Home Blog Page 2699

Obras das escolas de Barra do Itabapoana e Imburi entram na fase final

0

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, visitou nesta sexta-feira (26) as obras de construção das escolas municipais Antônio Paes Viana, em Imburi, e Décio Machado, em Barra do Itabapoana. Os investimentos nas duas unidades ultrapassam R$ 4.300.000,00 e, após serem inaugurados, poderão atender cerca de 550 alunos por turno.

— São dois sonhos que estão prestes a se tornar realidade e vão beneficiar centenas de crianças e adolescentes, responsáveis pelo futuro da nossa sociedade, como também todos os funcionários que ali vão trabalhar. Após as visitas, fiquei encantada com o excelente trabalho que está sendo realizado. Estou ansiosa para entregar as duas obras — pontuou Francimara, que estava acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza, dos vereadores Eleno, Mazinho de Caboclo, Milson Mota e Renato Roxinho, além de secretários e assessores.

 A prefeita ressaltou ainda que as duas construções geram mais de 70 empregos, entre diretos e indiretos, sendo a maioria da mão de obra oriunda do município, tal como parte significativa do material utilizado pelas empreiteiras.

Também presente na comitiva, o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, destacou que as duas escolas contarão com salas climatizadas e acessibilidade em todo o prédio.  A unidade de Barra, inclusive, terá elevador, uma vez que conta com dois pavimentos.

Obras — Na Escola Municipal Antônio Paes Viana, em Imburi, os trabalhos atingiram 70% de conclusão e estão direcionados atualmente ao acabamento, como a colocação de pisos. A previsão de entrega é abril.

A unidade terá 949,08 m2 de área construída, distribuídos em nove salas de aula, refeitório, laboratório de informática, biblioteca, banheiros, além de espaços do setor administrativo, como depósito de material didático, cozinha, despensa, secretaria e salas da direção, de reunião e dos professores. A quadra poliesportiva localizada ao lado do escola será reformada e integrada.

Já a Escola Municipal Décio Machado, em Barra do Itabapoana, possuirá 1.300m2 de área construída. O local contará com 11 salas de aula, Laboratório de Informática, Sala de Recursos, Quadra Poliesportiva, Biblioteca, banheiros, diversos espaços destinados à área administrativa e amplo refeitório.

Os trabalhos nesta unidade estão avançados e devem ser entregues à população em março. A capacidade do local será de 330 alunos por turno.

Confira mais fotos:

{gallery}escolas de barra e imburi{/gallery}

Trump é condenado a pagar R$ 493 milhões a E. Jean Carroll por difamação

0

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá de pagar 83 milhões de dólares, cerca de 493 milhões de reais, a E. Jean Carroll, por ter difamado a escritora.

A decisão foi tomada esta sexta-feira (26) por um júri num tribunal federal de Nova York, e em causa estão declarações feitas por Trump em 2019, quando ele teria difamado Carroll – quando negou que tinha agredido sexualmente a mulher, na década de 90.

Segundo as publicações internacionais, a indenização tem um valor mais de oito vezes superior ao que a escritora pediu no processo inicial.

Leia Também: Campanha de Biden quer que eleitor ‘saiba o que tem a perder’ com Trump

Prefeitura segue em alerta devido à previsão de chuvas

0

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) segue em alerta devido à constante previsão de chuvas. Nesta semana, assistentes sociais da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) estiveram em Gargaú para orientar moradores sobre como proceder em casos de emergência.

Segundo o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento, Fagner Azeredo, as visitas domiciliares visam acompanhar a situação dos moradores, além de atualizar dados.

— Infelizmente, Gargaú é uma das localidades que costuma sofrer duras consequências devido à cheia do Rio Paraíba do Sul. Por meio desta ação, nós estamos reforçando as orientações de segurança e colocando toda nossa rede assistencial à disposição, seguindo as orientações da prefeita Francimara Barbosa Lemos — disse.

De acordo com o diretor da Defesa Civil municipal, Ricardo Soares, os órgãos de monitoramento de clima indicam regularmente previsão de calor intenso, seguido de tempestades. Segundo ele, apesar do contexto atual sem anormalidades, a municipalidade segue em estágio de atenção.

Ricardo ressalta que, em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil através do telefone (22) 99726-4708.

Segundo o Regional de Defesa Civil do Norte Fluminense, choveu 0,6 milímetros no município entre quinta (25) e sexta-feira (26). A última atualização do monitoramento dos rios aponta que o nível do Rio Itabapoana está em 2,53m em Bom Jesus do Itabapoana, sendo que a cota de transbordo é 3,10m. Já o Rio Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes, registra 7,03m, quando o nível de transbordamento é 10,40m.

Até a próxima terça-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Neste período, a temperatura deve ficar entre 24°C e 34°C.

‘Tentamos trabalhar a Educação, mas sempre está faltando alguma coisa para fazer’, diz Lula

0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira, 26, que os principais problemas da Educação brasileira estão no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Afirmou, ainda, que, por mais que o governo trabalhe, “sempre está falando alguma coisa para fazer”.

“Aqui no Brasil nós tentamos trabalhar a Educação e sempre está faltando alguma coisa para fazer. Todas as vezes que vimos entrevistas de especialistas, há sempre um problema da Educação. E muitas vezes os graves problemas estão no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, sobretudo quando a gente descobre que muitas crianças continuam analfabetas no terceiro ou quarto ano da escola”, afirmou Lula, na abertura de sua fala na coletiva de imprensa para apresentação das ações do governo na Educação, denominada “Brasil Unido pela Educação”.

O presidente disse que, a partir do evento desta sexta-feira, vai começar a viajar pelo Brasil para colocar em prática os planos envolvendo a Educação.

O presidente está acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, e da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja.

O presidente disse que, a partir do evento desta sexta-feira, vai começar a viajar pelo Brasil para … 

Falta de interesse de Auxiliadora Freitas pode prejudicar o Carnaval de Campos

0

Foi publicado no Diário Oficial de Campos nesta sexta-feira (26) a prestação de contas das escolas de Samba e agremiações da cidade. Ao todo, 20 instituições estão aptas a participar da folia.

Porém, faltando 15 dias para a data oficial do Carnaval, até aqui não há nenhum interesse da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e da Prefeitura de Campos em realizar o evento. Não há sequer uma previsão de data do – possível – carnaval fora de época na cidade.

Mas se engana quem acha que o desinteresse é só com o Carnaval. A cultura de Campos vem sendo tratada com desdém pela FCJOL, e isso é uma reclamação de artistas e produtores de Cultura na cidade. O Palácio da Cultura – Um dos maiores símbolos da Cultura em todo o interior do estado – teve serventia apenas para realizar uma festa de 15 anos comunitária (realizada em grande parte por outra pasta).

Enquanto isso, Tatau, artista em declínio, recebe R$ 150 mil para realizar um show de 1 hora na Praia do Farol de São Thomé.

Os tempos mudam, mas os interesses e vícios são sempre os mesmos na terra que tem sambódromo e não tem samba.

Celulares e drogas são apreendidos em presídio de Campos

0
Presídio Carlos Tinoco da Fonseca/Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) realizou uma operação no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, resultando na apreensão de materiais ilícitos encontrados no encanamento do vaso sanitário de uma cela.

No total, foram confiscados 16 celulares, 254 papelotes de cocaína, cinco invólucros da mesma substância, além de seis trouxinhas e um invólucro de maconha.

Todo o material apreendido foi encaminhado à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde foi registrado a ocorrência.

OMS alerta para aumento de casos de sarampo e reforça vacinação

0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento de casos de sarampo no mundo e reforçou a importância da vacinação para prevenir a disseminação da doença.

“Os casos de sarampo estão aumentando. É uma das doenças mais transmissíveis. Se uma pessoa se contamina, quase todos ao seu redor vão pegar o vírus, se não estiverem vacinados. Para proteger sua criança, garanta que as vacinas estejam em dia.”

Nas últimas semanas, países como México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal emitiram alertas após a confirmação de casos, com o óbito de uma criança de 19 meses na província de Salta, na Argentina.

No Brasil, o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou ao município de Rio Grande no dia 27 de dezembro, procedente do Paquistão, país com circulação endêmica da doença.

Diante da confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou, em nota, a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano e até os 59 anos, conforme calendário nacional de vacinação.

“Com a suspeita, foi realizado bloqueio vacinal seletivo nos familiares, vizinhos e profissionais da saúde. A criança está bem e seus familiares não apresentaram sintomas. O município segue monitorando atendimentos por febre, exantema e tosse ou coriza ou conjuntivite, sem nenhuma identificação de caso suspeito.”

O esquema vacinal completo do sarampo consiste em duas doses até os 29 anos, ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e aos 15 meses. Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. Em situações de bloqueio vacinal, a imunização seletiva é recomendada para todos com idade acima de 6 meses.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos e extremamente contagiosa, que infecta nove a cada 10 pessoas suscetíveis após exposição ao vírus.

A doença é transmitida de forma direta, por meio de secreções, ao tossir, espirrar ou falar. Casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório e fazer uso de máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.

À Agência Brasil, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, lembrou que o sarampo era uma doença controlada no Brasil até 2016, quando o país recebeu a certificação de eliminação do vírus em território nacional. Após um grande surto da doença em 2017 e em 2018, com mais de 40 mil casos registrados, o Brasil perdeu a certificação e voltou a ser um país endêmico, onde o sarampo circula livremente.

“Estamos sem registro de casos desde junho de 2022, em busca da recertificação dessa eliminação. Ainda falta melhorar nossas coberturas vacinais, alguns indicadores de vigilância. Já recebemos um status não de país endêmico, mas de país com pendência de recertifcação pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em novembro de 2023.”

Segundo Kfouri, o que causa preocupação é o aumento recente no número de casos da doença em diversos países. Ao comentar o caso da criança proveniente do Paquistão, o especialista avaliou que o alerta do governo gaúcho é válido.  

“É um caso importado, obviamente, não adquirido aqui no nosso território, mas que nos traz esse alerta. Primeiro, da importância da vigilância, de estarmos atentos a qualquer caso suspeito, importado, para que a entrada de um caso aqui não se multiplique e não se torne outros casos secundários, uma cadeia de transmissão e um novo surto.”

Kfouri destacou que são importantes a vigilância de casos suspeitos e a investigação oportuna. “E, claro, vacinação dos contactantes desses indivíduos suspeitos e nossas coberturas vacinais elevadas para que, mesmo com essa frequente e possível entrada de pessoas com sarampo no país, isso não se traduza em novos surtos aqui entre nós.”

 

Cavalos são encontrados mortos na estrada de Lagoa de Cima, em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta sexta-feira (26) dois cavalos foram encontrados mortos próximo ao Yacht Club, na Estrada de Lagoa de Cima, em Campos. A suspeita é que eles foram mortos a tiros.

Um deles estava solto na pista. Em nota, a Prefeitura de Campos através da Secretaria de Limpeza Pública informou que eles já estão cientes do caso.

“A Prefeitura informou que a Secretaria de Serviços Públicos já foi solicitada para remoção e está enviando equipe ao local para esse trabalho”, informou.

A Polícia Militar não informou se foi acionada para a ocorrência.

Bolsa do ensino médio será de R$ 200 por mês, com bônus de R$ 200 para Enem

0

(FOLHAPRESS) – O governo Lula (PT) definiu, em decreto assinado nesta sexta-feira (26), as regras do programa federal que vai pagar bolsas e uma poupança para manter alunos pobres no ensino médio. O projeto foi batizado como Pé de Meia.

Alunos de famílias beneficiárias do Bolsa Família vão receber uma bolsa mensal de R$ 200 para não sair da escola. O programa ainda prevê uma poupança com depósitos anuais, de R$ 1.000,00, e cujo valor total só poderá ser sacado ao fim do ensino médio.

A estimativa é que o programa possa beneficiar 2,5 milhões de estudantes em todo país.

Serão 9 parcelas de R$ 200,00 por ano. A previsão é que os pagamentos comecem em março, mas ainda há detalhes burocráticos a serem resolvidos, segundo o governo.

Caso o aluno participe do Enem, há previsão de mais um pagamento, de R$ 200,00. O objetivo do governo é, além de manter os jovens na escola, incentivar que participem do exame, principal porta de entrada para o ensino superior.

O programa é uma das principais apostas do MEC para reduzir a evasão escolar. Segundo dados da pasta, 8,8% dos alunos deixam a escola já no 1º ano do ensino médio.

A iniciativa também é vista como uma das principais agendas políticas do governo. Dentro do governo, há uma aposta com a medida também no embate eleitoral.

Para a assinatura do decreto, o governo organizou um evento no Palácio do Planalto nesta sexta-feira com vários convidados, entre educadores e políticos. Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, participaram do ato.

O ato chamado de “Brasil Unido pela Educação” serviu para que o ministro Santana apresentasse um balanço das ações de educação do governo neste primeiro ano.

“Queremos envolver numa cumplicidade educadora a sociedade brasileira”, disse o presidente Lula

O ministro da Educação afirmou que o programa representa uma decisão acertada do governo. “Garantir o auxílio financeiro para que esses jovens permaneçam na escola e não tenha que optar por um prato de comida ou estudar”, disse Santana.

Inicialmente, o presidente Lula (PT) havia editado uma MP (medida provisória) para criar o programa, com a previsão de um fundo privado de até R$ 20 bilhões, como a Folha revelou na ocasião

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no entanto, definiu que os parlamentares deixariam o texto caducar e que a Casa tocaria o tema enquanto projeto de lei. A decisão causou desconforto no governo por conta do protagonismo que se busca com a iniciativa.

Foi escolhido um PL de autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), que teve relatoria do deputado Pedro Uczai (PT). O governo federal correu para aprovar tudo no ano passado e garantir os pagamentos com o início do ano letivo de 2024.

O projeto aprovado manteve o plano do governo, incluído na MP, que prevê a criação do fundo privado -em que a União poderá aportar até R$ 20 bilhões-, além de definir que os beneficiários serão alunos inscritos no CadÚnico, o cadastro adotado para programas sociais como o Bolsa Família, e os estudantes de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio.

Com esse desenho, o custo calculado para 2024 é de R$ 7 bilhões, o que está de acordo com o R$ 1 bilhão já previsto nas peças orçamentárias do ano que vem e os R$ 6 bilhões aprovados pelo Congresso no fim de 2023 para essa política.

O governo liberou ainda no passado R$ 6,1 bilhões para o programa. Os aportes de 2025 e 2026, que seriam também na casa dos R$ 7 bilhões a cada ano, devem constar nos respectivos Orçamentos, de acordo com interlocutores do governo.

Para receber o benefício, os estudantes também terão de obedecer a algumas condicionalidades. Entre elas, estão a frequência escolar mínima de 80%, ser aprovado ao fim de cada ano e participar de avaliações, como Saeb (avaliação federal da educação básica) e o Enem, para os estudantes do 3º ano.

O programa ainda prevê uma poupança com depósitos anuais, de R$ 1.000,00, e cujo valor total só pode… 

Mulher de ‘Faraó dos Bitcoins’ é presa em Chicago, nos Estados Unidos

0
Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) prendeu a venezuelana Mirelis Diaz Zerpa, a esposa do “Faraó dos Bitcoins”, em uma operação nesta quarta-feira (24). A mulher, que estava foragida há 2 anos e meio, foi encontrada em Chicago, nos Estados Unidos.

De acordo com a PF, a estrangeira estava de forma ilegal no país, além de ter um mandado de prisão em aberto pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Ela é acusada de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa.

A ação foi uma colaboração entre a Polícia Federal, o U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano.

Mirelis estava foragida desde 2021, quando seu marido, Glaidson Acácio dos Santos, foi preso na Operação Kryptos. A empresa deles foi investigada durante 2 anos.

Em sua defesa, Mirelis disse que o motivo da prisão foi tão somente uma irregularidade no seu visto.

Quem é o ‘Faraó dos Bitcoins’

Até 2014, Glaidson Acácio dos Santos recebia pouco mais de R$ 800 como garçom, em um restaurante chique na Orla Bardot, em Búzios, Região dos Lagos. Em 7 anos, tornou-se milionário que movimentou pelo menos R$ 2 bilhões em uma empresa suspeita de aplicar o golpe conhecido como “pirâmide”.

A GAS Consultoria Bitcoin, empresa de Glaidson, prometia 10% de lucro em investimentos de clientes no mercado de criptomoeadas. Segundo a investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), que levou à prisão de Glaidson, a firma nem chegava a investir em bitcoins – os lucros eram pagos aos clientes enquanto o dinheiro de outros entrava.

Fonte: g1

Norte-americano é preso na Espanha após contratar homem para matar irmãos

0

Um cidadão norte-americano foi preso no Aeroporto de Manises, na comunidade espanhola de Valência, por ser suspeito de ter organizado o homicídio dos seus três irmãos, nos Estados Unidos, e fugido do país. Segundo a estação espanhola Telecinco, a detenção foi efetuada pela Polícia Nacional, em colaboração com o FBI.

O crime aconteceu em 2021, quando o suspeito contratou um homem para matar os três irmãos, para que não testemunhassem contra ele num julgamento.

No dia do ataque, um homem armado entrou na casa da família através da garagem e atingiu os três irmãos. Uma jovem, de 18 anos, teve morte imediata devido a ferimentos de bala na cabeça e os outros dois irmãos ficaram gravemente feridos após terem sido atingidos no rosto e na cabeça. O pai também estava na habitação, mas conseguiu fugir quando começou o tiroteio.

Os agentes, por não conseguirem encontrar qualquer informação que lhes permitisse localizar o homem, centraram a investigação na esposa do suspeito, que tinha viajado recentemente para os Estados Unidos, depois do nascimento do seu filho.

As autoridades conseguiram então apurar que a mulher iria viajar novamente para Valência, na Espanha, fazendo uma escala em Madrid e montaram uma operação policial nos dois aeroportos. O homem acabou por ser preso em Valência quando esperava a chegada da mulher.

 

Acusado de matar homem em São Francisco de Itabapoana é preso

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Policiais civis da 147ª DP (São Francisco de Itabapoana) prenderam, nesta quinta-feira (25/01), um homem acusado de homicídio. O crime aconteceu na localidade de Amontado, em São Francisco do Itabapoana, Região Norte do estado, na segunda-feira (22/01).

Após o assassinato, os policiais iniciaram um trabalho de investigação e identificaram o autor. Os agentes realizaram diligências, localizaram e prenderam o suspeito. Contra o acusado foi cumprido um mandado de prisão.

O homem foi encaminhado para o sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.

Pais mergulham filho em rio para o curar de um câncer, criança faleceu

0

Um menino de 4 anos morreu afogado em um rio na Índia depois de ser mergulhado em um ritual religioso. A criança, identificada como Ravi, sofria de leucemia.

De acordo com Metro, a família de Ravi viajou de Deli para Haridwar, na quarta-feira, para realizar a cerimônia. Eles acreditavam que as águas do rio Ganges poderiam curar a criança.

Os pais de Ravi colocaram sua cabeça debaixo d’água durante alguns momentos. Quando o retiraram, ele já estava inconsciente. Uma tia da criança, que também estava presente, acreditava que ele iria recuperar os sentidos e ficar curado.

O taxista que transportou a família até ao local indicou que a criança já se encontrava em estado bastante debilitado.

A polícia local deteve os familiares do menino e está investigando as causas da morte.

Leia Também: Mulher é detida por carregar leão de estimação em carro na Tailândia

EUA abatem míssil disparado por Hutis contra navio militar norte-americano

0

Os Estados Unidos interceptaram um míssil balístico disparado pelos rebeldes hutis do Iêmen contra um navio militar norte-americano no Golfo de Aden, nesta quinta-feira (26).

O míssil foi destruído sem causar danos ou vítimas, segundo um comunicado do Comando Central dos EUA (Centcom). O navio atacado era um contratorpedeiro da classe Arleigh Burke.

A agência britânica de segurança marítima UKMTO informou que dois mísseis também explodiram perto de um navio no sul do Iêmen. A empresa de gestão de riscos marítimos Ambrey relatou uma explosão na mesma área, junto de um petroleiro com bandeira do Panamá e afiliado à Índia.

Os EUA e o Reino Unido têm intensificado os ataques contra os hutis em resposta ao aumento dos ataques do grupo terrorista nas últimas semanas no Mar Vermelho e no Golfo de Aden.

Os hutis, apoiados pelo Irã, controlam grande parte do Iêmen, depois de quase uma década de guerra contra o governo. O conflito já provocou uma das piores crises humanitárias do mundo.

Leia Também: Pais mergulham filho em rio para o curar de cancro. Criança morreu

Duas pessoas ficam feridas após acidente no Parque Imperial

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta sexta-feira (26) um acidente envolvendo dois veículos resultou em ferimentos leves para duas pessoas, incluindo uma criança, na Avenida Lourival Martins Beda, no Parque Imperial, em Campos.

As vítimas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital Ferreira Machado (HFM). Por conta do acidente, o trânsito no local registrou lentidão.

Homem fere irmão com facadas em Campos

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Nesta sexta-feira (26) a equipe policial foi acionada para investigar uma tentativa de homicídio na Rua F, nas proximidades da Escola Municipal, no bairro Codin, em Campos.

A vítima, identificada pelas inicias A.S.O, sem histórico criminal, foi socorrida ao Hospital Ferreira Machado (HFM) após sofrer três golpes de faca no braço esquerdo, ombro e peito. Ainda de acordo com a Polícia Militar, o homem não corre risco de morte.

O caso ocorreu durante uma briga entre irmãos. O acusado, que também não possui anotações criminais, não foi localizado pela equipe policial. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Corte de Haia ordena que Israel tome medidas para evitar genocídio em Gaza

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Corte Internacional de Justiça (CIJ), mais conhecida como Corte de Haia, ordenou que Israel tome medidas para prevenir atos de genocídio na guerra contra o Hamas nesta sexta-feira (26), quando o número de mortes na Faixa de Gaza chegou a 26.083, de acordo com o grupo terrorista.

“O Estado de Israel deverá (…) tomar todas as medidas ao seu alcance para impedir a prática de todos os atos no âmbito do artigo 2 da Convenção do Genocídio”, disse o tribunal. A corte foi provocado pela África do Sul, que, no início de janeiro, pediu medidas de emergência contra Israel em um caso em que acusa o Estado judeu do crime -alegação que pode levar anos para ser julgada.

A maioria do painel de 17 juízes da corte votou a favor de medidas urgentes que contemplaram a maior parte do que a África do Sul pediu, com exceção da ordem para Tel Aviv suspender as operações militares em Gaza, em um cessar-fogo. A possibilidade de uma trégua era aguardada com grandes expectativas pelos palestinos.

Apesar disso, o país africano saudou o que considerou uma “vitória decisiva” para o direito internacional e Sami Abu Zuhri, alto funcionário do Hamas, disse que a decisão contribui para isolar Israel. “Pedimos que a ocupação seja forçada a implementar as decisões do tribunal”, afirmou ele à agência de notícias Reuters.

Israel chama as alegações da África do Sul de falsas e “gravemente distorcidas” e afirma fazer o máximo esforço para evitar baixas civis em Gaza. Na quinta-feira (26), o país expressou confiança de que o tribunal rejeitaria as acusações, classificadas de “falsas e espúrias”. O Hamas, por sua vez, disse que cumpriria uma ordem de cessar-fogo se Israel retribuísse.

A CIJ -que, ao contrário do TPI (Tribunal Penal Internacional) julga Estados, não indivíduos- ouviu as alegações iniciais de ambos os lados no início de janeiro. As decisões do principal órgão judicial da ONU têm caráter vinculante, mas o tribunal tem poucos meios de fazê-las valer na prática.

Em março de 2022, um mês depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, por exemplo, a CIJ exigiu que as tropas de Vladimir Putin deixassem o território ucraniano imediatamente. A decisão foi contestada pela Rússia e por sua aliada China, que argumentaram que a entidade não tinha jurisdição sobre o caso -e nada foi feito acerca do conflito, que no próximo mês de fevereiro completará dois anos.

A Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, promulgada em 1948 após o assassinato em massa de judeus no Holocausto nazista, define o crime como “atos cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”.
Os palestinos esperavam ansiosos a decisão do CIJ nesta sexta.

“O que acontece se depois do julgamento Israel continuar seus massacres? O mundo parecerá uma piada”, disse à agência de notícias Reuters Tamer, 55, empresário e pai de quatro filhos, antes da audiência. O palestino estava deslocado em Rafah, onde mais da metade da população do território está agora aglomerada, a maioria em tendas improvisadas ou prédios públicos.

“Estamos cansados, nossos filhos estão exaustos, eles estão privados de sono e comida”, disse ele, em referência à restrição de ajuda humanitária que Israel impôs após o início do conflito. “Todos aguardam sua vez de morrer por bombas israelenses se isso não acabar.”

Milhares de pessoas chegaram à pequena cidade na extremidade sul de Gaza nos últimos dias, piorando a busca por comida e um lugar para acampar no frio chuvoso do inverno.

A comida é escassa na região, e a situação é ainda pior no norte e no centro de Gaza, onde as agências de ajuda dizem que milhares de pessoas passam fome, especialmente crianças pequenas, que são mais vulneráveis à desnutrição. “Todo mundo com quem conversamos implora por comida”, diz Sean Casey, representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Gaza.

Os adultos podem lidar com a fome, “mas nossas crianças não podem”, afirma Abu Abdallah Humeid, um morador de Jabalia, no norte de Gaza. Sem farinha, as pessoas têm moído milho e cevada para fazer pão seco.

Enquanto a audiência acontecia, as forças israelenses continuavam a bombardear a principal cidade do sul de Gaza, Khan Yunis. O ataque, um dos maiores ataques até agora, atinge um local que abriga centenas de milhares de civis deslocados. Os palestinos dizem que Israel bloqueou hospitais, tornando impossível para os socorristas alcançarem os mortos e feridos.

Tel Aviv nega que tais alegações, mas diz que a ação militar próxima a centros de saúde é necessária porque os combatentes do Hamas operam de lá, o que trabalhadores médicos negam.

Leia Também: Israel emite ordem de evacuação do campo de refugiados de Khan Yunis

Chuvas intensas devem atingir o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (26). O alerta significa que há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

De acordo com a previsão do MetSul Meteorologia, as chuvas devem começar a ganhar força no litoral paulista e fluminense já na madrugada. No Rio de Janeiro, o dia deve começar encoberto com chuva forte a muito forte. Na parte da tarde e da noite, o tempo será nublado com chuva isolada. A temperatura máxima ficará em 28°C e a mínima, em 22°C.

Em São Paulo, a temperatura máxima será de 23°C e a mínima de 16°C. A capital terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia.

O alerta de grande perigo é válido até as 10h da sexta-feira. O Inmet recomenda que as pessoas evitem sair de casa durante o período de chuvas intensas e que fiquem atentas às informações divulgadas pelas autoridades locais.

As chuvas intensas devem continuar a atingir o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro nos próximos dias. É importante ficar atento às recomendações das autoridades e tomar medidas de segurança para evitar acidentes.

Leia Também: Forte chuva faz São Sebastião acionar sirene de evacuação por risco de deslizamento e inundação

O alerta significa que há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizam… 

Mulher denuncia vizinho por ato obsceno em Campos

0
DEAM/Foto: ClickCampos

Na tarde desta quinta-feira (25) um homem de 44 anos foi denunciado à Polícia Militar, suspeito de cometer atos obscenos para uma adolescente na Rua Nove do Bairro da Penha, em Campos.

A mãe da adolescente informou ter visto o vizinho por diversas vezes, de cueca, pelado e também se masturbando na varanda da casa dele. Ela informou que o homem não respeita a presença da filha dela e que já fez o gesto de masturbação na presença da adolescente.

Após uma discussão, a mulher ameaçou chamar a polícia. Os policiais foram até o local e detiveram o suspeito. A mulher também entregou aos agentes, filmagens do autor para comprovar a denúncia.

De acordo com a PM, o suspeito alega em depoimento que a vizinha fica vigiando ele dentro de casa. Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado para a DEAM- Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, onde foi autuado no Artigo 215 do Código Penal (Ato Libidinoso), permanecendo preso à disposição da justiça.

Dengue: crianças de 10 a 14 anos de 521 cidades vão ser vacinadas

0

O Ministério da Saúde anunciou que crianças de 10 a 14 anos serão priorizadas para a vacinação contra a dengue diante do número limitado de doses. Eles devem começar a ser vacinados em fevereiro. A pasta também selecionou 521 municípios – de 16 Estados e o Distrito Federal – que serão contemplados.

A faixa etária está dentro do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dos 6 aos 16 anos. De acordo com Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, a escolha foi feita levando em consideração que, entre as crianças, o grupo de 10 a 14 anos concentra o maior número de hospitalizações.

Entre janeiro de 2019 e novembro de 2023, foram 16,4 mil internações, com isso, ficando atrás dos idosos, grupo não abrangido pelo registro da vacina, segundo a Saúde.

A escolha das cidades, segundo Gatti, seguiu os seguintes critérios: grande porte, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue entre 2023 e 2024; predominância do sorotipo 2 da dengue; e a definição das regiões de saúde.

A tônica da fala das autoridades alerta, porém, que embora a vacinação ocorra ao longo do ano, os efeitos não serão sentidos no curto prazo, e destacaram que o foco do combate à doença neste ano serão ações combinadas, com controle do vetor, o mosquito Aedes Aegypti, e conscientização sobre a eliminação dos criadouros dele.

“A vacinação contra dengue é uma novidade auspiciosa”, afirmou Nísia Trindade, ministra da Saúde, que reforçou a qualidade e segurança do imunizante da Takeda, indústria responsável pela Qdenga, em sua fala. “Mas vai ser um instrumento cujo impacto não vamos ver agora no curto prazo.”

Foi reforçada também a preocupação com o cenário epidemiológico deste ano. Só nas três primeiras semanas epidemiológicas, mais de 120 mil casos prováveis foram registrados antes dos 44 mil da mesma época do ano passado.

“Já a partir de outubro (do ano passado) vemos que a linha de casos está acima do canal endêmico”, afirmou Alda Maria da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. “E agora, nas primeiras semanas de janeiro, já observamos um aumento substantivo do número de casos.”

“Vamos sentir o efeito da vacina para daqui a dois anos. O manejo diário tem que continuar”, falou Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada à Saúde. “Não podemos abrir mão das outras estratégias, e, mesmo as pessoas que são vacinadas, não podem abrir mão dos cuidados individuais e nos cuidados do seu domicílio”, reforçou Gatti.

Neste ano, 12 óbitos por dengue foram registrados. Em 2023, foram 26. Alda atribuiu a queda da letalidade ao preparo das equipes de saúde para manejar os casos.

Pela primeira vez em muito tempo, os quatro sorotipos do vírus causador da doença (1, 2, 3 e 4) circulam no País e o El Niño eleva as temperaturas, criando um clima ideal para o mosquito vetor, o Aedes Aegypti, se reproduzir cada vez mais. Atualmente, o tipo 1 prevalece, mas as autoridades se preocupam com a expansão do 2.

Conforme adiantou o Estadão, 2023 se concretizou como o segundo ano com maior número de casos prováveis da doença desde 2000, perdendo – por pouco – para 2015. Isso puxado por um inédito avanço expressivo da dengue na Região Sul do País, onde historicamente o mosquito não triunfava.

Esquema vacinal

A estimativa da pasta é vacinar 3,2 milhões com as 6,5 milhões de doses disponíveis para 2024. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para 2025, o ministério já contratou 9 milhões de doses.

A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no sábado, 20. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. O ministério comprou 5,2 milhões de doses e a farmacêutica vai doar mais 1,3 milhão.

“O Brasil continuará buscando por mais vacinas e esperamos também que outros produtores possam contribuir. Vislumbramos o licenciamento da vacina do Butantã no futuro próximo, com produção nacional, que vai agregar ainda mais em números de doses”, afirmou Gatti.

Já a partir do ano que vem, o ministério quer ampliar a faixa elegível. “Por exemplo, as pessoas vacinadas este ano que completarem o esquema de 2 doses, não vão precisar ser vacinadas no ano que vem. Então, a gente avança para uma nova coorte, e, assim, uma parcela progressiva da população vai sendo exposta ao imunizante”, adiantou Gatti.

Segurança e eficácia

“Com relação a ao futuro da vacinação, temos que lembrar que o laboratório produtor licenciou a vacina com dados muito robustos de imunogenicidade, segurança e eficácia. Só que precisamos observar também o desempenho do imunizante ao longo dos anos. O laboratório está completando 4 anos de seguimento das pessoas que foram inicialmente incluídas nos estudos clínicos.”

“Se no futuro vamos precisar mudar a estratégia, o número de doses ou qualquer coisa do tipo, precisamos acompanhar o desempenho do produto”, finalizou.

Secretária de Saúde do DF – que é a unidade da federação com maior incidência da doença neste ano, conforme o painel de monitoramento do ministério -, Lucilene Florêncio, que representou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na coletiva, relatou o cansaço dos profissionais da saúde. “As equipes estão bastante cansadas. Ainda não deu tempo de recuperação da (emergência da) covid e já estamos nos deparando com essa situação (da dengue).”

Saiba se o seu município terá vacinação contra dengue clicando aqui.

Leia Também: Dengue: Brasil tem 12 mortes e mais de 120 mil casos prováveis

A pasta também selecionou 521 municípios – de 16 Estados e o Distrito Federal – que serão contemplad…