positivos com o tratamento”, destacou Natalie.

Segundo a mulher, o sucesso do seu tratamento deve-se ao fato de “termos [Inglaterra] um NHS [ Serviço Nacional de Saúde britânico] que, embora tenha os seus desafios, é mais bem financiado do que em alguns dos países com que trabalho”.

“Há seis anos, estava ficando sem opções de tratamento e, depois, este novo medicamento ficou disponível. Por isso, sinto-me muito sortuda e acho que isso mudou a minha forma de viver”, destacou ainda.

Natalie, que vive em Chadderton, perto de Oldham, afirmou que estava determinada a passar mais tempo com o marido, Gary, e as filhas Lucy e India. Além disso, também lançou a si própria novos desafios físicos. Até à data, completou seis maratonas, três ultramaratonas e três provas de triatlo.

“Sou a prova viva de que é possível reconstruir a vida depois de um tratamento e sair dele mais forte e com mais apreço pela vida”, afirmou.

Leia Também: 11 de setembro visto do espaço e outras fotografias de outro mundo

Após 32 anos na água, carta em garrafa é descoberta

0

Um pequeno pedaço de história flutuou ao longo das ondas do oceano e voltou à costa, revelando um tesouro de memórias. Após 32 anos, surgiu uma garrafa com uma mensagem de uma turma de alunos, ligando o passado ao presente.

A descoberta surpreendente, segundo a CNN Internacional, reacendeu as lembranças do grupo de ex-alunos da Mattituck High School, em Nova Iorque, EUA, que escreveram a carta, e, além disso, despertou questões sobre como foi encontrada a apenas alguns quilômetros da escola.

Foi o guia de aves aquáticas Adam Travis que avistou a garrafa verde perto de um pântano na baía de Shinnecock, em Long Island, no final de janeiro.

Dentro da garrafa havia uma carta “enrolada e em perfeitas condições”, revelou Travis, que decidiu publicar no Facebook fotografias da garrafa e da carta, escrita à mão, com o objetivo de encontrar o seu remetente.

“Cara pessoa que encontrou esta garrafa, como parte de um projeto de Ciências Naturais do 9.º ano, esta garrafa foi lançada no Oceano Atlântico, perto de Long Island. Por favor, preencha as informações abaixo e devolva-nos a garrafa. Merci, Gracias, Danke, Thank You, Shawn e Ben”, lia-se na carta, que tinha como endereço de origem a Mattituck High School em Long Island, datada de outubro de 1992.

A publicação foi inundada com mensagens sobre o professor responsável pelo projeto – Richard E. Brooks – e para os ex-estudantes, já adultos, a mensagem é uma ponte que os liga ao passado.

“O Senhor Brooks era um professor incrível. Foi um projeto tão divertido. Não posso acreditar que foi há 32 anos”, escreveu Benny Doroski, um dos autores da carta.

O filho do professor, John, revelou também que ficou muito sensibilizado e que chorou quando viu a publicação sobre o pai – que tinha já falecido no ano passado de Alzheimer. Segundo John, o pai ensinou ciências da Terra na Mattituck High School durante cerca de 40 anos. 

“O projeto da mensagem na garrafa era um dos seus favoritos e um dos que mais se prolongou”, afirmou o filho, revelando ainda que outras garrafas de alunos do seu pai chegaram a ser encontradas “nos Açores, na Irlanda e em outros lugares distantes”.

Leia Também: Mulher vence o câncer cinco vezes e está (finalmente) livre da doença

Homem com mais de 30 anotações criminais é preso em Farol após descumprir medidas protetivas

0
Foto: Divulgação DEAM

Na manhã desta sexta-feira (09), policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, sob coordenação da Delegada Titular Madeleine Dykeman, efetuaram a prisão de um homem identificado pelas iniciais J.A.C, de 46 anos, no bairro do Jóquei, em Campos, em decorrência do descumprimento de medidas protetivas. A ação faz parte da Operação “Pelas 99”.

O mandado de prisão preventiva foi expedido após o autor, com mais de trinta passagens pela polícia, violar medidas protetivas em relação à sua ex-esposa, P.C.M.B, de 39 anos, no dia 01 de fevereiro. Segundo relatos da vítima, o homem a ameaçou e agrediu, desrespeitando as determinações legais.

O caso ocorreu quando, em meio à disputa pela partilha dos bens do casal, J.A.C compareceu à residência da vítima, empurrando-a e proferindo ameaças de morte. Mesmo ciente das medidas de proteção concedidas pela justiça, o autor demonstrou desprezo pela autoridade policial, afirmando não temer as consequências de seus atos.

Após o ocorrido, o homem empreendeu fuga, supostamente subtraindo um veículo de uma oficina mecânica nas proximidades, abandonando-o posteriormente na região do Novo Jóquei. Apesar das diligências realizadas pela DEAM-Campos, o autor não foi localizado no dia dos fatos.

Com um extenso histórico criminal, contendo 31 registros, incluindo ameaças, lesões corporais, tentativa de homicídio, entre outros, o autor foi preso hoje em sua residência na Praia do Farol de São Thomé, sem oferecer resistência. Ele será encaminhado ao presídio, permanecendo à disposição da Justiça.

Homem resgatado nu do mato após horas desaparecido nos EUA

0

Um homem foi resgatado nu, na segunda-feira (12), numa área de mato em Chatsworth, Los Angeles, nos EUA. O homem esteve várias horas desaparecido e gritando por socorro. 

O alerta foi dado para os Bombeiros de Los Angeles cerca das 20h45 locais. As testemunhas afirmaram que tinham ouvido alguém gritando por socorro. De acordo com a CBS News, os bombeiros iniciaram buscas de helicóptero, tendo localizado o homem às 21h30.

A equipe baixou um salva-vidas, para depois içar o homem até o helicóptero. O homem, que estaria desaparecido desde as 16h00, estava angustiado e foi levado para o hospital. 

Não ficou claro quais as circunstâncias que levaram o homem a perder-se no mato.

Leia Também: Homem espanca namorada por se sentar ao lado de casal gay em restaurante

Rua, parque ou loja? Nesta localidade francesa não pode usar o celular

0

Em Seine-Port, uma pequena localidade no sul de Paris, França, a utilização de smartphones em público agora está sujeita a restrições, após a população votar a favor dessa medida em um referendo. Dos menos de 2 mil habitantes, 277 participaram da votação, e 54% apoiaram a proibição.

Segundo o The Guardian, adultos e crianças são desencorajados a usar smartphones ao caminhar pelas ruas, quando estão sentados em parques, dentro de lojas, cafés ou restaurantes. Essa medida visa combater o que é percebido como uma “invasão de smartphones”.

“Votei a favor, pode ser uma solução”, comentou uma enfermeira enquanto cortava o cabelo em um salão que já exibia um sinal de proibição de smartphones.

Além da restrição ao uso de celulares em locais públicos, a população de Seine-Port também votou a favor da proibição do uso de telas por crianças. No entanto, se os pais concederem permissão por escrito, a administração municipal fornecerá um celular antigo, capaz apenas de realizar chamadas, para adolescentes com até 15 anos.

“Sou totalmente a favor. Alguns argumentam que isso é um ataque às liberdades, mas eu não vejo assim. Trata-se de conscientizar sobre o impacto dos telefones em nossas vidas”, afirmou Ludivine, de 34 anos.

A medida vai ser agora escrita num documento municipal, o primeiro do género em França. No entanto, a polícia não pode multar pessoas que circulem na rua a usar o seu smartphone, já que não há uma lei nacional sobre o assunto. Ainda assim, o presidente da câmara, Vincent Paul-Petit, descreve a medida como um incentivo para limitar o uso do telefone. 

Leia Também: Já imaginou viver sem as redes sociais? Neste país são proibidas; entenda

Mulher que matou noiva prepara o próprio casamento de dentro da prisão

0

Jamie Lee Komoroski, a norte-americana que, sob efeito de álcool, atropelou e causou a morte de uma noiva à saída do copo de água, está atualmente a organizar o seu próprio casamento enquanto aguarda julgamento na prisão.

Segundo o New York Post, Komoroski, de 26 anos, ligou para o pai enquanto estava no Centro de Detenção Al Cannon, em Charleston, expressando suas intenções de se casar com Evan Tatro, seu namorado e grande apoio desde o trágico acidente. Durante a chamada, ela convidou os pais para participarem da cerimônia, dizendo ao pai: “Quero que estejam comigo. Quero que me leve ao altar.”

Na conversa, Jamie também compartilhou sua angústia por não saber qual será o seu destino judicial. Em abril do ano passado, Komoroski, que estava três vezes acima do limite de álcool permitido, colidiu seu Toyota com um carrinho de golfe que transportava Samantha Miller, de 34 anos, e o noivo Aric Hutchinson, de 36, resultando na morte de Samantha e ferimentos graves em Aric, que agora está envolvido em uma disputa judicial pela herança da esposa com a sogra. Jamie enfrenta quatro acusações, incluindo homicídio qualificado, e teve seu pedido de liberdade sob fiança negado pelo juiz responsável pelo caso.

Leia Também: Pai do atleta queniano recordista mundial da maratona pede investigação sobre a morte do filho

Tiroteio em bar de Porto Rico faz 4 mortos; há 5 pessoas em estado grave

0

Um tiroteio em um bar de rua em Porto Rico resultou na morte de quatro pessoas e deixou outras cinco em estado crítico, conforme informado pela polícia nesta terça-feira.

As autoridades suspeitam que o crime esteja ligado ao tráfico de drogas, de acordo com a Associated Press (AP). Em um comunicado, a polícia local relatou que suspeitos não identificados abriram fogo de um carro em movimento na cidade de Toa Baja.

Dois homens e duas mulheres perderam a vida, enquanto três mulheres e dois homens foram hospitalizados em estado grave.

Um dos falecidos, um traficante de drogas de 35 anos, teria sido o alvo dos atiradores.

Até o momento, não houve detenções relacionadas ao incidente. Apesar de Porto Rico ter sido historicamente uma rota para grandes carregamentos de drogas da América do Sul, os tiroteios ligados ao narcotráfico são considerados raros no país.

Leia Também: Mulher que matou noiva prepara o próprio casamento de dentro da prisão

Homem espanca namorada por se sentar ao lado de casal gay em restaurante

0

Na última semana, Alexander Fanjul, de 38 anos, foi detido sob a acusação de agredir sua namorada após ficar “irritado” por estarem sentados ao lado de um casal gay em um restaurante em Palm Beach, na Flórida, Estados Unidos. Fanjul é herdeiro de uma das principais empresas produtoras de açúcar do país.

A polícia foi acionada por um vizinho que ouviu gritos da mulher. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Fanjul em pé sobre a namorada, que estava com o rosto sangrando, conforme relatado pela  People.

A vítima, em seu depoimento, afirmou que namorava Fanjul há cerca de um ano e meio, e os dois saíram para jantar em um restaurante. Durante a refeição, Fanjul ficou furioso por estarem sentados ao lado de um casal homossexual.

A mulher alegou que durante o jantar, Fanjul reclamou constantemente da situação. Sua raiva persistiu quando o casal chegou à casa do milionário. Ao tentar acalmar a situação, a namorada disse para esquecer o ocorrido, momento em que Fanjul explodiu.

O agressor começou a golpear o rosto da vítima com socos cerrados, causando hematomas, sangramento e inchaço na região facial. Além dos socos, Fanjul desferiu joelhadas contra a namorada. Quando ela tentou ligar para o serviço de emergência, ele agarrou sua mão, jogou o telefone no chão, quebrando-o, e a arrastou para dentro da residência para evitar que recebesse ajuda.

Colômbia acusa guerrilha do ELN de ser desleal ao processo de paz

0

O Governo colombiano expressou sua preocupação em relação à “greve armada” anunciada pela guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) no departamento de Chocó na última sexta-feira, considerando-a uma violação da lealdade aos acordos estabelecidos nas conversações de paz em andamento.

O alto comissário para a paz, Otty Patiño, afirmou que a declaração de “greve armada” pelo ELN representa uma quebra dos compromissos acordados na sexta rodada de negociações em Havana. Essa medida ameaça a vida, os direitos e as liberdades dos habitantes do departamento, bem como o funcionamento dos governos democraticamente eleitos e as responsabilidades das autoridades comunitárias.

Como resultado dessa “greve armada indefinida”, aproximadamente 27 mil pessoas na região, especialmente nas comunidades ao longo do rio San Juan, estão agora confinadas e incapazes de realizar atividades diárias, como deslocar-se para cuidados médicos, ir à escola ou cultivar terras.

A decisão do ELN ocorreu na mesma semana em que a guerrilha concordou com uma prorrogação do cessar-fogo bilateral até 3 de agosto com o governo do presidente colombiano, Gustavo Petro.

A Frente de Guerra Ocidental Omar Gómez do ELN divulgou um comunicado alegando que a situação humanitária em Chocó é precária, com o aumento da presença paramilitar que, em conluio com as forças públicas na região, afeta a população local.

A governadora de Chocó alertou para o impacto significativo do confinamento, afetando a busca por assistência médica, a frequência escolar das crianças e a capacidade de manter uma vida normal.

“Nós apoiamos o acordo de paz (…) mas esta é a sétima greve armada declarada pela guerrilha e a quarta nesta mesma zona”, destacou Nubia Carolina Córdoba, que assumiu o cargo em 1º de janeiro. O ELN já impôs medidas semelhantes em Medio San Juan em quatro ocasiões nos últimos 12 meses, expondo a população a uma situação contínua de violência, medo e ameaças.

Leia Também: Líder indica que Câmara dos EUA vai negar pacote de ajuda a Ucrânia e Israel

Detido após escalar 55 andares sem equipamento de segurança na Austrália

0

m cidadão francês, Anthony Andolfo, de 30 anos, foi detido em Melbourne, Austrália, após escalar um arranha-céus de 55 andares sem qualquer equipamento de segurança. No dia 6 de fevereiro, Andolfo subiu até ao telhado do edifício, onde foi aguardado por policiais, bombeiros e paramédicos.

A escalada, que durou 26 minutos, foi registrada por um drone operado pelo sócio do alpinista. Anthony Andolfo foi condenado a sete dias de prisão na terça-feira.

Seu advogado afirmou que o objetivo do vídeo era permitir que Andolfo analisasse sua técnica e a compartilhasse com colegas, negando que a intenção fosse buscar fama ou seguidores nas redes sociais.

O alpinista expressou arrependimento em relação ao incômodo causado aos serviços de emergência.

Leia Também: Homem detido por escalar edifício em Melbourne sem proteção; veja

Avião aterrissa em segurança após perder porta durante voo nos EUA

0

Um pequeno avião, transportando duas pessoas, realizou uma aterrissagem de emergência na segunda-feira após perder uma porta em pleno voo nos EUA.

O Aeroporto Internacional de Buffalo, em Nova Iorque, foi alertado por volta das 18h00 para o incidente. O Departamento de Polícia de Cheektowaga divulgou um comunicado mencionando que “um pequeno avião que transportava duas pessoas relatou ter perdido uma porta do avião enquanto sobrevoava a área do Parque Stiglmeier, em Cheektowaga”. A nota também assegurou que o avião pousou em segurança.

Após o incidente, as autoridades realizaram uma busca na área onde a porta do avião supostamente caiu, mas até o momento não conseguiram localizá-la. Felizmente, o ocorrido não resultou em danos materiais nem ferimentos aos ocupantes da aeronave.

Embora as autoridades não tenham esclarecido a causa da perda da porta do avião, uma investigação está em andamento para apurar os detalhes do incidente.

Leia Também: Detido após escalar 55 andares sem equipamento de segurança na Austrália

No carnaval do Rio, Viradouro e Mangueira se destacam na 2ª noite de desfiles na Sapucaí

0

Na segunda noite de desfiles das escolas de samba do Rio, Unidos do Viradouro e Mangueira se destacaram no Sambódromo da Marquês de Sapucaí e se credenciaram na disputa pelo título. A competição tem também a Imperatriz Leopoldinense, principal destaque da primeira noite, e outras que empolgaram menos, mas também concorrem, como Grande Rio e Beija-Flor, no domingo, 11, e Mocidade Independente e Vila Isabel, na segunda-feira, 12.

A apuração será na tarde de Quarta-Feira de Cinzas, 14, na Praça da Apoteose, como chama a parte final do sambódromo.

As seis escolas melhor colocadas voltam a se exibir no desfile das Campeãs, na noite do próximo sábado, 17.

Mocidade Independente de Padre Miguel

A Mocidade Independente de Padre Miguel foi a primeira escola a desfilar na segunda noite de exibições no sambódromo, a partir das 22 horas de segunda-feira. A agremiação da zona oeste do Rio discorreu sobre o caju e usou o trunfo de ter o samba mais famoso desta temporada pra fazer o desfile mais animado até então, contando a ligação do fruta com a história do Brasil e outras curiosidades.

Se sobrou animação, o luxo de fantasias e alegorias não foi comparável ao apresentado na noite anterior pela Grande Rio e pela Imperatriz, por exemplo.

Por coincidência, o desfile ocorreu no dia do aniversário de Castor de Andrade (1926-1997), famoso contraventor que foi patrono da escola e que, se estivesse vivo, completaria 98 anos.

Atualmente o presidente de honra da escola é um sobrinho de Castor, Rogério de Andrade. Por ordem judicial, ele usa tornozeleira eletrônica e está proibido de sair de casa à noite: por isso não foi ao sambódromo.

A mulher de Rogério, Fabíola Andrade, é a rainha da bateria da Mocidade. Antes do desfile, ela distribuiu kits de calcinhas e sutiãs para a plateia do setor 1 do sambódromo.

Portela

A segunda agremiação a desfilar foi a Portela, que apresentou um enredo sobre o racismo. O samba não empolgou tanto como o da Mocidade, mas as alegorias eram mais luxuosas.

A exibição da escola uniu técnica e emoção, mas houve problemas com o primeiro carro alegórico, que quebrou ainda na concentração e teve de ser consertado às pressas.

Desfilaram pela escola, entre outras personalidades, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018.

Unidos de Vila Isabel

A terceira agremiação a desfilar foi a Unidos de Vila Isabel, que reeditou o enredo de 1993, “Gbala – Viagem ao Templo da Criação”, baseada num conto religioso sobre a recriação do mundo pelas crianças.

O samba é de autoria de Martinho da Vila, que completou 86 anos exatamente na segunda-feira e ganhou “Parabéns a Você” executado pela bateria, antes do início do desfile.

O cantor e compositor, presidente de honra da Vila Isabel, desfilou representando Oxalá, no 6º e último carro alegórico.

A escola fez um desfile técnico e correto, com carros alegóricos bonitos e fantasias fáceis de interpretar, mas faltaram as surpresas com que o carnavalesco Paulo Barros costuma brindar o público.

Barros passou mal após o desfile, na dispersão, mas recebeu atendimento médico e se recuperou.

Outro que passou mal, mas ainda na concentração, foi o intérprete Tinga, que se recuperou e conseguiu cantar normalmente ao longo do desfile.

Mangueira

A Mangueira foi a quarta escola a se apresentar, homenageando a cantora Alcione, ilustre integrante da Verde e a Rosa e uma das fundadoras da Mangueira do Amanhã, versão mirim da agremiação.

Ela desfilou no último carro alegórico, mas antes de se dirigir a ele, durante o “esquenta” na concentração, cantou à capela um trecho do samba-enredo.

Não faltaram amigos famosos da cantora, como a também cantora Maria Bethânia, que desfilou sobre um tripé.

O samba, que não era apontado como dos melhores do ano, funcionou muito e animou o desfile.

Com fantasias e alegorias bem feitas e coloridas, a escola fez ótimo desfile, mas uma escultura que representava a própria Alcione no último carro alegórico quebrou, o que deve tirar décimos da escola no quesito “alegorias e adereços”.

Já na dispersão houve mais um problema com esse mesmo carro alegórico: enquanto era retirada pelo guindaste, uma mulher caiu do carro.

Segundo integrantes da escola, ela foi socorrida e sofreu apenas escoriações.

Paraíso do Tuiuti

A quinta escola a desfilar foi a Paraíso do Tuiuti, que retratou a Revolta da Chibata e homenageou o marinheiro João Cândido.

Embora o tema tenha sido muito bem apresentado, foi um desfile morno, e a escola deve ficar fora do desfile das campeãs.

Viradouro

A Viradouro encerrou a segunda noite de desfiles das escolas de samba do Rio com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre o vodun Dangbé, culto do candomblé Jeje representado pela serpente. A serpente surgia já na comissão de frente, muito aplaudida.

Atual vice-campeã, a escola fez um desfile de muito luxo e brilho e de fácil compreensão e vai disputar o título novamente.

O samba não chegou a empolgar a plateia, mas os integrantes da escola cantaram a plenos pulmões.

A exibição terminou às 5h55 desta terça-feira, aos gritos de “é campeã”.

Leia Também: ‘Vitória da autoestima’, diz Jojo Todynho sobre ser musa da Mocidade no Carnaval 2024

A competição tem também a Imperatriz Leopoldinense, principal destaque da primeira noite, e outras q… 

Brasil ultrapassa a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue, com 75 mortes

0

(FOLHAPRESS) – O Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue, de acordo com os dados atualizados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (12).

São 512.353 casos suspeitos nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do registrado no ano passado (128.842).

Apenas neste ano, 75 mortes foram confirmadas pela doença e outras 350 estão em investigação. O estado de Minas Gerais é o que registra o maior número de casos prováveis da doença, com cerca de 171 mil registros.

Na sequência, estão São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403), Paraná (55.532), Rio de Janeiro (39.315), Goiás (31.809), Espírito Santo (14.107) e Santa Catarina (12.470).

Também nesta segunda, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou ter recebido na última sexta (9) 79,4 mil doses do imunizante contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde, para dar início à campanha de vacinação contra a doença no território paulista.

De acordo com a pasta, o PNI (Plano Nacional de Imunização), diante do número limitado de doses, orientou que a vacinação seja iniciada em crianças de 10 e 11 anos nos 11 municípios do Alto Tietê previamente definidos pelo ministério.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, chegou a enviar um ofício ao ministério no dia 30 de janeiro solicitando a distribuição de doses da vacina à capital paulista. A cidade registra alta nos casos da doença, mas ficou de fora da lista de municípios prioritários para o início da vacinação.

A administração da capital confirmou na última quinta (8) a primeira morte por dengue da cidade em 2024. Até agora, o estado de São Paulo tem nove óbitos confirmados, sendo dois na Grande São Paulo, de acordo com o Painel de Monitoramento do governo estadual.

De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios de distribuição das doses foram definidos pela pasta em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A imunização com a Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, começará pelas crianças de 10 a 11 anos, mas assim que novos lotes foram entregues pelo laboratório fabricante, a faixa etária vai avançar progressivamente. Essa é a faixa etária com maior índice de hospitalização por dengue dentro do público-alvo da vacina, de 10 a 14 anos.

Ao todo, 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue. As cidades compõem 37 regiões de saúde que, segundo a Saúde, são consideradas endêmicas para a doença.

O lote inicial, com 712 mil doses, está sendo enviado para 315 municípios nas seguintes unidades da federação: Distrito Federal, Goiás, Bahia, Bahia, Acre, Acre, Paraíba, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão.

Leia Também: Casos de Covid crescem 140% em São Paulo e especialistas temem explosão após Carnaval

São 512.353 casos suspeitos nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do …