Home Blog Page 2669

Colômbia acusa guerrilha do ELN de ser desleal ao processo de paz

0

O Governo colombiano expressou sua preocupação em relação à “greve armada” anunciada pela guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) no departamento de Chocó na última sexta-feira, considerando-a uma violação da lealdade aos acordos estabelecidos nas conversações de paz em andamento.

O alto comissário para a paz, Otty Patiño, afirmou que a declaração de “greve armada” pelo ELN representa uma quebra dos compromissos acordados na sexta rodada de negociações em Havana. Essa medida ameaça a vida, os direitos e as liberdades dos habitantes do departamento, bem como o funcionamento dos governos democraticamente eleitos e as responsabilidades das autoridades comunitárias.

Como resultado dessa “greve armada indefinida”, aproximadamente 27 mil pessoas na região, especialmente nas comunidades ao longo do rio San Juan, estão agora confinadas e incapazes de realizar atividades diárias, como deslocar-se para cuidados médicos, ir à escola ou cultivar terras.

A decisão do ELN ocorreu na mesma semana em que a guerrilha concordou com uma prorrogação do cessar-fogo bilateral até 3 de agosto com o governo do presidente colombiano, Gustavo Petro.

A Frente de Guerra Ocidental Omar Gómez do ELN divulgou um comunicado alegando que a situação humanitária em Chocó é precária, com o aumento da presença paramilitar que, em conluio com as forças públicas na região, afeta a população local.

A governadora de Chocó alertou para o impacto significativo do confinamento, afetando a busca por assistência médica, a frequência escolar das crianças e a capacidade de manter uma vida normal.

“Nós apoiamos o acordo de paz (…) mas esta é a sétima greve armada declarada pela guerrilha e a quarta nesta mesma zona”, destacou Nubia Carolina Córdoba, que assumiu o cargo em 1º de janeiro. O ELN já impôs medidas semelhantes em Medio San Juan em quatro ocasiões nos últimos 12 meses, expondo a população a uma situação contínua de violência, medo e ameaças.

Leia Também: Líder indica que Câmara dos EUA vai negar pacote de ajuda a Ucrânia e Israel

Detido após escalar 55 andares sem equipamento de segurança na Austrália

0

m cidadão francês, Anthony Andolfo, de 30 anos, foi detido em Melbourne, Austrália, após escalar um arranha-céus de 55 andares sem qualquer equipamento de segurança. No dia 6 de fevereiro, Andolfo subiu até ao telhado do edifício, onde foi aguardado por policiais, bombeiros e paramédicos.

A escalada, que durou 26 minutos, foi registrada por um drone operado pelo sócio do alpinista. Anthony Andolfo foi condenado a sete dias de prisão na terça-feira.

Seu advogado afirmou que o objetivo do vídeo era permitir que Andolfo analisasse sua técnica e a compartilhasse com colegas, negando que a intenção fosse buscar fama ou seguidores nas redes sociais.

O alpinista expressou arrependimento em relação ao incômodo causado aos serviços de emergência.

Leia Também: Homem detido por escalar edifício em Melbourne sem proteção; veja

Avião aterrissa em segurança após perder porta durante voo nos EUA

0

Um pequeno avião, transportando duas pessoas, realizou uma aterrissagem de emergência na segunda-feira após perder uma porta em pleno voo nos EUA.

O Aeroporto Internacional de Buffalo, em Nova Iorque, foi alertado por volta das 18h00 para o incidente. O Departamento de Polícia de Cheektowaga divulgou um comunicado mencionando que “um pequeno avião que transportava duas pessoas relatou ter perdido uma porta do avião enquanto sobrevoava a área do Parque Stiglmeier, em Cheektowaga”. A nota também assegurou que o avião pousou em segurança.

Após o incidente, as autoridades realizaram uma busca na área onde a porta do avião supostamente caiu, mas até o momento não conseguiram localizá-la. Felizmente, o ocorrido não resultou em danos materiais nem ferimentos aos ocupantes da aeronave.

Embora as autoridades não tenham esclarecido a causa da perda da porta do avião, uma investigação está em andamento para apurar os detalhes do incidente.

Leia Também: Detido após escalar 55 andares sem equipamento de segurança na Austrália

No carnaval do Rio, Viradouro e Mangueira se destacam na 2ª noite de desfiles na Sapucaí

0

Na segunda noite de desfiles das escolas de samba do Rio, Unidos do Viradouro e Mangueira se destacaram no Sambódromo da Marquês de Sapucaí e se credenciaram na disputa pelo título. A competição tem também a Imperatriz Leopoldinense, principal destaque da primeira noite, e outras que empolgaram menos, mas também concorrem, como Grande Rio e Beija-Flor, no domingo, 11, e Mocidade Independente e Vila Isabel, na segunda-feira, 12.

A apuração será na tarde de Quarta-Feira de Cinzas, 14, na Praça da Apoteose, como chama a parte final do sambódromo.

As seis escolas melhor colocadas voltam a se exibir no desfile das Campeãs, na noite do próximo sábado, 17.

Mocidade Independente de Padre Miguel

A Mocidade Independente de Padre Miguel foi a primeira escola a desfilar na segunda noite de exibições no sambódromo, a partir das 22 horas de segunda-feira. A agremiação da zona oeste do Rio discorreu sobre o caju e usou o trunfo de ter o samba mais famoso desta temporada pra fazer o desfile mais animado até então, contando a ligação do fruta com a história do Brasil e outras curiosidades.

Se sobrou animação, o luxo de fantasias e alegorias não foi comparável ao apresentado na noite anterior pela Grande Rio e pela Imperatriz, por exemplo.

Por coincidência, o desfile ocorreu no dia do aniversário de Castor de Andrade (1926-1997), famoso contraventor que foi patrono da escola e que, se estivesse vivo, completaria 98 anos.

Atualmente o presidente de honra da escola é um sobrinho de Castor, Rogério de Andrade. Por ordem judicial, ele usa tornozeleira eletrônica e está proibido de sair de casa à noite: por isso não foi ao sambódromo.

A mulher de Rogério, Fabíola Andrade, é a rainha da bateria da Mocidade. Antes do desfile, ela distribuiu kits de calcinhas e sutiãs para a plateia do setor 1 do sambódromo.

Portela

A segunda agremiação a desfilar foi a Portela, que apresentou um enredo sobre o racismo. O samba não empolgou tanto como o da Mocidade, mas as alegorias eram mais luxuosas.

A exibição da escola uniu técnica e emoção, mas houve problemas com o primeiro carro alegórico, que quebrou ainda na concentração e teve de ser consertado às pressas.

Desfilaram pela escola, entre outras personalidades, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018.

Unidos de Vila Isabel

A terceira agremiação a desfilar foi a Unidos de Vila Isabel, que reeditou o enredo de 1993, “Gbala – Viagem ao Templo da Criação”, baseada num conto religioso sobre a recriação do mundo pelas crianças.

O samba é de autoria de Martinho da Vila, que completou 86 anos exatamente na segunda-feira e ganhou “Parabéns a Você” executado pela bateria, antes do início do desfile.

O cantor e compositor, presidente de honra da Vila Isabel, desfilou representando Oxalá, no 6º e último carro alegórico.

A escola fez um desfile técnico e correto, com carros alegóricos bonitos e fantasias fáceis de interpretar, mas faltaram as surpresas com que o carnavalesco Paulo Barros costuma brindar o público.

Barros passou mal após o desfile, na dispersão, mas recebeu atendimento médico e se recuperou.

Outro que passou mal, mas ainda na concentração, foi o intérprete Tinga, que se recuperou e conseguiu cantar normalmente ao longo do desfile.

Mangueira

A Mangueira foi a quarta escola a se apresentar, homenageando a cantora Alcione, ilustre integrante da Verde e a Rosa e uma das fundadoras da Mangueira do Amanhã, versão mirim da agremiação.

Ela desfilou no último carro alegórico, mas antes de se dirigir a ele, durante o “esquenta” na concentração, cantou à capela um trecho do samba-enredo.

Não faltaram amigos famosos da cantora, como a também cantora Maria Bethânia, que desfilou sobre um tripé.

O samba, que não era apontado como dos melhores do ano, funcionou muito e animou o desfile.

Com fantasias e alegorias bem feitas e coloridas, a escola fez ótimo desfile, mas uma escultura que representava a própria Alcione no último carro alegórico quebrou, o que deve tirar décimos da escola no quesito “alegorias e adereços”.

Já na dispersão houve mais um problema com esse mesmo carro alegórico: enquanto era retirada pelo guindaste, uma mulher caiu do carro.

Segundo integrantes da escola, ela foi socorrida e sofreu apenas escoriações.

Paraíso do Tuiuti

A quinta escola a desfilar foi a Paraíso do Tuiuti, que retratou a Revolta da Chibata e homenageou o marinheiro João Cândido.

Embora o tema tenha sido muito bem apresentado, foi um desfile morno, e a escola deve ficar fora do desfile das campeãs.

Viradouro

A Viradouro encerrou a segunda noite de desfiles das escolas de samba do Rio com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre o vodun Dangbé, culto do candomblé Jeje representado pela serpente. A serpente surgia já na comissão de frente, muito aplaudida.

Atual vice-campeã, a escola fez um desfile de muito luxo e brilho e de fácil compreensão e vai disputar o título novamente.

O samba não chegou a empolgar a plateia, mas os integrantes da escola cantaram a plenos pulmões.

A exibição terminou às 5h55 desta terça-feira, aos gritos de “é campeã”.

Leia Também: ‘Vitória da autoestima’, diz Jojo Todynho sobre ser musa da Mocidade no Carnaval 2024

A competição tem também a Imperatriz Leopoldinense, principal destaque da primeira noite, e outras q… 

Brasil ultrapassa a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue, com 75 mortes

0

(FOLHAPRESS) – O Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue, de acordo com os dados atualizados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (12).

São 512.353 casos suspeitos nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do registrado no ano passado (128.842).

Apenas neste ano, 75 mortes foram confirmadas pela doença e outras 350 estão em investigação. O estado de Minas Gerais é o que registra o maior número de casos prováveis da doença, com cerca de 171 mil registros.

Na sequência, estão São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403), Paraná (55.532), Rio de Janeiro (39.315), Goiás (31.809), Espírito Santo (14.107) e Santa Catarina (12.470).

Também nesta segunda, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou ter recebido na última sexta (9) 79,4 mil doses do imunizante contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde, para dar início à campanha de vacinação contra a doença no território paulista.

De acordo com a pasta, o PNI (Plano Nacional de Imunização), diante do número limitado de doses, orientou que a vacinação seja iniciada em crianças de 10 e 11 anos nos 11 municípios do Alto Tietê previamente definidos pelo ministério.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, chegou a enviar um ofício ao ministério no dia 30 de janeiro solicitando a distribuição de doses da vacina à capital paulista. A cidade registra alta nos casos da doença, mas ficou de fora da lista de municípios prioritários para o início da vacinação.

A administração da capital confirmou na última quinta (8) a primeira morte por dengue da cidade em 2024. Até agora, o estado de São Paulo tem nove óbitos confirmados, sendo dois na Grande São Paulo, de acordo com o Painel de Monitoramento do governo estadual.

De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios de distribuição das doses foram definidos pela pasta em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A imunização com a Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, começará pelas crianças de 10 a 11 anos, mas assim que novos lotes foram entregues pelo laboratório fabricante, a faixa etária vai avançar progressivamente. Essa é a faixa etária com maior índice de hospitalização por dengue dentro do público-alvo da vacina, de 10 a 14 anos.

Ao todo, 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue. As cidades compõem 37 regiões de saúde que, segundo a Saúde, são consideradas endêmicas para a doença.

O lote inicial, com 712 mil doses, está sendo enviado para 315 municípios nas seguintes unidades da federação: Distrito Federal, Goiás, Bahia, Bahia, Acre, Acre, Paraíba, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão.

Leia Também: Casos de Covid crescem 140% em São Paulo e especialistas temem explosão após Carnaval

São 512.353 casos suspeitos nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do … 

Casal viaja com 170 quilômetros com cobra “escondida” em carro

0

Um casal foi surpreendido ao descobrir que havia viajado por 170 km com uma cobra dentro do veículo no Paraná, no domingo (11/2).

Em uma entrevista à RPC, o casal explicou que saiu de Umuarama em direção a Cascavel de carro. Durante a viagem, perceberam que algo havia entrado no veículo pelas janelas enquanto estavam em movimento.

Ao chegarem a Cascavel, notaram que uma cobra cipó estava no carro.

Embora tenham acionado o Corpo de Bombeiros, os militares não conseguiram remover a cobra do veículo. Na manhã seguinte (12/2), amigos do casal conseguiram retirar o animal do carro.
 
 
 Leia Também: ONU: 44% das espécies migratórias estão em declínio, alerta relatório

O casal fez o trajeto entre Umuarama e Cascavel, no noroeste do Paraná 

Ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra vai ser libertado

0

O ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra será libertado sob liberdade condicional após seis meses de detenção, anunciou o ministro da Justiça do país. Thaksin, de 74 anos, esteve detido numa prisão e num hospital policial, mas poderá deixar a detenção no final de semana, segundo Tawee Sodsong.

Ele faz parte do grupo de prisioneiros em estado crítico ou com mais de 70 anos. Thaksin Shinawatra, que governou entre 2001 e 2006, retornou à Tailândia em agosto passado, após um autoexílio de 15 anos.

Sua pena de prisão foi parcialmente amnistiada pelo rei, reduzindo-a de oito para um ano. Cerca de 930 prisioneiros, incluindo ele, terão as penas suspensas automaticamente após seis meses, de acordo com o ministro da Justiça.

Thaksin continua exercendo influência na política tailandesa do exterior, por meio da família e do partido Pheu Thai, que voltou ao poder em agosto passado. Ele também enfrenta acusações de lesa-majestade por comentários feitos em 2015, com o veredicto ainda pendente nos tribunais tailandeses.

Leia Também: Líder indica que Câmara dos EUA vai negar pacote de ajuda a Ucrânia e Israel

Líder indica que Câmara dos EUA vai negar pacote de ajuda a Ucrânia e Israel

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pode ter naufragado nos Estados Unidos o objetivo do presidente Joe Biden de enviar um pacote de ajuda adicional para a Ucrânia, em guerra contra a Rússia, e Israel, em guerra contra o Hamas, no valor de US$ 95 bilhões (R$ 470 bilhões).

Ainda que o projeto avançasse no Senado em meio a rachas no Partido Republicano, o presidente da Câmara dos Representantes, o também republicano Mike Johnson, afirmou na noite desta segunda (12) que a Casa rejeitará o conteúdo. Republicanos são maioria.

Na nota, ele argumenta que a negativa à proposta se dá porque o Legislativo foi incapaz de costurar soluções suficientes para a fronteira sul do país, com o México, um dos principais pontos de tensão hoje.

Diante da migração recorde na região, guiada especialmente por pessoas de países da América Central, republicanos colocaram a agenda migratória como moeda de troca e forçaram democratas a negociarem na área para fazer avançar o pacote de ajuda externa.

O presidente Joe Biden, que busca a aprovação da ajuda à Ucrânia há meses, afirmou na sexta-feira (9) que o Congresso seria culpado de “negligência” se não aprovasse a medida.

A legislação inclui US$ 61 bilhões para a Ucrânia, US$ 14 bilhões para Israel em sua guerra contra o Hamas e US$ 4,83 bilhões para apoiar parceiros como Taiwan a deterem a China, com quem Washington trava uma espécie de Guerra Fria 2.0. Também forneceria US$ 9,15 bilhões em assistência humanitária a civis da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, da Ucrânia e de outras zonas de conflito.

Leia Também: Picasso ou Warhol? Obras podem ser destruídas com ácido se Assange morrer

Picasso ou Warhol? Obras podem ser destruídas com ácido se Assange morrer

0

O artista plástico russo Andrei Molodkin, conhecido por seus protestos, revelou um novo projeto em defesa do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange.

Molodkin planeja destruir, com ácido, obras-primas de artistas como Pablo Picasso, Rembrandt e Andy Warhol, caso Assange morra na prisão.

Em entrevista à Sky News, o artista russo detalhou o projeto denominado ‘Dead Man’s Switch’ (‘Troca de Homem Morto’, em tradução livre). Molodkin reuniu 16 obras de arte, avaliadas em mais de 45 milhões de dólares, em um cofre de 29 toneladas, contendo uma substância “extremamente corrosiva”.

O cofre possui caixas com as obras de arte e uma bomba pneumática conectada a dois barris: um contendo ácido em pó e outro com um acelerador que pode desencadear uma reação química, transformando o conteúdo em destroços.

Molodkin explicou que, no atual contexto de repressão à liberdade de expressão e informação desde a prisão de Assange, destruir a arte tornou-se mais tabu do que tirar a vida de uma pessoa.

O conteúdo do cofre inclui obras do próprio Molodkin, assim como peças de Picasso, Rembrandt, Warhol, Jasper Johns, Jannis Kounellis, Robert Rauschenberg, Sarah Lucas, Santiago Sierra, e Jake Chapman, entre outros.

O cofre, atualmente no estúdio de Molodkin no sul da França, será fechado na sexta-feira, com o objetivo de transferi-lo para um museu. O projeto inclui um temporizador de 24 horas, que deve ser reiniciado diariamente por alguém próximo de Assange para evitar a liberação do material corrosivo.

Se Assange for libertado, as obras de arte serão devolvidas aos proprietários. O projeto conta com o apoio da mulher de Assange, Stella, que destaca que os verdadeiros alvos são o direito do público à informação e o futuro da responsabilização do poder. Assange enfrenta extradição para os EUA por acusações de espionagem relacionadas à divulgação de documentos militares e diplomáticos. Ele está detido na prisão de Belmarsh, em Londres.

Leia Também: ONU: 44% das espécies migratórias estão em declínio, alerta relatório

Homem é acusado de agredir a mulher e cozinhar o coelho de estimação

0

Um homem enfrenta uma sentença de mais de 12 anos de prisão por diversos crimes contra a sua companheira na Espanha.

O agressor é acusado de praticar violência física contra a mulher, ameaçar de morte tanto ela quanto a mãe e o filho pequeno, além de cortar a garganta do coelho de estimação da família. Em um ato perturbador, ele ainda cozinhou o animal e tentou obrigar a família a consumi-lo.

Conforme documentos do Ministério Público citados pela Efe, o homem enfrenta acusações que incluem quatro crimes de abuso no contexto da violência de gênero, um crime de lesões no mesmo contexto, um crime continuado de ameaças, um crime contra a integridade moral, um por maus-tratos habituais e outro contra animais. O Ministério Público relata que o acusado mantinha uma relação amorosa com a mulher, com quem residia em Montserrat desde 14 de setembro de 2021.

De acordo com a acusação, publicada pelo jornal La Voz de Galicia, o primeiro incidente ocorreu em meados de outubro de 2021, quando o casal, em viagem a La Rioja, se hospedou em um motel e discutiu sobre a roupa que a mulher queria usar, resultando em agressões.

Em novembro, após outra discussão, o acusado amarrou os braços e pernas da mulher, ameaçando cortar-lhe a garganta e atirá-la pela chaminé. Em dezembro, após nova discussão, o homem amarrou novamente a mulher, deixando-a de bruços por uma hora.

No final do mesmo mês, o agressor ficou irritado porque a mulher cuspiu acidentalmente enquanto usava uma máquina de cortar cabelo. Ele forçou-a a segurar o coelho de estimação pelas pernas e cortou a garganta do animal com uma faca, obrigando-a a assistir, afirmando que era uma lição. Posteriormente, o agressor cozinhou o coelho e tentou fazê-la comê-lo.

Além das acusações, o Ministério Público solicita uma indenização à vítima no valor de 420 euros (cerca de 2300 reais) por danos físicos e 3.000 euros (cerca de 16 mil reais) por outros prejuízos.

Leia Também: Ex-premiê da Holanda faz eutanásia dupla e morre com esposa de mãos dadas

ONU: 44% das espécies migratórias estão em declínio, alerta relatório

0

O relatório inaugural sobre o Estado das Espécies Migratórias do Mundo, divulgado nesta segunda-feira (12/2) pela Organização das Nações Unidas (ONU), revela uma queda populacional em 44% das espécies migratórias listadas.

Mais de um quinto dessas espécies enfrenta risco de extinção, com a vida marítima sendo a mais impactada, com 97% dos peixes na lista em perigo.

O levantamento destaca que o risco de extinção está crescendo para as espécies migratórias globalmente, incluindo aquelas não listadas pela Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres.

Impacto da atividade humana Segundo o estudo da ONU, metade das principais áreas de biodiversidade identificadas como cruciais para os animais migratórios listados na convenção não possui status de proteção. Ademais, 58% dos locais monitorados reconhecidos como importantes para essas espécies estão sofrendo níveis insustentáveis de pressão causada pela atividade humana.

O relatório aponta para duas principais ameaças que pairam sobre as espécies listadas, assim como sobre todas as demais em movimento: superexploração e perda de habitat devido à intervenção humana.

Conforme destacado no documento, três em cada quatro espécies listadas sofrem impactos diretos da perda, degradação e fragmentação de seus habitats naturais. Adicionalmente, sete em cada 10 dessas espécies também enfrentam os efeitos prejudiciais da superexploração, incluindo captura intencional e acidental.

Além dessas ameaças tradicionais, mudanças climáticas, poluição e presença de espécies invasoras estão emergindo como fatores adicionais que aumentam as dificuldades enfrentadas pelas espécies migratórias.

Um dado destacado no relatório é que 399 espécies migratórias em situação de ameaça ou quase ameaça de extinção ainda não foram incluídas na lista da convenção. Essa lacuna na proteção representa um risco significativo para a biodiversidade global.

Até o momento, uma avaliação abrangente sobre as espécies migratórias ainda não foi realizada. No entanto, o relatório recentemente divulgado oferece uma visão global do estado de conservação e das tendências populacionais desses animais em movimento. Além disso, destaca as principais ameaças que enfrentam e as ações bem-sucedidas implementadas para preservá-las.

A diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Inger Andersen, enfatizou a necessidade urgente de ação em resposta às revelações do relatório.

Ela declarou que as descobertas ressaltam claramente a ameaça que as atividades humanas insustentáveis representam para o futuro das espécies migratórias e explica que além de serem “barômetros da mudança ambiental”, elas também são componentes vitais para manter o intrincado equilíbrio e a resiliência dos ecossistemas do nosso planeta.

O relatório destaca a escala das jornadas migratórias empreendidas por bilhões de animais anualmente, atravessando diversos campos, como terra, mar e ar, muitas vezes abrangendo continentes e cruzando fronteiras internacionais.

Ao ressaltar o papel indispensável das espécies migratórias na manutenção do ecossistema, o relatório destaca suas contribuições vitais, incluindo a polinização de plantas, o transporte de nutrientes, o controle de pragas e o sequestro de carbono.
 
 Com informações da ONU News.

Leia Também: Descoberto mecanismo biológico da perda auditiva devido a ruídos altos

Cachorro é encontrado a 960km de casa após quatro anos desaparecido

0

Um cão que estava desaparecido por quatro anos foi encontrado a aproximadamente 960 quilômetros de sua casa no Colorado, nos Estados Unidos. Patches foi localizado nas proximidades da fronteira norte-americana com o México.

Benjamin Baxter tinha 13 anos quando trouxe o pequeno cão de seis semanas para casa. Em 2020, Benjamin mudou-se para outra cidade devido a uma nova oportunidade de trabalho, e como seu senhorio não permitia animais, Patches ficou temporariamente na casa de um amigo.

Contudo, alguns meses depois, o animal desapareceu. Inicialmente, Benjamin não ficou preocupado, já que o cão costumava fugir. No entanto, com o passar dos dias, ele perdeu a esperança de reencontrar seu fiel amigo.

Tudo mudou em 31 de janeiro deste ano, quando a esposa de Benjamin recebeu uma ligação da mãe informando que Patches tinha sido encontrado em Las Cruces, no Novo México. Benjamin inicialmente achou que era um engano, mas ao contatar o abrigo de animais, confirmou que se tratava do cão que não via há quatro anos.

Patches agora está com um amigo da família e em breve retornará finalmente para casa.

Leia Também: Casal viaja com 170 quilômetros com cobra “escondida” em carro

Quando a OTAN entra em guerra? O essencial sobre a Aliança Militar

0

A Organização do Tratado do Atlântico Norte, mais conhecida como OTAN, foi criada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Continua sendo uma força poderosa e, de fato, tem estado com frequência nos noticiários por causa da guerra na Ucrânia. E há um novo membro que irá reforçar a Aliança Militar.

Mas o quanto sabemos sobre a OTAN, de verdade? Como e por que foi criada, o que ela faz e como está respondendo à invasão russa em território ucraniano? Como estão os novos pedidos de adesão de países como a Ucrânia à influente aliança?

Na galeria, saiba mais sobre a OTAN.

Leia Também: Coisas do dia a dia que foram inventadas pela NASA!

Ex-premiê da Holanda faz eutanásia dupla e morre com esposa de mãos dadas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Primeiro-ministro de 1977 a 1982 e conhecido por seu ativismo em prol da causa palestina, o holandês Dries van Agt e sua esposa decidiram juntos encerrar a vida por meio da eutanásia.

Ambos tinham 93 anos e morreram no último dia 5, mas a notícia só foi tornada pública na última sexta-feira (9), após o funeral.

Em comunicado, a organização The Rights Forum, criada por Van Agt em 2009 para a defesa dos palestinos e da qual ele era presidente honorário, disse que o político morreu de mãos dadas com a esposa, Eugenie van Agt-Krekelberg. Eles estavam juntos havia mais de 70 anos.

A eutanásia é considerada um procedimento legal na Holanda desde 2002 para seis condições, que incluem, por exemplo, algum sofrimento considerado insuportável, a ausência de perspectivas para alívio da dor ou um desejo de longa data de morte. Mais de um especialista precisa avaliar o pedido para que ele seja autorizado.

Como lembrou em nota a The Rights Forum, Van Agt sofreu uma hemorragia cerebral em 2019 e, apesar de ter tido satisfatória recuperação, “suas funções ficaram prejudicadas de forma permanente”.

“Ele continuou a lidar com a questão palestina, mas estava frustrado porque sua concentração e capacidade de proferir discursos vívidos tinham sido afetados; gradualmente, retirou-se do espaço público, plenamente consciente de que havia entrado na fase final de sua vida.”

O que chamou a atenção, além da eutanásia dupla, um procedimento que no mais vem se tornando mais frequente no país, é o fato de que Van Agt era um católico devoto. O Vaticano rejeita a eutanásia. O ex-premiê pertencia ao partido Apelo Democrata Cristão.

Gerard Jonkman, o atual diretor do The Rights Forum, disse à imprensa local que Van Agt era um homem “peculiar” e que ele e sua esposa estavam fisicamente exaustos neste último período.

“Acho que ele aguentou por muito tempo, mas os dois não aguentavam mais e também não conseguiriam viver um sem o outro.”

Leia Também: Putin estreia novo míssil hipersônico na Guerra da Ucrânia, diz Kiev

Adolescente morre afogado em praia do litoral de São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um adolescente de 16 anos morreu afogado em Praia Grande, no litoral Sul de São Paulo. O caso ocorreu neste domingo (11), no bairro Aviação.

A vítima chegou a ser socorrida pelo GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), mas não resistiu. O adolescente estava em um bote com sua namorada e um primo, segundo a corporação.

Os bombeiros foram acionados por volta das 17h30 sobre um “desaparecimento nas águas”. A namorada da vítima disse ao GBMar que chegou a ver o adolescente se afogando e desaparecendo -por volta das 18h, as equipes o encontraram.

O adolescente, que era do Grajaú (SP), foi retirado da água em parada cardiorrespiratória. Um helicóptero e duas viaturas foram acionados para atender a ocorrência.

CARNAVAL 2024 JÁ REGISTRA O DOBRO DE AFOGAMENTOS EM SP

Nos dois primeiros dias de Carnaval foram registrados 55 afogamentos nas praias do litoral de São Paulo. Os dados foram divulgados pelo GBMar. Em 2023, no mesmo período, foram 23.

A corporação encontrou 20 crianças que estavam desaparecidas nas praias no sábado (10) e domingo. No ano passado, foram duas. Ao todo, 77 vítimas foram salvas nos atendimentos deste ano -em 2023, nos dois primeiros dias de folia, foram 27.

O número de prevenções também aumentou nas praias do estado de São Paulo. Até agora, são mais de 48 mil. Em 2023, foram mais de 20 mil.

Leia Também: A forma cativante como este assistente de bordo mostra o menu já é viral

Nos dois primeiros dias de Carnaval foram registrados 55 afogamentos nas praias do litoral de São Pa… 

Camarote da Sapucaí preparava comida no banheiro; responsável é presa

0

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) prendeu em flagrante, na noite do domingo, 11, a responsável pelo camarote Lounge Sapucaí por armazenamento impróprio de alimentos no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Conforme a promotora de Justiça Rosemery Duarte Viana, os alimentos servidos aos convidados estavam sendo preparados no sanitário masculino do setor 12, junto a objetos como meias e mochilas.

“Todos os cerca de 500 quilos de alimentos encontrados no sanitário e no camarote foram descartados pela equipe de fiscalização”, disse o órgão.

Ainda de acordo com a promotora de Justiça, que realizou a vistoria ao lado de agentes do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária da Prefeitura do Rio (Ivisa-Rio) e da Polícia Civil, o local também não tinha refrigerador para o armazenamento dos alimentos, o que comprova a falta de cuidado com a alimentação servida no local.

Segundo o MPRJ, além do camarote onde foi realizada a prisão, a promotora de Justiça vistoriou os camarotes Alegria, Experience, Lounge Carioca e Favela.

“No camarote Alegria, alguns alimentos estavam acondicionados com refrigeração inadequada, tendo a situação sido solucionada. Os camarotes Experience e Lounge Carioca eram atendidos pela mesma cozinha, onde algumas inadequações foram ajustadas pelos responsáveis. O camarote Favela foi multado pela Fiscalização Sanitária por irregularidades no preparo e no acondicionamento dos alimentos”, completou o ministério público estadual.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), a Rio Carnaval confirmou que o espaço não tinha autorização da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) para instalar uma cozinha.

A defesa da responsável pelo camarote Lounge Sapucaí não foi localizada. A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo deixou espaço aberto para manifestação.

Leia Também: Lucas Lima fala sobre romance e anuncia afastamento das redes sociais

Conforme a promotora de Justiça Rosemery Duarte Viana, os alimentos servidos aos convidados estavam … 

Putin estreia novo míssil hipersônico na Guerra da Ucrânia, diz Kiev

0

(FOLHAPRESS) – A Ucrânia acusou a Rússia de atacar Kiev com um novo modelo de míssil hipersônico, o segundo a ser empregado pelas forças de Vladimir Putin na guerra iniciada há quase dois anos.

Segundo disse no Telegram o diretor do Instituto de Exames Forenses de Kiev, Oleksandr Ruvin, “há evidências nas marcações de partes e fragmentos, identificação de componentes e peças, além de características do tipo de arma correspondente” a um míssil de cruzeiro hipersônico 3M22 Tsirkon (zircão, em russo).

Ele é uma das “armas invencíveis” anunciadas em 2018 por Putin. É um sistema cujo desenvolvimento foi acelerado pela Rússia já em meio aos preparativos para a invasão do vizinho, e colocado em operação oficialmente no começo de 2023.

Aqui começam as dúvidas levantadas por diversos especialistas sobre o anúncio. O Tsirkon criado como um míssil antinavio, mas pode acertar alvos em terra também. Em testes, alcançou nove vezes a velocidade do som (11 mil km/h), mas acredita-se que opere mais devagar, podendo atingir alvos entre 1.000 km e 1.500 km de distância -embora alguns analistas falem em apenas 600 km.

Até aqui, ele havia sido oficialmente testado sendo lançado da fragata Almirante Gorschkov, que não opera na região do mar Negro para poder ter alcance de atingir Kiev. Ele já foi testado a partir de submarinos nucleares de ataque, mas não há nenhum desses na região também.

Resta como opção o que o analista militar russo Ivan Barabanov, de Moscou, sugeriu à Folha: que o Tsirkon tenha sido adaptado para ser disparado de um lançador terrestre costeiro Bastion, que já vem sendo usado na guerra a partir da Crimeia contra posições no sul da Ucrânia.

Barabanov diz que, apesar de não haver confirmação oficial, é possível que a Rússia tenha testado o míssil, que nunca havia sido usado em combate. “Não há Tsirkon em grandes quantidades, ao contrário, o Ministério da Defesa encomendou dez unidades no ano passado e elas estão em construção”, afirmou.

Até aqui, Putin vinha usando outra de suas “armas invencíveis” nesta guerra, o míssil hipersônico Kinjal (punhal). Ele é lançado de caças MiG-31K e bombardeiros Tu-22M3, e causam terror nos canais de emergência ucranianos sempre que uma das aeronaves que podem carregá-lo levanta voo.

Apesar de serem de mais difícil detecção, estão longe da invencibilidade da propaganda, com algumas unidades abatidas pelos sistemas americanos Patriot que os alemães deram a Kiev. Em compensação, uma dessas preciosas baterias antiaéreas foi destruída justamente por um Kinjal no fim do ano passado.

Segundo Kiev, o Tsirkon foi usado no devastador ataque noturno do dia 7 passado. A mídia ucraniana, contudo, relata que fragmentos semelhantes foram encontrados em 7 de janeiro também, embora não haja confirmação disso.

A grande fragmentação do conjunto apresentado nesta segunda (12) pelo instituto forense não permite dizer se o míssil atingiu o alvo ou chegou a ser abatido. Barabanov criticou a qualidade do anúncio de Kiev, apontando o fato de que a marcação “3M22”, relativa ao modelo, é vista feita a mão num pedaço de metal, e não como um número de série.

Seja como for, a guerra tem dado a Putin, e a seus adversários, oportunidade de observar como se comportam na vida real os tão badalados hipersônicos, considerados o futuro desse tipo de arma de longa distância. Críticos dizem, por exemplo, que o Kinjal é mais um míssil balístico lançado do ar, com capacidades de manobra reduzidas.

Leia Também: Homem voa de Londres para Nova York sem bilhete e sem passaporte

Homem morre após ter mal súbito e cair de voo de parapente em Sete Lagoas

0

Um homem, de 50 anos, morreu na tarde do domingo, 11, depois de ter tido um mal súbito durante um voo de parapente na Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais.

Segundo relatos, o homem teria iniciado o voo de parapente acompanhado de uma adolescente de 13 anos.

Ao passar mal, o homem teria avisado à adolescente sobre o mal súbito. A jovem o auxiliou na tentativa de pousar o parapente em cima de uma árvore.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o homem e a menina caíram de uma altura de aproximadamente 20 metros. A menina teve apenas ferimentos leves.

Ainda segundo os bombeiros de Sete Lagoas, a causa da morte teria sido uma parada cardiorrespiratória.

O homem chegou a ser socorrido e os militares da corporação tentaram reanimar a vítima, mas sem sucesso.

Leia Também: Carnaval altera pagamento do IPVA 2024 para placas finais 1, 2 e 3 em SP

Segundo relatos, o homem teria iniciado o voo de parapente acompanhado de uma adolescente de 13 anos 

Doze feridos em incêndio que atingiu parque aquático na Suécia; veja

0

Um incêndio em Gotemburgo, na Suécia, resultou em 12 feridos nesta segunda-feira, nas instalações de um parque aquático em fase de construção.

Conforme relatado pela agência Associated Press (AP), o fogo teve início no parque Oceana, em construção dentro do parque temático Liseberg. As chamas se espalharam por diversos tobogãs e um edifício semelhante a um hangar.

Um hotel e um escritório nas proximidades foram evacuados como medida de precaução diante do incêndio.

O sinistro gerou uma densa nuvem de fumaça, levando as autoridades locais a aconselhar os residentes a permanecerem em casa, com as janelas fechadas, conforme informou a agência Reuters.

O parque aquático estava programado para abrir neste verão, com um investimento estimado em 1,2 bilhão de coroas suecas (aproximadamente 550 milhões de reais).
 
 
Pode ver um vídeo do momento na galeria acima.

Leia Também: Putin estreia novo míssil hipersônico na Guerra da Ucrânia, diz Kiev

Morre Luiza Trajano Donato; fundadora do Magazine Luiza

0

Na madrugada desta segunda-feira (12), faleceu em Franca (SP) Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza e tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração da varejista.

Luiza Trajano Donato, que tinha 97 anos, veio a óbito em sua residência por causas naturais.

O velório está agendado para as 10h no Velório São Vicente, em Franca (SP), e o sepultamento está programado para as 16h no Cemitério da Saudade. Franca foi a cidade onde a fundadora inaugurou a primeira loja da rede.

Em sinal de luto, todas as unidades do Magazine Luiza em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira.

Leia Também: Com demanda em alta, Raízen vê espaço para reajustar etanol

Luiza Trajano Donato, que tinha 97 anos, veio a óbito em sua residência por causas naturais.