Home Blog Page 2701

Familiares de reféns do Hamas em Gaza tentam impedir envio de ajuda humanitária a faixa

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Manifestantes israelenses tentaram impedir nesta quinta-feira (25) a entrada de suprimentos para a Faixa de Gaza.

O grupo, reunido na passagem de Kerem Shalom, na fronteira entre Israel, Gaza e Egito, tem entre seus integrantes familiares de reféns do grupo terrorista Hamas e exige que a ajuda humanitária aos palestinos seja interrompida até que os sequestrados sejam soltos.

Este é o segundo dia consecutivo em que eles tentam barrar o trânsito na rota. Inicialmente, parte do grupo foi impedida de ir em frente por um bloqueio rodoviário, mas as pessoas conseguiram passar, caminhando vários quilômetros em direção à fronteira.

Ao jornal Times of Israel, Tsufit Libman, cunhada do refém Elyakim Libman, 23, que trabalhava como segurança no festival Supernova, atacado pelo Hamas no dia 7 de outubro, chamou a entrega de suprimentos à Gaza de “falha moral”.

“Enquanto não sabemos onde estão nossas famílias e se estão vivas, eles estão recebendo ajuda humanitária”, disse, acusando os palestinos de “encobrir crimes” e ajudar o Hamas.

Dengue: Brasil tem 12 mortes e mais de 120 mil casos prováveis

0

O Brasil registrou, nas três primeiras semanas de 2024, 12 mortes por dengue e 120.874 casos prováveis da doença. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 26 óbitos e 44.753 casos prováveis.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. Há ainda 85 óbitos em investigação. “Vivemos um momento de grande preocupação em relação à dengue”, avaliou a ministra Nísia Trindade. 

A pasta confirmou que os quatro sorotipos da dengue circulam no país atualmente – inclusive o sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil há mais de 15 anos. O sorotipo 1 é classificado atualmente como predominante.

“Temos a circulação dos quatro sorotipos ao mesmo tempo no país. Realmente é bastante preocupante”, reforçou a diretora do departamento de Doenças Transmissíveis do ministério, Alda Cruz. 

Dados do Informe Semanal das Arboviroses Urbanas mostram ainda que o país registrou, nas três primeiras semanas de 2024, 7.063 casos de chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O coeficiente de incidência é de 3,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes – uma redução de 34,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi confirmada uma morte pela doença e oito estão em investigação. 

Já os dados de zika divulgados pela pasta são referentes ao segundo semestre de 2023, quando a doença registrou 1.954 casos prováveis, sendo 116 casos em gestantes. Não houve nenhum óbito e a taxa de incidência ficou em 1 caso para cada grupo de 100 mil habitantes. O vírus, igualmente transmitido pelo Aedes aegypti, está associado a complicações neurológicas como microcefalia congênita e síndrome de Guillain-Barré. 

Há ainda 85 óbitos em investigação 

Valência: Jovem é preso por morte de padre com quem tinha relação sexual

0

Um jovem, cuja idade não foi revelada, foi preso, na tarde de quarta-feira (24), por ser suspeito do assassinato do cónego emérito da Catedral de Valência Alfonso López Benito, cujo corpo foi encontrado na terça-feira, na residência do religioso.

O jovem, que nos últimos tempos estaria frequentando a casa do homem de cerca de 80 anos, teria mantido relações sexuais com a vítima, de acordo com a agência EFE.

O mesmo meio de comuniação revelou que o jovem também foi acusado de ter roubado o celular do padre e ter enviado mensagens se passando pelo religioso.

As autoridades estão, agora, recolhendo dados para apurar as motivações do crime. Pretendem, além disso, saber se o cónego foi alvo de ameaças por parte de outros jovens potencialmente vulneráveis que frequentavam a sua residência e a quem ele dava dinheiro.

O corpo do padre foi encontrado na sua cama, pelo porteio do prédio onde residia. Os primeiros indícios indicavam que ele tinha morrido por asfixia.

Leia Também: Mulher é detida por carregar leão de estimação em carro na Tailândia

Campos terá dois voos diários para Campinas a partir de fevereiro

0
Aeroporto Bartolomeu Lisandro

A partir do dia 05 de fevereiro, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro, principal do Norte Fluminense, oferecerá dois voos diários com destino a Campinas. A Infra Operações Aeroportuárias, responsável pela administração desde 2019, vê essa adição como um avanço significativo para as operações, que têm apresentado crescimento anual.

Em 2023, o aeroporto experimentou um aumento de 28% no número total de passageiros transportados em comparação com 2022. A Azul Linhas Aéreas operará os voos para Campinas.

Os horários de partida de Campos serão às 11h25 e 19h25, enquanto de Viracopos, em Campinas, os voos partirão às 9h05 e 17h05. A passagem terá um custo aproximado de R$ 300.

SUS: vacinação contra a dengue começa em fevereiro, em 521 municípios

0

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. A lista completa pode ser acessada aqui.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”

“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.” 

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Leia Também: Vacinação da dengue prioriza regiões com alta transmissão da doença

 

As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas … 

Avião de pequeno porte cai em Rio Grande da Serra (SP) e deixa dois mortos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira na cidade de Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros foram acionados às 10h07. O avião caiu em área de mata, a referência dos bombeiros é a rua Teresinha Arnone Cateluci, no bairro Pedreira.

A Polícia Militar e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão no local e os bombeiros enviaram quatro viaturas para a região.

A queda do avião deixou duas vítimas. A aeronave modelo PT-DKA Piper Comanche, de acordo com os bombeiros.

De acordo com a Defesa Civil o local da queda tem sinais restritos, o que dificulta a transmissão de informações.

Há duas semanas, após 11 dias de procura, um helicóptero que desapareceu rumo a Ilhabela, no litoral de São Paulo, foi localizado em uma área de mata densa em Paraibuna (SP). As quatro pessoas que estavam a bordo morreram. Mensagens e imagens enviadas antes do acidente por piloto e uma passageira mostram que a aeronave enfrentou forte neblina e fez um pouso antes de desaparecer.

Em dezembro, um avião monomotor caiu em Jaboticabal, no interior de São Paulo. Ao todo, cinco pessoas morreram, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade. Entre as vítimas estava uma criança de quatro anos. Chovia fortemente no momento da queda do avião. Vídeos publicados em redes sociais mostraram destroços do avião pegando fogo debaixo de chuva, com moradores e bombeiros ao redor do local.

O avião caiu em área de mata, perto do bairro Pedreira 

Justiça da Argentina revoga seis artigos da reforma trabalhista ante greve

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça argentina revogou nesta quarta-feira (24) seis artigos da reforma trabalhista propostos pelo novo presidente Javier Milei, no dia da greve geral convocada por centras sindicais que parou o país para protestar contra as políticas liberais do governo.

De acordo com o jornal Clarín, os artigos 73, 79, 86, 87, 88 e 97 foram declarados nulos pela Justiça. O artigo 73 afirma que contribuições sindicais só devem acontecer se o trabalhador permitir, e o 79 determina regras para a negociação coletiva dos contratos de trabalho, incluindo a negociação de horas extras e bancos de horas.

O artigo 86 acaba com a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho, enquanto o 87 mantém as assembleias sindicais dentro das empresas, desde que as reuniões não afetem o trabalho normal.

Já o 88 determina sanções para quem bloqueia o funcionamento de um estabelecimento ou obstrui a entrada e saída de pessoas no local de trabalho. Por fim, o 97 obriga a prestação de serviços mínimos em atividades essenciais eventualmente afetadas por conflitos sindicais.

Contudo, a juíza Liliana Rodríguez Fernández afirmou que os pontos voltarão a ser válidos caso o Congresso aprove a reforma. Ainda segundo ela, a utilização do governo do Decreto Nacional de Urgência para modificar a legislação trabalhista não se justifica e as reformas devem respeitar o andamento normal.

Nesta quarta, uma multidão ocupou as ruas do centro de Buenos Aires que circundam o Congresso Nacional, onde, a partir da próxima terça (30), deputados deverão votar um pacotão de leis proposto pelo presidente ultraliberal apelidado de “lei ônibus”. O projeto desregulamenta a economia e corta gastos públicos, abrindo caminho para a privatização de 40 empresas estatais.

O ato foi parte de uma greve geral que paralisou diversos setores no país, como serviços públicos, bancos, aeroportos e indústrias, principalmente das 12h à 0h –voos do Brasil foram cancelados. Enquanto a polícia municipal afirma que ele reuniu 130 mil pessoas, o governo cita 40 mil manifestantes e a CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores), maior central sindical do país e organizadora do evento, 600 mil.

Equipes do GAM resgatam 18 animais silvestres em cinco dias

0
Foto: Divulgação Ascom

Na segunda quinzena de janeiro, 18 animais silvestres foram resgatados pelo Grupamento Ambiental (GAM), vinculado à Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todo foram duas cobras papa pinto; dois gambás, sendo uma fêmea com oito filhotes; quatro cobras jiboias; e uma capivara. Todos os animais estavam em boas condições de saúde e foram devolvidos ao seu habitat natural, em Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Na última sexta-feira (19), uma cobra papa-pinto foi encontrada nas dependências de um galpão no Parque Rodoviário e outra no bairro Novo Jockey. No Turfe Clube, um gambá fêmea com oito filhotes foi resgatada em uma residência. No mesmo dia, duas cobras jiboias foram encontradas, uma no Residencial Novo Horizonte e outra na localidade de Ponta da Lama.

Na terça-feira (23), o GAM resgatou um gambá no Condomínio Horto Belo. No dia seguinte, quarta-feira (24), uma capivara caminhava em via pública no bairro Novo Mundo quando foi resgatada pelo Grupamento. Em Ponta da Lama, uma jiboia foi encontrada na área externa de uma casa. Outra jiboia foi resgatada em galpão do Complexo Logístico do Parque Rodoviário.

SOBRE O GAM

O GAM resgata animais silvestres em condições normais de saúde em todo o município e, imediatamente, os devolve à natureza, respeitando o equilíbrio ambiental. A orientação à população é, sempre que um animal silvestre for identificado, isolar a área e acionar o Grupamento Ambiental por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785.
Fonte: Ascom

Neta leva avó de 88 anos para conhecer a praia pela primeira vez

0
Foto: Reprodução g1

Nunca é tarde para realizar um sonho. E foi com esse pensamento que Monique Mourão levou a avó de 88 anos para conhecer a praia pela primeira vez. E o cenário escolhido foi a praia de Iriri, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. O vídeo com a reação da avó viralizou nas redes sociais e já tem quase 2 milhões de visualizações.

Maria Natividade nasceu no distrito de Serrinha, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Maria é analfabeta e já foi cortadora de cana, empregada doméstica e teve oito filhos. Sempre na correria do trabalho, nunca conseguiu ver o mar.

A neta Monique de 29 anos foi criada pela avó e sempre via o olhar dela mudar quando via a praia pela televisão.

“Depois que eu fui ficando mais velha, eu percebi que ela tinha uma fascinação pelo mar muito grande pela televisão. Ela ficava admirada, e um dia eu falei: ‘Eu vou levar minha avó para conhecer a praia’. Ela trabalhava de doméstica na casa de praia das pessoas, mas não tinha condição de conhecer a praia”, comentou a produtora de conteúdo.

Os planos da neta acabaram sendo um pouco adiados depois que Maria teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há três anos. Mas Monique ficou juntando dinheiro até conseguir realizar o sonho da avó.

“Trabalhando com as redes sociais eu consegui ir juntando dinheiro para levar a minha avó para a praia e também realizar outros sonhos. Reformamos o quarto dela, até levar ela para comer pequenas coisas, ela fica toda boba”, disse a neta.

Monique achou melhor contar para a avó que no final de 2023 eles iam viajar para a praia. Depois do anúncio, Maria ficou perguntando todos os dias quando eles iam. Ansiosa que só!

“Quando eu contei para ela faltava 1 mês, contei pra ela ir se preparando. A gente já tinha conseguido a casa e estava arrumando as coisas para ir. Como ela tem demência, fiquei com medo dela não entender, mas ela entendeu e eu fiquei três semanas com a minha avó perguntando insistentemente todos os dias: ‘é hoje que a gente vai?'”, contou Monique.

E toda a preparação para ir até a praia foi especial.

“A gente saía para comprar a roupinha de praia e ela até quis usar um maiô cavadinho, não quis coisa comprida não. Ela ficou toda empolgada”, disse.

E foi no dia 23 de dezembro que Maria Natividade pôde sentir a areia nos pés pela primeira vez. A neta alugou uma casa perto da praia para que a avó pudesse aproveitar bastante.

“A previsão do tempo estava horrível todos os dias, cheguei a chorar, fiquei muito chateada. No dia que íamos levar a vovó, amanheceu o tempo muito fechado, nublado, chovendo. Eu lembro da gente entrando no carro e eu pedi: ‘Ah Deus, por favor minha avó vai conhecer a praia hoje, proporciona um dia especial’. E na hora que a gente começou a se aproximar na praia, o Sol apareceu”, relatou.

E o Sol ficou de vez para Maria curtir muito todos os dias. Monique ficou acompanhando todas as reações da avó assim que ela chegou na praia.

“Primeiro, ela ficou impressionada, principalmente com a quantidade de pessoas na praia. Quando ela chegou, eu até achei que ela não ia para o mar. Ela ficou parada bastante tempo olhando para o mar, os olhos marejados. Mas depois ela me pediu para levar no mar. Ela adorou a água, se divertiu bastante e comprou de tudo: chapéu, água de coco, milho, lembrancinha”, lembrou a neta.

O vídeo que mostra Maria sentindo a areia nos pés pela primeira vez e curtindo na água viralizou nas redes sociais e já tem quase 2 milhões de visualizações até a manhã desta quinta-feira (25).

A produtora de conteúdo lembrou que, inclusive, muitos comentários na publicação são dizendo que a realização do sonho da avó serviu de inspiração.

“Muita gente falando que ficou emocionada, que se lembrou de histórias, comentou que nunca foi à praia e que vai dar mais valor por morar perto da praia. Fiquei muito feliz de verdade. Mostrei pra minha avó também e ela ri muito”, disse.

Depois dos dias de praia, Monique contou que a avó queria ficar na praia o tempo todo e chorou muito na hora de ir embora. Mas já está nos planos da família escolher outras praias para Maria curtir.

Continuando a realizar sonhos

Monique contou que a história de vida da avó a inspirou para poder realizar pequenos desejos ao longo da vida.

“Ela me criou dedes quando eu tinha 2 anos, a história de vida dela é muito sofrida. Ela teve um marido abusivo, passou por pobreza extrema e já até passou fome. Eu cheguei a ouvir que minha avó tinha dado errado na vida e eu sempre cresci com essa vontade de ver minha avó tendo pelo menos uma alegria que ela não teve. Quando eu tô realizando essas coisas pra minha avó, parece que eu tô realizando para mim”, disse.

Na lista desses sonhos, Maria conseguiu também ver a neta casando. Inclusive, foi a própria avó que entrou com Monique na igreja.

Maria tem netos, bisnetos e até tataranetos, e uma lista variada de sonhos que a neta espera um dia realizar.

“Ela ter a oportunidade da coisa que ele quiser é uma alegria muito grande. São coisas bobas, mas é como se fosse uma realização”, finalizou a neta.

Fonte: g1

Ex-policial é preso por homicídios e envolvimento com milícias

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Nesta quinta-feira (25), policiais civis da 123ª DP, sob a coordenação do delegado titular, Dr. Pedro Emílio Braga, capturaram o ex policial militar C.V.G.d.N.d.S., vulgo MIOJO, contra quem havia três mandados de prisão em aberto por crimes de homicídio qualificado, expedidos pela 1a Vara Criminal da Comarca de Belford Roxo.

O autor foi localizado na Rua Santa Ester, no bairro Jardim Vitória, em Macaé, após trabalho de monitoramento realizado ao longo desta semana.

C.V. entrou para a Polícia Militar em 2014 e teve como última lotação 22° Batalhão de Polícia Militar (22° BPM), na Maré, a partir de onde desertou em 2022, após o início das investigações decorrentes do seu envolvimento com a milícia.

Ele é apontado como autor de homicídios, cometidos entre julho e agosto de 2022, na Baixada Fluminense, em todos os casos execuções motivadas por interesses da milícia organizada local.

O preso já possuía anotações anteriores em função do envolvimento com homicídios, organização miliciana, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e prevaricação.

Ele foi conduzido para a sede da 123ª DP e será transferido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Jovem que brincou sobre bomba em avião e fez ativar caça F18 é absolvido

0

A justiça espanhola absolveu um jovem britânico que fez uma piada sobre terrorismo antes de embarcar num avião, levando a que a aeronave fosse escoltada por um caça F18.

Tinha sido pedido, inicialmente, que o jovem pagasse uma multa de 22.500 euros por desordem pública, bem como uma indenização por responsabilidade civil de 94.782 euros, a favor do Ministério da Defesa espanhol.

O caso aconteceu a 3 de julho de 2022, quando o jovem enviou uma mensagem a amigos num grupo privado, antes de embarcar num voo que o levaria de Londres, no Reino Unido, para Menorca, em Espanha, dizendo: ‘A caminho de rebentar com o avião (Sou um membro dos talibã)’.

A mensagem foi captada pelas autoridades e, quando sobrevoava Espanha, o exército do país ativou um caça F18 para escoltar o avião até Menorca. Uma vez em terra, foi necessário isolar a aeronave, enquanto era analisada a ameaça de bomba.

O juiz considerou, no entanto, que as suas ações não podem ser consideradas crime, porque da atuação do jovem “não é revelada nem remotamente inferida a intenção de provocar a mobilização do avião do exército, ou de qualquer outro serviço policial, de assistência ou de salvamento”.

“Não se pode ignorar que a referida mensagem e a fotografia não são enviadas a nenhum organismo oficial, nem lhes é dada qualquer publicidade, o que conduziria inevitavelmente à correspondente mobilização dos serviços policiais, de assistência ou de salvamento competentes, o que se revela como o que mais apropriado se o objetivo for provocar a mobilização desses serviços”, realçou o magistrado.

Mais, a mensagem foi enviada num “ambiente estritamente privado entre o réu e os seus amigos, num grupo privado a que só eles têm acesso”. Afirmou ainda que não se sabe como é que os serviços britânicos tiveram acesso à fotografia e à mensagem associada.

Mãe causa polêmica ao levar filho às compras só de fralda em dia frio

0

Uma mulher surpreendeu os funcionários e clientes do supermercado Walmart ao entrar no estabelecimento com seu filho vestido apenas com uma fralda, em meio a temperaturas baixas no país. O episódio ocorreu na loja de Jackson, no Mississippi, na última quarta-feira, deixando todos perplexos.

O menino, visivelmente tremendo, estava sendo empurrado num carrinho de compras enquanto a temperatura era inferior a 3ºC. Felicia Nicole, uma funcionária, confrontou a mãe junto com outros clientes diante da situação preocupante.

Um cliente indaga: “O que está acontecendo com você?”, enquanto Felicia pede a outros que chamem a polícia, registrando a cena em vídeo. Nas imagens, é possível observar a criança visivelmente tremendo, sofrendo com o frio intenso.

Relatos do Daily Mail indicam que, antes da gravação, um cliente envolveu a criança com seu próprio casaco. Logo em seguida, uma mulher mais velha foi vista vestindo o menino com roupas retiradas da seção de vestuário da loja, enquanto a mãe parecia distraída com o celular.

A funcionária que registrou o incidente e compartilhou nas redes sociais foi posteriormente demitida. Ela afirma não ter considerado as consequências de suas ações, destacando que seu único objetivo era preservar o bem-estar da criança. O vídeo foi supostamente removido das redes sociais para proteger a identidade do menor.

Leia Também: Mulher é detida por carregar leão de estimação em carro na Tailândia

Homem é condenado a prisão por urinar em doente com câncer

0

Um homem de 40 anos, Leigh Brookfield, foi condenado a 14 semanas de prisão por urinar em um homem doente com câncer, Peter Barton. O crime aconteceu em um evento de Natal de um clube de tênis no Reino Unido.

Brookfield disse que tudo não passou de uma ‘brincadeira’, mas Barton disse que foi uma experiência humilhante e traumática. O vídeo do incidente se tornou viral nas redes sociais.

O advogado de Brookfield, Richard Thomas, disse que seu cliente estava “profundamente arrependido” de suas ações. Ele disse que Brookfield “aprendeu sua lição” e que nunca mais cometeria um ato semelhante.

Barton disse que está satisfeito com a sentença. Ele disse que espera que o caso sirva de exemplo para outras pessoas que pensam em cometer atos de violência ou abuso.

Leia Também: Mulher é resgatada após passar 15 horas em cima de carro submerso; veja

Blitz educativa sobre saúde mental acontece sexta-feira em SJB

0
Foto: Divulgação Ascom SJB

A programação da campanha “Janeiro Branco” prossegue em São João da Barra com uma blitz educativa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde na próxima sexta-feira, 26, na Avenida Atlântica, em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí, às 17h. O objetivo é alertar sobre os cuidados com a saúde mental e a prática de hábitos saudáveis para melhoria da qualidade de vida.

A ação consiste na distribuição de adesivos visando chamar a atenção para a campanha, que tem o intuito de promover a conscientização sobre a saúde mental. “A ideia é pensar janeiro como o momento de escrever uma nova história, priorizando o cuidado com a nossa saúde mental e, também, com os que convivem conosco”, explicou o subsecretário municipal de Saúde, Pedro Bastos.

Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Priscila Paes explica que “é preciso entender que cuidar da saúde mental perpassa o bem-estar físico por aprendermos a manejar situações de estresse e conflitos, além da importância de vivenciarmos momentos que favoreçam o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários”.

A temática foi abordada, também, em outras ações realizadas no município, como na terça-feira, 23, com palestra pela manhã na Estratégia Saúde da Família (ESF) Barcelos e roda de conversa à tarde na ESF Grussaí. Já na primeira quinzena de janeiro, houve roda de conversa na ESF Campo de Areia e no Caps 1. Na próxima sexta-feira, 26, a roda de conversa será na ESF Açu, às 9h.

“É fundamental o município viabilizar ações como essas de cuidado, de autoconhecimento e de promoção de bem-estar emocional, principalmente depois de termos vivenciado a pandemia nos anos anteriores”, avaliou a coordenadora municipal de Saúde Mental, Vânia Maria, ressaltando que somente em 2023 o município realizou 25.428 atendimentos com psicólogos e 25.932 com psiquiatras.

Os atendimentos psicológicos e psiquiátricos acontecem no Ambulatório Ampliado (Rua Professor Aluízio Faria, nº 184, Centro) e Caps-1 (Rua Heloísa de Souza Machado, nº 15, Chatuba), ambos localizados na sede do município, e nas unidades de ESF de Barcelos, Grussaí, Mato Escuro, Açu, Campo de Areia, Atafona e Palacete. Além dessas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palacete presta atendimento psicológico. As demandas são feitas de forma espontânea ou por encaminhamento de médicos da rede, judicial, Conselho Tutelar, escolar, assistência social, entre outros.

Fonte: Ascom SJB

SecTur inicia inscrições para primeira trilha aberta ao público na Estação Ecológica de Guaxindiba

0

Vista panorâmica da EEEG

Pela primeira vez, a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) promoverá trilha ecológica aberta ao público em geral. A iniciativa ocorrerá no próximo dia dois, a partir das 8h, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) de São Francisco de Itabapoana (SFI).

Como o local é uma área de preservação ambiental, as vagas são limitadas a 50 pessoas, sem idade mínima, mas menores devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. Para realizar a inscrição, clique aqui ou compareça à sede da SecTur, que funciona na prefeitura. Orientações específicas sobre a dinâmica da trilha serão fornecidas após o preenchimento do formulário.

— Após articulação com a diretoria da EEEG, conseguimos esta parceria e estamos muito empolgados, pois, até hoje, a trilha só recebe instituições de ensino. Estamos estudando junto ao órgão para que futuramente mais vagas sejam abertas, incentivando ainda mais o turismo ecológico, tão rico em nossa cidade — afirmou o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Júnior Junqueira.

De acordo com o responsável pela SecTur, a trilha será guiada por especialistas, que apresentarão detalhes sobre a biodiversidade local e conduzirão o público por paisagens únicas.

EEEG — Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a estação ecológica, criada em 2002, conta com uma área equivalente a 3.269,9 hectares, sendo “dotada de atributos naturais excepcionais”. A unidade de conservação atua com o objetivo de proteger a formação florestal do bioma Mata Atlântica, conhecida como Mata de Tabuleiro, situada numa planície costeira, a 25m acima do nível do mar.

Quatro homens são presos e um adolescente é apreendido por envolvimento com tráfico de drogas e homicídios

0
126ª DP/Foto: Divulgação

Em ação integrada, policiais civis da 126ª DP (Cabo Frio) e militares prenderam quatro homens e apreenderam um adolescente por envolvimento com tráfico de drogas e homicídio.

Os agentes localizaram o grupo após trabalho de inteligência e investigação. O primeiro dos autores foi preso nesta terça-feira (23/01). Ele é apontado como líder do tráfico de drogas no bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

As equipes continuaram em diligências e capturaram os três homens e apreenderam o adolescente, nesta quarta-feira (24/01). Contra dois deles foram cumpridos mandados de prisões por homicídio.

Segundo os policiais, três detidos foram reconhecidos por envolvimento em um roubo, ocorrido no dia 21 deste mês. Na ocasião, o grupo amarrou e agrediu trabalhadores que prestavam serviço no bairro Maria Joaquina e roubaram o celular de um deles.

De acordo com os agentes, os presos e o adolescente apreendido são investigados por serem autores de diversos crimes e homicídios em Cabo Frio e em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos.

Forte chuva faz São Sebastião acionar sirene de evacuação por risco de deslizamento e inundação

0

Os fortes temporais que atingem São Sebastião, litoral norte de São Paulo, fizeram a Defesa Civil municipal acionar na noite da quarta-feira, 24, a sirene de evacuação para a comunidade Vila Sahy, na costa sul da cidade. De acordo com o órgão, as pessoas que vivem no local devem sair de suas casas em razão do risco de deslizamento e inundação na região.

Autoridades sinalizaram na quarta que o acumulado das chuvas nas 72 horas seguintes pode chegar a 150 mm – nas últimas 72 horas, o registrado foi de 100 mm.

Foi o primeiro alerta do tipo emitido em São Sebastião, que há menos de um ano, no feriado de Carnaval, sofreu com os estragos provocados por um temporal de força extrema – 626 mm (um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado).

Na ocasião, 64 pessoas que estavam na cidade durante os temporais morreram. Muitas ficaram desabrigadas e outras ainda ficaram desaparecidas, embaixo dos escombros das casas levadas pelos deslizamentos de terra.

A Vila Sahy, a mesma a receber o alerta de evacuação nesta quarta, foi uma das áreas mais afetadas pelos temporais daquela época.

“Risco alto de deslizamento e inundação. Existe probabilidade muito alta de ocorrência do fenômeno alertado e com potencial para causar grande impacto na população”, alertou a Defesa Civil de São Sebastião nas redes sociais sobre as chuvas previstas que devem atingir o município nas próximas horas.

Moradores da cidade registraram o momento em que a sirene de evacuação foi acionada, por volta das 20 horas. As pessoas estão sendo orientadas a se instalarem na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, ponto de abrigo definido pela Defesa Civil localizado na Avenida Adelino Tavares, 301. O alerta vale para moradores da Vila Sahy, e não para toda a população da cidade.

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta na noite desta quarta para fortes chuvas que devem atingir o litoral de São Paulo entre quinta, 25, e sábado, 27. O órgão destaca as regiões da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte como principais pontos que podem ser atingidos pelas precipitações.

“Na Baixada Santista, a chuva acumulada nos três dias pode chegar a 220 mm. No Vale do Ribeira, os registros devem ser de até 180mm. No Litoral Norte, os acumulados podem atingir 150 mm. Já outras regiões da faixa do leste do estado terão possibilidade de chuva moderada, com acumulados que variam entre 60 mm a 100 mm.”, informou a Defesa Civil.

Os temporais serão formados em decorrência da atuação de áreas instabilidade atmosférica que trarão umidade do oceano, o que cria condição para pancadas de chuva. As previsões para São Paulo e Região Metropolitana, Vale do Ribeira e interior do Estado também são de temporais, mas com acumulados que devem variar de 60mm e 100mm.

“Com a previsão de grandes volumes acumulados no final de semana, especialmente no Litoral Paulista, a Defesa Civil do Estado recomenda atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis. Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte”, destacou o órgão.

Leia Também: Mãe e filha sofrem infarto e morrem no mesmo dia na Paraíba

De acordo com o órgão, as pessoas que vivem no local devem sair de suas casas em razão do risco de d… 

Mãe e filha sofrem enfarte e morrem no mesmo dia na Paraíba

0

Mãe e filha, ambas ex-vereadoras do município de Guarabira, na Paraíba, morreram em um intervalo de horas na terça-feira (23). As mulheres, Ana Maria Lima da Silva, de 51 anos, e Maria das Neves Lima da Silva, 78 anos, sofreram enfartes.

Segundo relatos da família, Ana Maria começou a sentir-se mal em casa e foi encaminhada para o hospital. Assim que chegou a casa, a mãe de Ana, Maria, tomou conhecimento da situação da filha e também se sentiu mal, sendo também encaminhada para o hospital.

Já na unidade hospitalar, Maria sofreu um enfarte e não resistiu. A mãe veio a morrer mais tarde sem ter conhecimento da morte da filha, ocorrida horas antes.

As duas vítimas eram casadas e tinham filhos. Ana Maria era professora e Maria era aposentada.

O caso causou comoção na cidade de Guarabira. As ex-vereadoras eram conhecidas e respeitadas na comunidade.

Leia Também: Josef Fritzl vai ser libertado e transferido para uma prisão normal

Ana Maria Lima da Silva tinha 51 anos e a mãe, Maria das Neves Lima da Silva, 78 anos 

Mulher é detida por carregar leão de estimação em carro na Tailândia

0

Uma mulher foi detida na Tailândia depois de ter sido flagrada com um leão de estimação dentro de um carro em Pattaya. O momento foi registrado em vídeo e se tornou viral nas redes sociais.

Segundo a BBC, o motorista do carro era um homem do Sri Lanka, que já teria abandonado o país. As autoridades acreditam que o homem é amigo da dona do leão, identificada como Sawangjit Kosoongnern.

Ainda que não seja ilegal ter um leão como animal de estimação na Tailândia, o animal deve estar registrado. Segundo as autoridades, Sawangjit disse ter comprado a cria a um homem residente na província de Nakhon Pathom, que facilitou a entrega do animal em Pattaya.

No entanto, o homem não conseguiu que as suas instalações fossem verificadas pelas autoridades, o que tornou a compra do animal ilegal.

A mulher enfrenta, por isso, acusações de posse de um animal selvagem controlado sem permissão, o que pode implicar uma pena de um ano de prisão e uma multa de até 100 mil baht (cerca de R$ 5.200).

As autoridades também pretendiam acusar o homem que transportou o leão num local público, mas não conseguiram, uma vez que este saiu do país. De qualquer modo, o indivíduo enfrentaria até seis meses de prisão e o pagamento de 50 mil baht (cerca de R$ 2.600).

O vendedor da cria também será acusado por ter transportado um animal sem permissão.

De acordo com a polícia local, existem atualmente 224 leões legais na Tailândia.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Mulher é resgatada após passar 15 horas em cima de carro submerso; veja

Motoboy assassinado no Novo Jockey é identificado

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Foi identificado como Felipe Ribeiro Rodrigues, de 22 anos, o motoboy assassinado a tiros na Rua Manhães Peçanha, bairro Novo Jockey, na noite de quarta-feira (24) enquanto realizava uma entrega para a lanchonete onde trabalhava.

Atingido por vários disparos, Felipe não resistiu aos ferimentos, sendo encontrado sem vida pela polícia, que acionada por populares. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos.

Ainda não há informações sobre a autoria e a motivação do assassinato. O caso foi registrado e será investigado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.