Home Blog Page 2700

Menina asmática morre aos 9 anos devido a poluição; mãe processa governo

0

A mãe de Ella Adoo-Kissi-Debrah, uma menina de 9 anos que morreu em 2013 por causa de um ataque de asma provocado pela poluição atmosférica, entrou com um processo contra o governo britânico no Supremo Tribunal, de acordo com o The Mirror.

Ella, que vivia em Londres, foi a primeira pessoa no mundo a ter a poluição atmosférica como causa da morte registrada. A mãe dela, Rosamund Adoo-Kissi-Debrah, acusa três departamentos governamentais – o Ministério do Ambiente, dos Transportes e da Saúde – de serem responsáveis pela “doença e morte prematura” da filha.

O advogado de Rosamund, Mark McDonald, disse que o processo não é sobre dinheiro, mas sim sobre obter mudanças para evitar que outras crianças morram da mesma forma. Ele afirmou que o processo é único porque estabelece o “direito ao ar puro” ao abrigo da Lei dos Direitos Humanos.

O governo britânico já se manifestou contra o processo, dizendo que não concorda que suas ações possam ser consideradas responsáveis pela morte de Ella.

 

Ação conjunta resulta na prisão de homem por tentativa de feminicídio

0
128ª DP
128ª DP

Policiais civis da 128ª DP (Rio das Ostras) e agentes da Guarda Municipal prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (24/01), um homem pelo crime de tentativa de feminicídio. Ele foi capturado após ação integrada de inteligência.

Segundo os agentes, a vítima procurou a delegacia e informou que seu companheiro chegou em casa alcoolizado e a agrediu diversas vezes, com chutes e mordidas. Ele também tentou esganar e enforcar a vítima. A mulher conseguiu fugir e procurou abrigo junto aos sogros.

Ainda segundo a vítima, as ameaças continuaram. O caso foi denunciado e o autor preso. De acordo com as investigações, ele já foi preso por outra tentativa de feminicídio, ocorrida em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Ciclista é atropelado por caminhão e sai ileso do acidente; veja

0

Um ciclista escapou ileso de um atropelamento por um caminhão em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (24).

O motorista do caminhão não viu o ciclista e o atingiu ao fazer uma conversão à direita. 

A bicicleta ficou completamente destruída mas o ciclista saiu ileso.

O caso foi registrado na Polícia Civil e o motorista do caminhão foi notificado.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Fez mastectomia e quimioterapia, mas diagnóstico de cancro estava errado

O motorista do caminhão não viu o ciclista e o atingiu ao fazer uma conversão à direita. 

Obras do Asfalto Novo seguem nesta sexta com interdição de ruas na área central

0
Foto: Divulgação Ascom

As obras do Programa Asfalto Novo retornam nesta sexta-feira (26) com aplicação de massa asfáltica na Avenida José Alves de Azevedo, sentido 28 de Março, no trecho entre a Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa) e a Rua Doutor Siqueira. Nesta quinta-feira (25), o cronograma prévio precisou ser alterado em função das condições climáticas.

Os motoristas devem ficar atentos quanto aos trechos que serão interditados. Para a execução do serviço, será interditado o acesso à Avenida José Alves de Azevedo pelas ruas Primeiro de Maio, Alvarenga Filho, Saldanha Marinho, Doutor Siqueira e Avenida Pelinca. O trânsito será orientado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

As intervenções fazem parte do Programa Asfalto Novo, parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, que visa a recuperação asfáltica de 130 ruas e avenidas da cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos, do total de ruas contempladas pelo programa, 91 já tiveram asfalto recuperado, o que representa cerca de 70% do total de vias. Ainda restam 39 ruas a serem fresadas e pavimentadas.

Fonte: Ascom

Israel emite ordem de evacuação do campo de refugiados de Khan Yunis

0

O Exército israelense emitiu hoje um novo aviso para a retirada dos civis que se encontram no campo de refugiados palestinos de Khan Yunis, e de outros bairros da cidade do sul da Faixa de Gaza.

Avichai Adrai, o porta-voz do Exército Israel publicou, em árabe, na rede social X um mapa das zonas para onde os civis palestinos devem ir por motivos de segurança.

A ONU e várias organizações não-governamentais criticaram as ordens de evacuação do campo de refugiados, sublinhando que “não há locais seguros” em Gaza.

Por outro lado, as Nações Unidas referem que não existem garantias de segurança de regresso para os deslocados, 1,9 milhões de cidadãos palestinos, cerca de 85% da população do enclave.

As zonas afetadas incluem também os bairros de Al Nasser e Al Amal assim como o centro da cidade.

As forças de Israel declararam na terça-feira que tinham concluído o cerco a Khan Yunis e hoje comunicaram o bombardeio de “dezenas de alvos” do Hamas nas últimas 24 horas.

Khan Yunis tornou-se um dos principais alvos do Exército israelense nas últimas semanas.

Israel lançou a ofensiva contra o enclave palestino na sequência dos atentados do Hamas que causaram cerca de 1.200 mortos e quase 240 raptados.

As autoridades do enclave, controlado pelo Hamas, indicam que, até ao momento, mais de 26 mil palestinos foram mortos na ofensiva israelense.

Leia Também: Palestinos fogem de Khan Yunis rumo a Rafah; veja as imagens do momento

Foragido da Justiça é preso no Parque Calabouço, em Guarus

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na tarde desta quinta-feira (25), um homem com mandado de prisão pendente foi preso por agentes da Operação Segurança Presente na Avenida José Carlos Pereira Pinto com a Avenida Zuza Mota, no Parque Calabouço, em Guarus.

Durante patrulhamento, os agentes tiveram a atenção voltada para um homem que ao perceber a presença policial, colocou a mão na cintura, aparentando pegar uma arma.

De imediato, os agentes realizaram uma abordagem e após consulta no sistema, foi constatado um mandado de prisão pendente.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.

Casal faz reserva em hotel de luxo e descobre que são os únicos hóspedes

0

Um casal teve uma lua de mel inesquecível no hotel Grand Velas, em Los Cabos, no México. O motivo? O hotel estava completamente vazio.

Cameron e sua esposa estavam curtindo sua lua de mel quando perceberam que a reserva que tinham feito, em um dos melhores hotéis locais, tinha sido um upgrade. O motivo? O hotel estava completamente vazio.

Em um vídeo compartilhado no TikTok, que teve mais de 7 milhões de visualizações, o homem documentou a experiência inesperada, enquanto transitava pelos corredores vazios do resort.

“Começou como uma piada… mas começa a parecer um episódio de ‘Black Mirror'”, disse o homem, revelando que a estadia acabou sendo estranha, já que eles eram sempre os únicos a participar das atividades do hotel, a comer no restaurante ou a curtir os vários espaços do empreendimento.

Depois de compartilhar a situação, muitos comentaram tentando encontrar uma explicação para o que aconteceu. Alguns sugeriram que viajar no meio de janeiro, depois das festividades de Natal, pode ser o motivo pelo qual o hotel estava vazio.

Leia Também: Médicos em Gaza removem estilhaço de um quilo de homem palestino

Bailarina alérgica a amendoins morre após comer bolachas mal rotuladas

0

Uma bailarina profissional de 25 anos de idade, natural da Inglaterra, que se mudou para Nova Iorque, Estados Unidos, para prosseguir na sua carreira, morreu depois de ter comido bolachas que continham amendoins e que estavam com um rótulo errado – parte de um lote que foi entretanto recolhido.

Órla Baxendale morreu no dia 11 de janeiro após ter sofrido um choque anafilático resultante de uma reação alérgica grave, revelou um comunicado no site da Gair, Gair, Conason, Rubinowitz, Bloom, Hershenhorn, Steigman & Mackauf, citado pela Associated Press.

“A sua paixão pela dança ia muito para além de um único estilo, pois era uma excelente bailarina de ballet, dança contemporânea e dança de salão irlandesa”, lê-se no obituário online de Órla, nascida em East Lancashire, Inglaterra.

Os biscoitos continham amendoins como ingrediente não listado no rótulo e a jovem comeu-os numa reunião em Connecticut, revelaram as autoridades estatais de saúde e proteção do consumidor.

O retalhista Stew Leonard’s anunciou, nesta terça-feira, que as bolachas Vanilla Florentine vendidas nas suas lojas em Danbury e Newington, no Connecticut, entre 6 de novembro e 31 de dezembro, foram recolhidas em parceria com a Food and Drug Administration. A empresa disse que cerca de 500 pacotes de biscoitos foram vendidos.

Stew Leonard Jr., presidente e diretor executivo do retalhista, afirmou, num vídeo publicado na quarta-feira, que o fornecedor – a empresa Cookies United, sediada em Long Island – trocou as nozes de soja por amendoins na receita sem notificar o diretor de segurança.

A Cookies United afirmou, num comunicado, que notificou a Stew Leonard’s em julho passado de que o produto continha amendoins e que todos os produtos enviados para o retalhista tinham sido rotulados em conformidade. A Cookies United afirmou que o rótulo incorreto foi criado pela Stew Leonard’s.

As autoridades emitiram outro alerta, esta quinta-feira, a dar conta que os mesmos biscoitos também continham ovos, que também não estavam listados no rótulo e podem causar reações alérgicas.

Os amendoins e os ovos estão entre os nove principais alergênicos alimentares identificados na legislação federal, que exige que esses ingredientes sejam indicados nas embalagens dos alimentos.

Leia Também: Os alimentos que ajudam a queimar mais gorduras durante a noite

Número de pandas gigantes em estado selvagem na China sobe para 1.900

0

A população de ursos panda gigantes que vivem em estado selvagem na China ronda atualmente os 1.900 exemplares, um aumento “significativo” desde a década de 1980, quando eram cerca de 1.100, anunciaram nesta sexta (26) as autoridades do país.

O aumento deve-se em grande parte aos “esforços intensivos de proteção” desta espécie no país, disse Zhang Yue, vice-diretor do Departamento de Conservação da Vida Selvagem da Administração Nacional das Florestas, citado pela agência noticiosa oficial Xinhua.

Com base no novo censo, a União Internacional para a Conservação da Natureza atualizou o estatuto do panda gigante de “em perigo” para “vulnerável”.

O Parque Nacional do Panda Gigante começou a funcionar em outubro de 2021 e estende-se por quase 22.000 quilômetros quadrados, proporcionando um habitat protegido para 72% dos animais de vida livre da China, disse Zhang.

A reserva abrange o território das províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu, no centro-oeste da China.

De acordo com dados da Administração das Florestas, as áreas protegidas relacionadas com os pandas gigantes aumentaram de 1,39 milhões de hectares para 2,58 milhões de hectares desde 2012, o que teve um impacto no desenvolvimento sustentável da população de pandas gigantes.

Para além dos pandas em liberdade, os 728 pandas que vivem em cativeiro também aumentaram em número, tendo sido registrados 46 nascimentos no ano passado.

Zhang destacou ainda o aumento da “diversidade genética” dos pandas, uma espécie endêmica da China, que o país considera um “tesouro nacional”.

Leia Também: Médicos em Gaza removem estilhaço de um quilo de homem palestino

Adolescente quase ficar cega após seguir dicas de beleza do TikTok

0

Amelia Gregory, uma adolescente de 13 anos de Cheshire, na Inglaterra, quase perdeu a visão após seguir dicas de cuidados com a pele de uma influenciadora no TikTok. De acordo com o jornal Daily Mail, a garota seguiu as instruções de um vídeo que ensinava a fazer uma máscara com retinol e outro produto com ácido fraco. No entanto, a combinação dos dois ingredientes causou uma queimadura química na pele de Amelia, que evoluiu para uma infecção bacteriana.

Amelia conta que, após aplicar a máscara, sentiu a pele do rosto ficar vermelha e descascando. A mãe da adolescente, Claire, que é médica, levou a filha ao médico, que inicialmente disse que o problema se resolveria rapidamente. No entanto, a pele de Amelia continuou piorando, e o olho esquerdo dela ficou vermelho e inchado.

Claire levou a filha à farmácia, mas foi orientada a levá-la ao pronto-socorro. No hospital, Amelia foi diagnosticada com celulite facial, uma infecção bacteriana dos tecidos sob a pele. A infecção também havia se espalhado para o olho esquerdo da adolescente.

Amelia ficou internada no hospital por cinco dias e precisou receber antibióticos intravenosos. Os médicos disseram à mãe da adolescente que a infecção poderia ter causado a perda da visão dela.

Ainda segundo o Daily Mail, o caso de Amelia chamou a atenção dos especialistas, que alertam para o aumento de casos semelhantes à medida que jovens assistem cada vez mais a tutoriais sobre cuidados com a pele na internet.

O dermatologista Derrick Phillips, consultor e porta-voz da British Skin Foundation, afirmou ao Daily Mail que os influenciadores de beleza muitas vezes não têm as informações necessárias para dar dicas seguras sobre cuidados com a pele. Além disso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Phillips alerta que é importante consultar um dermatologista antes de usar produtos para a pele, especialmente produtos que contenham ingredientes potentes, como o retinol. 

Leia Também: “Vou embora com amor, paz e luz”: diz prisioneiro executado nos EUA

Palestinos fogem de Khan Yunis rumo a Rafah; veja as imagens do momento

0

Após o Exército de Israel afirmar no início da semana que continua a ofensiva terrestre a oeste de Khan Yunis, centenas de palestinos fugiram da cidade no sul da Faixa de Gaza. Homens, mulheres e crianças deslocaram-se em direção a Rafah, na fronteira com o Egito, conforme pode ver na galeria de imagens.

Após dois meses sem avanços significativos, o Exército israelense anunciou que mantém a ofensiva a oeste de Khan Yunis, forçando milhões de pessoas a deixarem suas casas desde o início do conflito atual entre Israel e o Hamas.

Khan Yunis tornou-se o foco recente da ofensiva militar israelense, após concentração no norte e deslocamento de milhares para o sul do enclave palestino.

De acordo com a versão israelense, o Exército age em Khan Yunis para identificar e destruir infraestruturas militares das milícias palestinas, “apesar da complexidade da tarefa, já que o Hamas se protege em locais como hospitais e escolas”.

O Exército afirma utilizar “unidades capacitadas e experientes” e alega ter iniciado “uma nova fase” de menor intensidade na guerra. No entanto, mantém a concentração nesta área do sul de Gaza, onde centenas de milhares de deslocados internos enfrentam condições precárias.

A guerra entre Israel e o Hamas, agora no 111.º dia, continua a ameaçar alastrar pela região do Oriente Médio. Na Faixa de Gaza, os números são alarmantes: 25.900 mortos, 63.740 feridos, 8.000 desaparecidos (principalmente civis) e quase dois milhões de deslocados, conforme relatório da ONU, gerando uma grave crise humanitária com níveis significativos de fome.

Leia Também: Familiares de reféns do Hamas em Gaza tentam impedir envio de ajuda humanitária a faixa

Incêndio em casa no Alasca mata cinco crianças e uma mulher

0

Um incêndio numa casa em Noorvik, uma comunidade Inupiat no Alasca, EUA, matou cinco crianças e uma mulher, de acordo com a ABC News. O caso aconteceu nesta quarta-feira (24).

As crianças tinham entre 9 e 16 anos de idade. As autoridades não divulgaram os seus nomes até que o gabinete do examinador médico conclua a identificação.

O incêndio começou por volta das 6h da manhã e foi controlado pelos bombeiros cerca de uma hora depois. No entanto, a casa foi completamente destruída.

As autoridades suspeitam que as chamas tenham começado junto a um forno em más condições. A investigação sobre as causas do incêndio continua em andamento.

A tragédia causou comoção na comunidade local. O prefeito de Noorvik, David Samuelson, disse que a vila está “em estado de choque”.

Leia Também: Palestinos fogem de Khan Yunis rumo a Rafah; veja as imagens do momento

Ucrânia diz que apenas 5 corpos de avião que caiu chegaram ao necrotério

0

Forças de segurança ucranianas disseram que apenas cinco corpos foram encontrados no local onde caiu um avião russo na quarta-feira (24). A alegação põe em dúvida as afirmações da Rússia de que o avião transportava dezenas de prisioneiros ucranianos.

Leia Também: Ucrânia pede investigação internacional sobre queda de avião militar da Rússia

A Rússia diz que o avião transportava 65 prisioneiros ucranianos que seriam trocados por prisioneiros russos. A Ucrânia afirma que o avião carregava mísseis semelhantes aos usados para atacar a cidade de Kharkiv.

Andriy Yusov, porta-voz do departamento de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano, disse à CNN Internacional que o número de corpos encontrados corresponde ao número de tripulantes do avião.

Os dados iniciais indicavam que havia 74 pessoas a bordo do avião: 65 prisioneiros, seis tripulantes e três militares russos.

Apesar das alegações ucranianas, o governo ucraniano admitiu pela primeira vez hoje a possibilidade de o avião russo abatido transportar prisioneiros ucranianos.

“Se a informação de que havia prisioneiros de guerra ucranianos for confirmada, estaremos diante de outra grave violação do direito humanitário internacional por parte da Rússia, no primeiro caso em que a Rússia utiliza escudos humanos no ar para cobrir o transporte de mísseis”, disse a vice-representante da Ucrânia na ONU, Khrystyna Hayovyshyn.

Leia Também: Palestinos fogem de Khan Yunis rumo a Rafah; veja as imagens do momento

Médicos em Gaza removem estilhaço de um quilo de homem palestino

0

Médicos do Crescente Vermelho Palestino (PRCS) removeram um estilhaço de grandes dimensões de um homem palestino em Gaza. O estilhaço pesava cerca de um quilo.

A operação foi realizada no Hospital PRCS Al-Amal em Khan Yunis. O homem ferido tem 60 anos e foi atingido por um estilhaço de uma bomba israelense.

Os médicos do PRCS afirmam que o sucesso da operação é notável, dada a escassez de recursos e as condições desafiadoras impostas pelo cerco israelense ao hospital.

Segundo a agência Al Jazeera, Khan Yunis, incluindo o Hospital Al-Amal, continuam cercados pelas forças israelenses, enfrentando intensos combates. O exército israelense continua suas operações terrestres no sul da Faixa de Gaza.

Leia Também: Palestinos fogem de Khan Yunis rumo a Rafah; veja as imagens do momento

“Vou embora com amor, paz e luz”: diz prisioneiro executado nos EUA

0

Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, foi executado por asfixia por nitrogênio na noite de quinta-feira (25) no estado do Alabama, nos Estados Unidos. Essa foi a primeira vez que esse método foi usado no país para executar um prisioneiro condenado à morte.

Smith foi condenado pelo assassinato de Elizabeth Sennett, em 1988. O crime foi encomendado pelo marido da vítima, o pastor Charles Sennett. Smith e outro homem, John Forrest Parker, receberam US$ 1 mil cada pelo serviço. Parker também foi condenado à morte, mas sua pena foi comutada para prisão perpétua em 2019.

A execução de Smith foi marcada por polêmicas. Organizações de direitos humanos criticaram o método, alegando que ele é cruel e desumano. Os advogados do prisioneiro também tentaram reverter a execução, mas a Suprema Corte dos Estados Unidos negou os recursos.

A execução começou às 19h53, pelo horário local (22h53, em Brasília). Cinco jornalistas foram autorizados a acompanhar o procedimento através de um vidro. Parentes do prisioneiro também estavam no local.

Antes do início da execução, Smith fez uma declaração final afirmando que a humanidade estava dando um passo para trás, em referência ao método usado para a morte.

“Esta noite o Alabama fez a humanidade andar um passo para trás”, disse ele. “Espero que um dia possamos encontrar uma maneira mais humana de lidar com a pena de morte.”

Smith também mandou um recado para os parentes: “Vou embora com amor, paz e luz”, disse ele, segundo uma das testemunhas. “Amo todos vocês.”

Smith foi declarado morto às 20h25 (23h25, em Brasília).

Leia Também: Ministros da Venezuela e da Guiana falam em paz na região após reunião no Itamaraty

Noiva viraliza após ‘golpe’ em maquiadora para pagar preço de convidada no dia do casamento

0

SÃO PAULOS, SP (FOLHAPRESS) – Quem conhece o universo de festas de casamento sabe que esse mercado costuma ser inflacionado. E com a maquiagem da noiva não poderia ser diferente.

Foi pensando em fugir dos preços exorbitantes para a freguesia casamenteira que a noiva Bruna Eloísa, de Brasília, mentiu para sua maquiadora. Bruna agendou maquiagem para o dia de seu casamento para ela, sua mãe e sua cunhada e falou para a profissional que iria a um batizado.

 

O golpe esse lance de cobrar mais caro pela maquiagem só pq é noiva??? pic.twitter.com/x5g3h5fw7Z

— Bruna Pimenta | tá tudo bem podcast (@bruolipimenta) January 25, 2024

 

A história, que foi relatada por Bruna no TikTok, viralizou e dividiu a internet. No X (antigo Twitter), a influenciadora Malfeitona aplaudiu a atitude de Bruna e revelou que mentiu para todos os fornecedores de seu casamento, dizendo se tratar da festa de 70 anos de seu sogro.

Outros internautas também ficaram do lado de Bruna e consideraram que o mercado de casamentos é abusivo.

Ao F5, Bruna relatou que entrou em contato com várias maquiadoras perguntando o valor da maquiagem social, mas todas a obrigavam a comprar o “pacote noiva”, que não sai por menos de R$ 1.000. Quando entrou em contato com a maquiadora em questão, Jey Abrantes, decidiu não mencionar nada sobre o casório.

No dia do casamento, ao chegar no salão, Bruna relata que foi questionada se era noiva, mas negou. “Só fiz a maquiagem, o cabelo, paguei e fui embora”, afirmou.

Dias após seu casamento, porém, Bruna foi surpreendida com mensagens de Jey, dizendo que se sentiu lesada e a acusando de ter dado um golpe. “Ela falou que foi um desrespeito com ela, que nunca foi tão lesada em toda a sua profissão. Quem vê assim, pensa que eu fui embora sem pagar”, afirmou a recém-casada.

“Eu não posso e não queria pagar uma maquiagem para noiva”, justificou Bruna. “Às vezes a noiva não quer toda essa regalia ou não pode”, disse. “O pacote mais barato de noiva que eu vi era R$ 1.000”, que pagou cerca de R$ 300 pela maquiagem.

Após o vídeo de Bruna viralizar, a maquiadora se pronunciou nas redes sociais. “Tenho um pacote de noivas incrível, meu estúdio para noivas é lindíssimo, mas é óbvio que eu não obrigo as minhas noivinhas a fechar o pacote se a pessoa não tiver condições”, se defendeu Jey.

Jey ainda afirmou que “deu seu melhor” para acertar o tom de pele de Bruna. “Quem tem pele morena sofre muito porque maquiadores costumam não acertar o tom da base. Ela saiu radiante. E depois eu descobri que ela era noiva”, completou Jey. “Quem adora receber uma mentira, a pessoa dizer uma coisa e fazer outra? Me senti lesada. Não obrigo ninguém a fechar pacote de noiva. O maior problema foi a mentira”, justificou.

O comentário de Jey sobre o tom de pele foi considerado racista por alguns internautas. O F5 procurou Jey, mas não conseguiu contato com a maquiadora.

O ex-BBB João Pedrosa foi um dos que ficou ao lado de Bruna na história. Já outros internautas concordam que, no mundo dos casórios, é justo que os serviços sejam mais caros.

A história, que foi relatada por Bruna Eloísa no TikTok, viralizou e dividiu a internet 

Saiba quais cidades receberão doses de vacina contra a dengue

0

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios de 17 estados brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. 

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

 

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações … 

Parlamentares acionam MP contra São Camilo por se negar a inserir DIU devido à religião

0

SÃO PAULO, SP (FOLHARPESS) – Duas vereadoras e uma deputada estadual de São Paulo acionaram o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) para solicitar abertura de investigação contra o Hospital São Camilo, que tem como diretriz não realizar procedimentos contraceptivos devido aos valores religiosos da instituição, que é confessional católica. Procurado, o hospital não se manifestou.

O direcionamento da instituição ganhou repercussão nesta semana após uma paciente que mora na cidade de SãoPaulo divulgar em redes sociais que, durante consulta, foi informada pelo médico não poderia fazer inserção de DIU (dispositivo intrauterino) no estabelecimento devido aos valores religiosos do local.

Nesta quarta-feira (24), a vereadora Silvia Ferrado (PSOL), da Bancada Feminista da Câmara Municipal, protocolou uma representação direcionada à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos da Capital em que questiona a legalidade da conduta. O documento, assinado pela equipe jurídica do gabinete, sustenta que a diretriz do São Camilo é irregular, uma vez que a instituição presta serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) e deveria estar subordinada às regras do direito público.

“O Estado é o titular do serviço público de saúde, e portanto o particular, ao prestar o serviço sob concessão, está submetido as mesmas regras que administração pública na prestação dos serviços”, diz trecho da representação da vereadora. Além do DIU, vários métodos contraceptivos estão disponíveis no SUS, inclusive a laqueadura e a vasectomia, que são procedimentos cirúrgicos.

A Sociedade Beneficente São Camilo é mantenedora de três hospitais particulares na capital paulista, mas possui unidades em todo o país. São aproximadamente 40 hospitais, sendo que muitos deles atendem também pelo SUS. Há ainda hospitais públicos administrados pela entidade por meio de convênios com prefeituras e estados.

Procurada, a entidade afirma, em nota, que “em todas as unidades a diretriz é não realizar procedimentos contraceptivos em homens ou mulheres, exceto em casos de risco à saúde, em alinhamento ao que é preconizado às instituições confessionais católicas”.

A deputada estadual Andrea Werner (PSB) também acionou o MP com base em argumento semelhante ao apresentado pela Bancada Feminista. “Estamos encaminhando ofício ao MP do Consumidor para solicitar averiguação desta conduta, uma vez que a São Camilo, além de ser uma rede hospitalar que tem convênio com outros planos de saúde, também possui sua própria operadora de saúde e uma universidade”, diz, em nota.

A vereadora Luana Alves (PSOL) também enviou ofício cobrando investigação no órgão público. A parlamentar apresentou projeto de lei que visa garantir o acesso de mulheres a métodos contraceptivos, como o DIU, nas unidades de saúde públicas e privadas da cidade de São Paulo.

Advogados consultados pela Folha não entraram em consenso sobre a legalidade da diretriz do São Camilo. De um lado, há o argumento de que a postura não ofende o direito médico nem os princípios da bioética, e que instituições privadas podem se basear em valores religiosos para definir se oferecem ou não um procedimento.

Em contraponto, especialistas afirmam que o estabelecimento não poderia se negar a oferecer métodos contraceptivos, uma vez que atua dentro de marco constitucional que entende o planejamento familiar como garantia de direito à saúde.

Para a advogada Juliana Hasse, presidente da Comissão Direito Médico e Saúde da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil/seção São Paulo), o caráter filantrópico da entidade -e o fato de receber recursos públicos -cria uma lacuna que pode suscitar a judicialização.

“O acesso a métodos contraceptivos é parte integrante do direito à saúde, que é garantido pela Constituição Federal. Por ele [hospital] ter esse lado que envolve recurso público, pode haver algum conflito. E aí pode até ter que haver um posicionamento jurisprudencial, até um posicionamento do próprio judiciário para dirimir esse conflito”, disse Hasse à repotagem da Folha.

Procurado, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) afirma que hospitais particulares não têm obrigatoriedade de oferecer métodos contraceptivos, como o DIU, e que cada instituição possui protocolo próprio sobre o procedimento. “Além disso, este é um procedimento que pode ser realizado em consultório médico, de modo que nem todos os planos de saúde cobrem sua inserção e internação em hospitais”, afirma a entidade, em nota.

A instituição se recusou a fazer o procedimento por motivos religiosos 

Isenção de taxa em concurso unificado pode ser pedida até amanhã

0

Termina nesta sexta-feira (26) o prazo para a apresentação de pedidos de isenção da taxa de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado. O pedido deve estar acompanhado de comprovação dos requisitos necessários, para que os candidatos fiquem isentos de pagar R$ 60 para as vagas de nível médio; e R$ 90 para as de nível superior.

A inscrição e o pedido de isenção podem ser feitos pela internet, no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Para quem não é isento, o prazo vai até 9 de fevereiro. Para se inscrever é preciso ter conta no portal Gov.br.

A isenção pode ser solicitada por candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de quem cursa ou cursou ensino superior pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Para candidatos inscritos no CadÚnico, no momento da inscrição online será preciso informar o Número de Identificação Social (NIS), bem como declarar-se membro de família de baixa renda – renda familiar mensal por pessoa inferior ou igual a meio salário-mínimo (R$ 706).

Doadores de medula óssea deverão enviar imagens legíveis da carteira ou declaração de doador, emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Conselho Regional de Medicina.”’

Bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni e aqueles financiados pelo Fies deverão apenas indicar a opção de solicitação correspondente à modalidade.

Somente serão aceitos documentos no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 megabytes (Mb). Não serão considerados válidos documentos apresentados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia da aplicação das provas.

O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção de pagamento do valor de inscrição será divulgado no dia 29 de janeiro pela internet, por meio do campo de Solicitações/Recursos da Área do Candidato, na página do concurso.

Pelo mesmo campo, caso o pedido seja indeferido, o candidato poderá contestar o indeferimento até 30 de janeiro. Após esse período, não serão aceitos recursos.

No caso de inscritos no CadÚnico, para contestar o indeferimento é preciso enviar imagens legíveis da cópia do cartão ou documento com o Número de Identificação Social válido, com o qual está inscrito no Cadastro Único, o candidato ou a mãe do candidato ou responsável pela unidade familiar, além do documento de identificação da mãe ou responsável familiar.

Os doadores de medula que entrarem com recurso deverão enviar os mesmos documentos da inscrição: imagens legíveis da carteira ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Para contestar o indeferimento pelo Prouni, o candidato deverá enviar imagens legíveis do Termo de Concessão de Bolsa emitido pela instituição de ensino superior. E para contestação do indeferimento pelo Fies, deverão ser apresentadas imagens legíveis do contrato feito pelo banco.

O resultado final da análise dos pedidos de isenção de pagamento, após as contestações, será divulgado no dia 6 de fevereiro, na Área do Candidato. Aqueles cujas solicitações tiverem sido indeferidas poderão efetuar o pagamento da taxa até a data de vencimento.

A inscrição e o pedido de isenção podem ser feitos pela internet, no site do Ministério da Gestão e … 

Ministros da Venezuela e da Guiana falam em paz na região após reunião no Itamaraty

0

BRASÍLIA, DF (FOHLAPRESS) – Os chanceleres da Guiana, Hugh Todd, e da Venezuela, Yván Gil Pinto, falaram em paz na região da América do Sul e do Caribe, após uma reunião nesta quinta-feira (25) de cerca de 7 horas no Itamaraty para discutir a disputa territorial sobre a região do Essequibo.

O encontro foi intermediado pelo ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) e ocorre em meio à tensão sobre o Essequibo, área rica em petróleo e outros recursos naturais que faz parte da Guiana, mas é reivindicada pelo regime do ditador Nicolás Maduro.

Ao final da reunião, Vieira, Todd e Gil fizeram pronunciamentos à imprensa. Apesar de ainda não haver um fato mais concreto a ser anunciada, como a data de um novo encontro entre os presidentes, o encontro foi descrito como “bom começo”.

A reunião entre as delegações no Itamaraty também discutiu temas de interesses dos dois países, como cooperação ambiental e comercial.

“Reafirmo que nossa região tem a vontade política e todos os instrumentos necessários para avançar no princípio comum de desenvolvimento social justo em ambiente pacífico e solidário. Ao nos depararmos com guerras em diferentes partes do mundo, aprendemos a valorizar ainda mais nossa cultura latino-americana e caribenha de paz”, disse Vieira.

O chanceler da Guiana, por sua vez, afirmou esperar ter uma nova reunião num tempo razoável. “É um bom começo aqui, porque pudemos nos encontrar e dialogar, trocar nossos entendimentos e nossa ideias”.

Já o representante venezuelano declarou que há compromisso de seu país em “preservar o Caribe como zona de paz”. “Maduro está plenamente comprometido em buscar alternativas que permitam chegar a solução mutuamente aceitável em relação à controvérsia”, afirmou Gil, sem citar diretamente o Essequibo.

Na véspera, o ministro venezuelano também esteve no Palácio do Planalto para uma conversa com o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim. Entre outras coisas, segundo relatos, foi dito que as eleições no país devem ocorrer neste ano, no segundo semestre, como acordado.

No final do ano passado, escalou a tensão em torno de Essequibo, porque a Venezuela realizou uma consulta popular para anexar a região rica em petróleo. O plebiscito impulsionado por Maduro teve, como resultado, apoio de 96% dos eleitores à criação de um novo estado e da concessão de nacionalidade venezuelana aos 125 mil habitantes da região.

A participação na consulta, no entanto, foi baixa. Dois dias antes do plebiscito, a Corte Internacional de Justiça exortou a Venezuela a não anexar o território.

O Brasil teve papel importante no processo para reduzir as tensões na região. Em 14 de dezembro, Maduro e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, reuniram-se pela primeira vez para tentar estabelecer um diálogo. Um aperto de mãos, seguido de aplausos, fechou o encontro de cerca de duas horas, de acordo com um vídeo enviado do Ministério da Comunicação e Informação da Venezuela. Em comunicado conjunto divulgado após a reunião, os dois líderes se comprometem a manter a região pacífica.

A reunião, realizada em São Vicente e Granadinas, foi acompanhada por Amorim, como enviado de Lula.

Os países concordaram em não ameaçar ou usar a força “um contra o outro em quaisquer circunstâncias, incluindo aquelas decorrentes de controvérsias existentes entre os dois Estados”, diz trecho do documento divulgado na ocasião. Também se comprometem a resolver disputas de acordo com o direito internacional.

O encontro entre os líderes estabeleceu as bases para o prosseguimento de reuniões sobre o tema, como a que ocorreu nesta quinta em Brasília.