Home Blog Page 2698

Policial Militar sofre ferimentos em disparo acidental dentro de delegacia em Campos

0
HFM/Foto: ClickCampos

Na noite desse domingo (28), um policial militar ficou ferido em Guarus, subdistrito de Campos, após um disparo acidental com sua própria arma durante o registro de uma ocorrência na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

O agente, lotado no Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) de Travessão, foi atingido na coxa e no testículo pelo tiro. No momento do incidente, o policial não estava manuseando a arma. Após o ocorrido, ele foi imediatamente socorrido para o Hospital Ferreira Machado (HFM), e passa bem.

Espaço da Oportunidade em Campos com 174 vagas de emprego

0
O Espaço da Oportunidade/ Foto: Divulgação Ascom
O espaço da Oportunidade, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, está oferecendo 174 vagas para pessoas de 18 anos ou mais que tenham concluído o ensino fundamental, médio ou superior. Há também 10 vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD) na área de atendimento e limpeza. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link AQUI.

Para promotor de vendas há 25 oportunidades, seguido de motorista de ônibus, com 20 vagas. Há também oportunidades para servente de obras (12), pintor de obras (10), auxiliar de serviços gerais (6), instrutor de curso técnico (10), servente de obras (12), técnico em segurança do trabalho (2), chapeiro (4), vendedor (8), serralheiro (3), pedreiro (9), Ship Chandler (1), auxiliar financeiro (2), operador de caixa (2), eletricista (4), carpinteiro (8), entre outros.

Os interessados devem se cadastrar entrando em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Para o cadastro presencial é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Passo a passo para cadastro pelo site

Pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Logo após, clicar em “Espaço da Oportunidade”. Já os empregadores interessados em divulgar suas vagas devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para se cadastrarem no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fonte: Ascom

Homens são presos após ameaçarem policial em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Neste domingo (28) dois homens foram presos em flagrante por desacato e ameaça a um policial militar durante uma abordagem em um evento musical em Lagoa de Cima, interior de Campos.

De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos estavam em um veículo com som alto e músicas que faziam apologia ao tráfico de drogas. Após o policial solicitar que desligassem o som, eles o fizeram, mas, ao se afastar, retomaram a reprodução das músicas. Uma discussão se iniciou, e um dos suspeitos, alegando pertencer a uma facção criminosa, proferiu ameaças de morte ao policial, afirmando que o mandaria matar e atacar o DPO de Santa Cruz.

Este foi o segundo registro de ameaça de morte por parte do suspeito contra o mesmo policial, documentado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro. Ambos os suspeitos permaneceram sob custódia à disposição da justiça.

Após perder bebê, mulher se sensibiliza com a apoio dos vizinhos; veja

0

No início de janeiro, uma mulher chamada Tessa Truman sofreu uma perda gestacional. Ela ficou surpresa com a quantidade de vizinhos que a visitaram para demonstrar apoio a ela e à sua família.

Tessa compartilhou um vídeo nas redes sociais, gravado pela câmera do interfone, onde mostra várias pessoas chegando à sua casa. As imagens rapidamente se tornaram virais e já foram vistas por milhões de pessoas.

A mulher disse ao programa Good Morning America que, após publicar o vídeo, recebeu milhares de mensagens de apoio. “Compartilhar minha vida nas redes sociais é quase uma forma de me curar, contando às pessoas o que está acontecendo”, afirmou. Tessa também revelou que foi contatada por outras mães que já haviam passado por situações semelhantes.

Tessa soube que estava grávida pela terceira vez em 5 de dezembro de 2023. A gravidez estava evoluindo normalmente, mas tudo mudou um mês depois. Na manhã de 7 de dezembro, a mulher se sentiu mal e desmaiou. Ela foi levada às pressas para o hospital, onde foi operada de urgência.

A gravidez era ectópica, ou seja, o embrião se fixou fora do útero. A ruptura da gravidez causou uma hemorragia interna. Os médicos afirmaram que Tessa tinha 1,6 litro de sangue no abdômen.

 

@tessatruman couldn’t be more grateful for my village ?? #myvillage #fyp #littlelife #viral #ectopicpregnancy Little Life – Cordelia

 

Leia Também: Bia Miranda e Buarque anunciam sexo e nome do bebê; veja o chá revelação

Elefante bebê cai em ‘armadilha’ lamacenta e é salvo pela família; veja

0

O momento em que uma manada de elefantes resgatou um filhote que ficou preso na lama no Parque Nacional dos Elefantes de Addo, na África do Sul, comoveu uma turista que passava por lá.

A mulher, que estava de lua de mel, registrou o momento e compartilhou o vídeo nas redes sociais. As imagens rapidamente se tornaram virais.

“Era nosso primeiro passeio de carro no parque. Entramos pelo portão Mathyolweni, no sul. Dirigimo-nos diretamente para o acampamento principal quando nos deparamos com nossa primeira grande manada de elefantes. Os elefantes, grandes e pequenos, estavam todos aproveitando uma pequena piscina de água lamacenta. Os elefantes maiores já tinham bebido e agora os mais novos estavam a ter a sua vez”, explicou a mulher na página do YouTube da Latest Sightings.

Durante a visita, a mulher viu “uma cria amorosa entre os familiares maiores”. O filhote também estava tentando chegar à água enlameada. No entanto, por ser tão pequeno, precisava chegar mesmo à beira da água para ter alguma chance de beber um gole. Infelizmente, isso significava que estava na parte escorregadia do brejo”, detalhou.

Num instante, o filhote acabou escorregando e desaparecendo na lama. “Houve uma sensação imediata de pânico em toda a manada. Os elefantes mais próximos da água correram para lá e esticaram suas trombas tentando desesperadamente puxar o bebê para fora”, explicou a mulher, acrescentando que o bebê era muito pequeno e fraco para se agarrar.

Nas imagens compartilhadas é possível ver que mais de um elefante entrou na lama para ajudar o filhote a sair. A situação teve um final feliz, com o pequeno elefante  saindo daquela “armadilha”.

Veja o momento na galeria acima.

Leia Também: Após perder bebê, mulher se sensibiliza com a apoio dos vizinhos; veja

Homem abre porta de avião e sobe para a asa após ficar 3 horas retido

0

Um passageiro abriu a porta de emergência de um avião na quinta-feira, no Aeroporto Internacional do México, depois de ficar retido dentro da aeronave, que tinha como destino a Guatemala, cerca de três horas sem ar condicionado ou água.

De acordo com a BBC, o atraso do voo foi causado por um problema de manutenção. Após cerca de três horas dentro do avião, um dos passageiros acabou por abrir uma das portas e sair. O homem foi detido pela polícia, mas não se sabe se foi acusado de qualquer crime.

O Aeroporto Internacional do México referiu que o incidente não causou qualquer dano.

Após o problema de manutenção, todos os passageiros tiveram de mudar de avião.

Apesar de o homem ter sido entregue à polícia, os restantes passageiros escreveram-lhe uma carta conjunta de apoio. “O passageiro a bordo abriu a porta de emergência para a proteção de todos, com o apoio de todos, já que o atraso e a falta de ar criaram condições perigosas para a saúde dos passageiros”, refere a nota manuscrita pelos passageiros.

“Ele salvou as nossas vidas”, escreveu ainda o grupo numa mensagem publicada nas redes sociais.

Os passageiros disseram que o avião estava muito quente e que a falta de ar estava a causar-lhes problemas respiratórios. Eles também disseram que a tripulação não estava a fazer nada para resolver a situação.

O caso está a ser investigado pelas autoridades mexicanas.

Leia Também: Avião militar turco faz pouso forçado após falha mecânica; vídeo

Nova Deli recebe festival de nove dias com muita cor e alegria, veja

0

Nova Deli, na Índia, está em festa desde o dia 22 de janeiro, com a realização do Bharat Parv Festival, um dos eventos culturais mais importantes do país.

Este ano, o festival vai até o dia 31 de janeiro, totalizando nove dias de celebração.

O “megaevento”, como é descrito pela imprensa indiana, é organizado pelo Ministério do Turismo e atrai milhões de pessoas todos os anos.

Um dos pontos altos do festival é o Desfile do Dia da República, que aconteceu no dia 27 de janeiro. O desfile contou com muita música, dança e carros alegóricos.

Além do desfile, o festival também apresenta diversas apresentações culturais, desde música a outros tipos de arte.

Há ainda uma praça de alimentação com comida variada e muito artesanato.

Leia Também: Homem abre porta de avião e sobe para a asa após ficar 3 horas retido

Mulher fica presa em teleférico nos EUA por 15 horas a -5ºC

0

Uma mulher ficou presa em um teleférico em um resort em Lake Tahoe, nos Estados Unidos, na quinta-feira, 26 de janeiro. Monica Laso, de 30 anos, ficou presa por mais de 15 horas, em temperaturas que chegaram a -5ºC.

Monica entrou no teleférico por volta das 17h para descer a montanha, já que estava cansada. No entanto, o teleférico parou pouco tempo depois. A mulher gritou por socorro, mas ninguém a ouviu.

Monica passou a noite toda no teleférico, sem comida ou água. Ela também não tinha um telefone celular, o que dificultou ainda mais a sua situação.

Os amigos de Monica entraram em contato com a polícia, que iniciou as buscas. No entanto, a mulher só foi encontrada na manhã de sexta-feira, quando o teleférico voltou a funcionar.

Os bombeiros foram chamados ao local para socorrer a vítima. Monica recusou ser levada ao hospital, mas o caso surpreendeu os bombeiros. “Nunca vi nada parecido”, disse um dos operacionais.

O caso está sendo investigado pela estação de esqui, que afirmou que a segurança dos hóspedes é sua maior preocupação.

Leia Também: Nova Deli recebe festival de nove dias com muita cor e alegria, veja

Inglaterra: Casa de R$ 18,7 milhões por R$ 60/mês; sorteio ajuda hospital

0

O site britânico Omaze está sorteando uma casa na Inglaterra avaliada em R$ 18,7 milhões. O prêmio inclui ainda um prêmio em dinheiro de R$ 625 mil para ajudar nos custos de manutenção da propriedade.

A casa, chamada de “Cotswold”, fica localizada em uma área de grande beleza natural perto de Charlbury, a 120 km de Londres. A propriedade tem mais de 3 mil metros quadrados de gramados e jardins, além de 436 metros quadrados de área construída, com cinco quartos e cinco banheiros.

O vencedor do sorteio também poderá alugar a casa por um valor de R$ 30 mil a R$ 45 mil por mês.

A casa é construída com paredes de pedra e tem um ar de conto de fadas. No entanto, o interior é totalmente moderno, com uma cozinha equipada com eletrodomésticos Gaggenau e uma academia privada com chuveiros.

A arrecadação do sorteio será doada ao hospital infantil Great Ormond, na capital do Reino Unido, para a construção de um novo centro de tratamento de câncer.

O Omaze é uma empresa que usa sorteios para arrecadar dinheiro para instituições de caridade. Os sorteios oferecem prêmios incríveis, como casas, carros, viagens e até mesmo experiências únicas. Para participar de um sorteio do Omaze, você pode se inscrever como assinante ou comprar pacotes de entradas. A assinatura mensal dá a você um certo número de entradas para todos os sorteios do site. Os pacotes de entradas oferecem mais entradas por um preço fixo.

Todos os sorteios do Omaze são exclusivos para cidadãos britânicos.

Para participar, é necessário se inscrever no site do Omaze e fazer uma doação a partir de R$ 62 mensais.

Leia Também: Mulher fica presa em teleférico nos EUA por 15 horas a -5ºC

Já é carnaval em Veneza, na Itália; veja imagens do espetáculo

0

O Carnaval de Veneza começou no sábado, 27 de janeiro, com o tema “A incrível jornada de Marco Polo”. As festividades vão durar até 13 de fevereiro e vão acontecer por toda a área metropolitana da cidade italiana.

O tema foi escolhido para marcar os 700 anos da morte do explorador veneziano. No sábado, a programação começou com vários espetáculos de várias formas de arte em Veneza. Já neste domingo, as celebrações passaram das ruas para a água, com vários barcos levando as pessoas que celebravam o carnaval.

Marco Polo foi um dos navegadores mais reconhecidos do mundo. Ele é considerado o autor do “primeiro relato de confiança” e completo sobre o Oriente Médio.

Imagens do carnaval estão na galeria acima

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Carnaval da Neve durante cinco dias na Covilhã e nas Penhas da Saúde

Banco alimentar recebe molho de queijo com validade expirada há 25 anos

0

Voluntário de um banco alimentar em County Durham, Inglaterra, encontrou um produto com validade vencida há 25 anos. A descoberta foi feita quando o homem estava verificando os itens doados.

A lata de vidro de queijo e molho de cebola para batatas estava com o rótulo desbotado e o produto parecia “um pouco cinza”. Ao verificar a validade, o homem percebeu que ela havia expirado em 9 de junho de 1998.

O gerente do banco alimentar, Jonathan Conlon, disse que este foi o produto mais antigo que já receberam. “Às vezes recebemos coisas que estão alguns anos desatualizadas e ocasionalmente recebemos coisas que as pessoas retiraram do fundo dos seus armários”, disse Conlon. “Mas o molho de queijo é um recorde.”

Conlon acredita que o produto tenha chegado ao banco alimentar através de uma doação pessoal. “O molho é mais velho que alguns dos nossos colaboradores”, disse o gerente.

Leia Também: Inglaterra: Casa de R$ 18,7 milhões por R$ 60/mês; sorteio ajuda hospital

Petro rebate Milei e diz que quem o ataca não tem ideia do que é comunismo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, rebateu as críticas do chefe de Estado da Argentina, Javier Milei. Em declarações a uma jornalista colombiana-americana, Milei se referiu a Petro como “comunista assassino”.

Petro disse que os ataques partem de que não sabe o que é comunismo e socialismo. “O que nos atacam não têm ideia do que é comunismo e o que é socialismo”, disse o presidente da Colômbia.

Ele disse ainda que não está buscando o socialismo para o país. “Socialismo é o modo de produzir por meio do qual o Estado é dono dos meios de produção. Não é o que buscamos para nós.”

O QUE DISSERAM AS AUTORIDADES

Além de se referir a Petro como “comunista assassino”, Milei disse que, por causa dele, a “Colômbia estava destruída”. Petro convocou na sexta-feira (26) o embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, para consultas. As declarações de Milei ocorreram durante entrevista à jornalista a Patricia Janiot, que divulgou o vídeo em seu canal.

Afirmação “ataca a honra do presidente”, disse o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia. Por meio de nota, o órgão disse que o governo rejeita veementemente a afirmação e que as palavras de Milei ignoram e violam a relação de amizade entre os dois países.

O ministro Álvaro Durán disse que as falas de Milei foram “desrespeitosas e irresponsáveis”. “Apresento meu mais enérgico protesto pelas declarações desrespeitosas e irresponsáveis do presidente da República da Argentina contra o presidente da Colômbia”, disse ele pelo X, antigo Twitter.

O embaixador Camilo Romero, na Argentina, afirmou chamou Milei de “hipócrita”. Ele lembrou que o presidente argentino “atacou Lula e o Papa Francisco”. “Podemos pensar diferente, mas a região e a irmandade histórica de nossos povos devem estar acima das diferenças”, disse tambem pelo X.

Leia Também: Milei demite ministro e elimina pasta sob sua chefia em menos de 2 meses de governo

Bebê com doença rara emociona internet; menina nasceu sem pernas e braços

0

Uma bebê brasileira, que nasceu com duas síndromes raras – Pierre Robin e Tetra-amelia -, está emocionando os internautas.

A mãe da menina, que além de ter nascido sem os quatro membros tem dificuldades respiratórias e alimentares, compartilha nas redes sociais a rotina com a filha Ayla.

Só no Tik Tok, Emanoela Pereira acumula quase 154 mil seguidores e quatro milhões de likes.

Ao jornalO Globo, a mulher revelou que, no início estava insegura em compartilhar imagens da filha nas redes sociais, contudo, isso se revelou muito benéfico tanto para ela como para a menina, uma vez que permitiu com que encontrasse pessoas que sofrem do mesmo problema. Assim, as famílias podem compartilhar experiências e dicas.

Com as postagens da rotina de Ayla, a mãe também quis mostrar a todos os internautas que a filha é uma criança “normal” e “capaz”.

Nas redes sociais, os comentários são carinhosos do que esperava. “Ayla é linda e a sua mãe é maravilhosa” e “já me sinto uma tia de Ayla” são apenas alguns exemplos.

@emanoelabilicaoficial Rotina: Nossa terça-feira ? #maisumdiacomaayla #rotina #pierrerobinsyndrome #tetraameliasyndrome #ayla Fresh – Andsound

15 dias internada na UTI

Após nascimento, Ayla esteve internada durante 15 dias numa unidade de Terapia Intensiva, devido às dificuldades respiratórias que sentia.

De acordo com O Globo, a síndrome de Pierre Robin é caracterizada pela má-formação do queixo e pela “glossoptose”, isto é, o deslocamento posterior da língua em direção à faringe, associada à obstrução das vias respiratórias.

Já a síndrome de Tetra-amelia é uma má-formação caracterizada pela ausência dos quatro membros. A condição é extremamente rara. Apesar de terem realizado já vários exames, os médicos ainda não descobriram o motivo da má-formação.

Leia Também: Banco alimentar recebe molho de queijo com validade expirada há 25 anos

Organizações ligadas a Israel e Palestina disputam visão positiva sobre decisão de Haia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As decisões emitidas nesta sexta-feira (26) pela Corte Internacional de Justiça (CIJ) sobre a guerra na Faixa de Gaza tornaram-se alvo de disputa de organizações ligadas a Israel e Palestina, que destacam pontos específicos de um veredito que não atendeu totalmente a nenhuma das partes.

Os juízes reconheceram, em um primeiro momento, que o tribunal tem jurisdição para julgar se Israel comete genocídio, como alega a África do Sul, deixando de atender um pedido de Tel Aviv para o arquivamento do processo. Os magistrados, porém, não ordenaram um cessar-fogo, frustrando também os palestinos.

Em vez disso, a Corte de Haia, como o tribunal é mais conhecido, exigiu que Israel tome “todas as medidas ao seu alcance para impedir” um genocídio e instou os grupos armados que mantêm reféns no território palestino a libertá-los sem condicionantes.

A expectativa era de uma ordem de trégua na guerra que se estende desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas invadiu Israel e matou cerca de 1.200 pessoas, segundo Tel Aviv. Bombardeios israelenses na Faixa de Gaza já mataram mais de 26 mil pessoas, em grande parte crianças, de acordo com o grupo terrorista.

Para Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, o veredito foi positivo. “A decisão da Corte Internacional de Justiça acerta ao não acatar o pedido de cessar-fogo unilateral proposto pela África do Sul. Vale lembrar que o Hamas é um grupo terrorista que mantém em seu poder mais de 130 reféns”, afirmou.

A entidade pró-Israel StandWithUS também celebrou a rejeição à trégua e destacou que o tribunal não se pronunciou sobre a alegação “infundada”, segundo a organização, de que Israel executa um genocídio. Já as medidas para proteger a vida dos civis e garantir a chegada de ajuda humanitária já estão sendo tomadas desde o início do conflito, na visão da entidade.

O Comitê de Coordenação Anti-Apartheid Palestino, por sua vez, definiu o veredito como uma “grande derrota” para Israel. “A Corte Internacional de Justiça fez história hoje”, afirmou a organização, antes de saudar “calorosamente” as decisões.

O grupo também se pronunciou sobre a trégua. “Embora a Corte não tenha ordenado explicitamente um cessar-fogo imediato e permanente para pôr fim ao genocídio, os Estados devem ser pressionados, mais do que nunca, a cumprir as suas obrigações legais de impor um cessar-fogo”, afirmou.

Nesta quinta-feira (25), o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) afirmou em relatório que “corredores humanitários ininterruptos e seguros para a entrega de ajuda crítica em Gaza são extremamente necessários para permitir que mais caminhões entrem em Gaza”.

Trabalhadores humanitários no território tem relatado que a fome assola os palestinos em Gaza. À agência de notícias Reuters, funcionários descreveram um cenário em que os habitantes estão magros e visivelmente famintos.

“A situação alimentar no norte é absolutamente horrível. Quase não há comida disponível e todos com quem conversamos imploram por comida”, disse Sean Casey, coordenador da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Gaza.

Médicos em hospitais da faixa descrevem bebês nascidos doentes de mães desnutridas, incapazes de produzir leite materno, e feridos cujos organismos estão fracos demais para combater infecções. A Unicef projeta que, nas próximas semanas, mais de 10 mil crianças em Gaza estarão sob risco de desnutrição, quadro que pode prejudicar o crescimento físico e o desenvolvimento cerebral delas.

Ministra Sônia Guajajara é internada em São Paulo

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi internada nesta sexta-feira em um hospital na cidade de São Paulo.

Guajajara vinha sofrendo com picos de pressão alta nos últimos dias e chegou a ser acompanhada por médicos na capital federal, em Brasília. Nesta sexta, dado o quadro de saúde, foi decidido que ela viajaria para a cidade paulista para ser internada.

“Informamos que, na manhã desta sexta-feira (26), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, passou por atendimento médico no Hospital Regional de Asa Norte, em Brasília, para a realização de exames clínicos”, disse o ministério, em nota.

Segundo a pasta, ela se sentiu mal na tarde da última quinta-feira (25), “enquanto cumpria agenda pública e precisou de atendimento médico emergencial”.

“Atualmente, ela está em processo de recuperação e encontra-se bem. No entanto, por precaução e seguindo as recomendações médicas, será internada em um hospital em São Paulo para a realização de uma bateria de exames preventivos”, continua o ministério.

Segundo a pasta, a intenção é que ela permaneça em São Paulo até que esteja completamente recuperada.

“Em decorrência dessa situação, todas as agendas previstas para esta sexta-feira e o fim de semana tiveram de ser canceladas. A assessoria de imprensa do Ministério dos Povos Indígenas informará oportunamente o local de internação e fornecerá boletins médicos sobre o estado de saúde da ministra”, completa a pasta.

Guajajara está no Hospital do Coração da USP (Universidade de São Paulo).

Ela vinha, nos últimos dias, cumprindo agendas sobre a operação Yanomami e, recentemente, viajou para a Bahia após uma liderança indígena pataxó hã-hã-hae ser assassinada por fazendeiros, enquanto fazia uma retomada de terra reivindicada por seu povo.

Guajajara nasceu no Maranhão, mas fez campanha para deputada federal em São Paulo nas eleições de 2022.

Foi eleita, pelo Psol, mas se afastou do mandato para ocupar o Ministério dos Povos Indígenas, após convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Guajajara vinha sofrendo com picos de pressão alta nos últimos dias 

Rio Grande do Sul confirma caso importado de sarampo

0

O Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou ao município de Rio Grande (RS) no dia 27 de dezembro, procedente do Paquistão. O país tem circulação endêmica da doença.

A família do menino chegou ao Brasil no dia 26 de dezembro e passou pelos aeroportos internacionais de São Paulo e Porto Alegre, finalizando o itinerário via transporte rodoviário até Rio Grande. De acordo com o centro de vigilância, a criança não estava no período de transmissibilidade do sarampo durante o período de deslocamento.

No dia 2 de janeiro, a família procurou atendimento por conta de dor abdominal e febre em uma unidade de pronto-atendimento (UPA). O menino foi transferido para o hospital universitário, onde permaneceu em isolamento. A suspeita inicial era de malária, mas, no dia 4 de janeiro, o paciente apresentou exantema e manchas na pele.

De acordo com o centro de vigilância, foram realizados exames para dengue, malária, leptospirose e painel de vírus respiratórios, todos com resultados negativos. Já a sorologia (IgM) para sarampo foi reagente, assim como o teste de Rt-PCR (biologia molecular), confirmando o diagnóstico. O resultado final foi liberado esta semana.

Diante da confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, em nota, reforçou a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano e até os 59 anos, conforme calendário nacional de vacinação.

“Com a suspeita, foi realizado bloqueio vacinal seletivo nos familiares, vizinhos e profissionais da saúde. A criança está bem e seus familiares não apresentaram sintomas. O município segue monitorando atendimentos por febre, exantema e tosse ou coriza ou conjuntivite, sem nenhuma identificação de caso suspeito.”

O esquema vacinal completo do sarampo consiste em duas doses até os 29 anos ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e aos 15 meses. Profissionais de saúde devem realizar duas doses independentemente da idade. Em situações de bloqueio vacinal, a vacinação seletiva é recomendada para todos com idade acima de 6 meses.

Dados da secretaria indicam que, no Rio Grande do Sul, os últimos registros de sarampo foram feitos em abril de 2020, quando 37 casos foram contabilizados. O estado, segundo a pasta, tem cobertura vacinal contra a doença de 92%. A recomendação do Ministério da Saúde é que a taxa se mantenha em 95%.

“Nas últimas semanas, vários países, como México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, emitiram alertas após a confirmação de casos, com o óbito de uma criança de 19 meses na província de Salta, Argentina, sem histórico de deslocamento. No Brasil, os últimos casos confirmados foram em 2022 no Rio de Janeiro, Pará, Amapá e São Paulo”, informou a secretaria.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos e extremamente contagiosa, que infecta nove a cada 10 pessoas suscetíveis após exposição ao vírus. Ela é transmitida de forma direta, através de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório e fazer uso de máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.

À Agência Brasil, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, lembrou que o sarampo era uma doença controlada no Brasil até 2016, quando o país recebeu a certificação de eliminação do vírus em território nacional. Após um grande surto da doença em 2017 e em 2018, com mais de 40 mil casos registrados, o Brasil perdeu a certificação e voltou a ser um país endêmico, onde o sarampo circula livremente.

“Estamos sem registro de casos desde junho de 2022, em busca da recertificação dessa eliminação. Ainda falta melhorar nossas coberturas vacinais, alguns indicadores de vigilância. Já recebemos um status não de país endêmico, mas de país com pendência de recertifcação pela Organização Panamericana da Saúde (Opas) em novembro de 2023.”

O que causa preocupação, segundo Kfouri, é o aumento recente no número de casos da doença em diversos países. Ao comentar o caso da criança proveniente do Paquistão, o especialista avaliou que o alerta do governo gaúcho é válido.  

“É um caso importado, obviamente, não adquirido aqui no nosso território, mas que nos traz esse alerta. Primeiro, da importância da vigilância, de estarmos atentos a qualquer caso suspeito, importado, para que a entrada de um caso aqui não se multiplique e não se torne outros casos secundários, uma cadeia de transmissão e um novo surto.”

“Importantíssima a vigilância de casos suspeitos e a investigação oportuna. E, claro, vacinação dos contactantes desses indivíduos suspeitos e nossas coberturas vacinais elevadas para que, mesmo com essa frequente e possível entrada de pessoas com sarampo no país, isso não se traduza em novos surtos aqui entre nós.

O país tem circulação endêmica da doença 

Tire suas dúvidas sobre a bolsa do ensino médio aprovada nesta sexta (26)

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo Lula (PT) anunciou as regras do programa federal que vai pagar bolsas e uma poupança para manter alunos pobres no ensino médio, além de um bônus para quem fizer o Enem. O projeto foi batizado de Pé de Meia.

Esta é uma das principais ações do governo federal na área da educação. Ainda não há data para o início dos pagamentos, mas a gestão trabalha para que o início seja em março deste ano.

Veja os principais detalhes do programa.

QUAIS OS VALORES DEFINIDOS PELO PROGRAMA?

No total, o programa prevê um valor total de R$ 9.200 ao longo dos três anos. Eles são divididos da seguinte forma:
– Dez parcelas de R$ 200 reais mensais, sendo a primeira no ato da matrícula;
– Incentivo conclusão no valor de R$ 1.000,00 a cada ano. Esses valores só poderão ser sacados ao fim de todo o ensino médio;
– Incentivo de R$ 200 para que estudantes que fizerem o Enem ao fim do ensino médio.

COMO O PAGAMENTO SERÁ FEITO?

O governo abrirá uma conta da Caixa Econômica Federal para cada aluno beneficiário, por meio da qual os pagamentos serão realizados.

QUANDO COMEÇARÃO OS PAGAMENTOS?

Há previsão de que os pagamentos comecem em março, mas, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a data não foi definida. O governo ainda trabalha em detalhes burocráticos, como a abertura de contas bancárias e acertos com órgãos de controle.

QUEM SERÁ ELEGÍVEL AO PROGRAMA PÉ DE MEIA?

Os incentivos para permanência estudantil no ensino médio são voltados para estudantes pobres de famílias inscritas no CadÚnico, cadastro federal usado para programas sociais, como o Bolsa Família.

O governo estima que 2,5 milhões de estudantes sejam atingidos.

A faixa etária compreendida é de 14 a 24 anos, que estejam no ensino médio. Estudantes cadastrados como família unipessoal no Bolsa Família não terão o direito.

QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA QUE OS ESTUDANTES RECEBAM OS BENEFÍCIOS?

Bolsa mensal
– Frequência escolar mínima de 80% de horas letivas

Incentivo de conclusão (poupança)
– Aprovação ao final do ano
– Participação em exames federais, como o Saeb e Encceja, e também de exames aplicados pelos estados, quando for o caso

Bônus do Enem
– Participação comprovada no exame (pagamento será feito uma só vez)
– Obtenção de certificado de conclusão do ensino médio

EM QUAIS HIPÓTESES HAVERÁ DESLIGAMENTO DE ESTUDANTES?

– Saída dos estudantes do Bolsa Família
– Abandono de estudos
– Reprovação por duas vezes consecutivas
– Situação comprovada de fraude ou irregularidade
– Pedido para sair do programa
– Falecimento

O QUE ACONTECE COMO DINHEIRO SE O ALUNO SAIR DO PROGRAMA?

Caso o estudante perca os requisitos de elegibilidade, o estudante poderá requerer o saque, após a conclusão do ensino médio, do incentivo de conclusão já depositados no prazo de quatro anos.

COMO SERÁ A FISCALIZAÇÃO?

Os sistemas de ensino com ensino médio prestarão as informações necessárias à execução do programa, a fim de possibilitar o acesso dos estudantes matriculados ao incentivo financeiro-educacional, o controle e a participação social no acompanhamento.

O decreto prevê a criação de um Comitê Gestor, como participação do Ministério da Educação, Casa Civil da Presidência da República e Ministério da Fazenda.

QUAL ORÇAMENTO PREVISTO PARA O PROGRAMA?

Houve a criação de um fundo privado com aporte federal previsto de até R$ 20 bilhões. Para 2024, o governo tem um orçamento de R$ 7 bilhões -sendo que R$ 6 bilhões já integram o fundo a partir de liberação e execução no orçamento de 2023. A previsão é de um orçamento também de R$ 7 bilhões para os próximos anos.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PROGRAMA?

O objetivo principal é reduzir a evasão e abandono. Segundo dados do MEC, 8,8% dos alunos deixam a escola já no 1º ano do ensino médio. São 480 mil estudantes a cada ano abandonando o ensino médio.

Entre os objetivos escritos no decreto, estão: democratizar o acesso dos jovens ao ensino médio e estimular a sua permanência nele, mitigar os efeitos das desigualdades sociais na permanência e na conclusão do ensino médio, reduzir as taxas de retenção, abandono e evasão escolar, contribuir para a promoção da inclusão social pela educação, promover o desenvolvimento humano, com atuação sobre determinantes estruturais da pobreza extrema e de sua reprodução intergeracional e estimular a mobilidade social.

Veja os principais detalhes do programa! 

Trump é condenado a pagar US$ 83 milhões a E. Jean Carroll por difamação

0

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá de pagar 83 milhões de dólares, cerca de 413 milhões de reais, a E. Jean Carroll, por ter difamado a escritora.

A decisão foi tomada esta sexta-feira (26) por um júri num tribunal federal de Nova York, e em causa estão declarações feitas por Trump em 2019, quando ele teria difamado Carroll – quando negou que tinha agredido sexualmente a mulher, na década de 90.

Segundo as publicações internacionais, a indenização tem um valor mais de oito vezes superior ao que a escritora pediu no processo inicial.

Leia Também: Campanha de Biden quer que eleitor ‘saiba o que tem a perder’ com Trump

‘Agricultores em fúria’ na França mantêm atos mesmo após terem demanda acatada

0

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, anunciou na tarde desta sexta-feira (26), em encontro com fazendeiros na região de Toulouse, no sul, uma série de medidas acolhendo as demandas dos “agricultores em fúria”, como foram apelidados os produtores que vêm se manifestando contra o governo nos últimos dias.

Horas depois, porém, o presidente da FNSEA (Federação Nacional dos Sindicatos dos Agricultores), maior sindicato agrícola do país, afirmou que ele e seus pares não ficaram satisfeitos. “Tomamos a decisão de continuar esta mobilização”, disse Arnaud Rousseau ao canal de televisão TF1.

“Os anúncios do primeiro-ministro não respondem a todas as perguntas que fizemos. Há muitas demandas às quais ele não respondeu. O que foi dito nesta noite não acalma a raiva, é preciso ir mais longe”, afirmou Rousseau.

A principal medida tomada pelo governo para aquiescer os fazendeiros foi o fim do aumento gradual do imposto sobre o GNR (gasoil non routier), ou diesel não rodoviário, combustível obrigatório das máquinas agrícolas no país.

O anúncio dela foi feito por Attal em pessoa, em um curral de uma fazenda em Montastruc-de-Salies, perto da fronteira espanhola, sob os olhares de pelo menos 36 vacas e com um monte de feno lhe servindo de púlpito.

“Vamos parar com essa trajetória de aumento do GNR”, disse Attal, cedendo assim a uma das principais reivindicações dos agricultores. A legislação em vigor no governo de Emmanuel Macron estabelece –ou estabelecia– um aumento anual desse imposto até janeiro de 2030.

O sistema funciona assim: o agricultor compra um litro de GNR por EUR 1,29 (R$ 6,88), sendo que EUR 0,25 disso (R$ 0,33) é imposto. Após a compra, ele pode pedir reembolso da taxação e receber de volta cerca de EUR 0,18 (R$ 0,96).

A lei atual –que procurava equiparar os impostos sobre o GNR agrícola com aqueles imputados sobre o combustível comum– previa a diminuição, ano a ano, desse montante a ser reembolsado. Assim, se ela se mantivesse até 2030, naquele ano o agricultor pagaria os mesmos EUR 0,25 de imposto e receberia de volta apenas EUR 0,01 (R$ 0,05).

O primeiro-ministro anunciou também que, pelo menos “até o verão” (junho a agosto, na Europa), os reembolsos fiscais serão deduzidos já no momento da compra, e não mais depois após seu recebimento, em uma tentativa de simplificar o processo. A isenção “será feita de imediato”, disse ele.

Em seu discurso, Attal ainda criticou o acordo União Europeia-Mercosul, avisando que a França não vai assiná-lo. “Volto a dizer aqui, com muita clareza: o presidente da República sempre se opôs a ele, e nós continuamos e continuaremos a fazê-lo.”

O Mercosul e a UE negociam esse acordo há pelo menos 20 anos. Hoje, o que impede sua assinatura são sobretudo questões ambientais. Os fazendeiros franceses, no entanto, reclamam que o texto favoreceria a agricultura sul-americana e traria prejuízos devido ao risco de concorrência desleal. A França é o maior produtor agrícola da União Europeia.

Após a reunião, Gabriel Attal foi a um bloqueio na estrada A64. Perto dali, em Agen, um javali morto foi pendurado em frente ao escritório de um fiscal do trabalho. Em frente à prefeitura da cidade, os manifestantes despejaram lixo e detritos.

Na A13, que liga o noroeste do país a Paris, cerca de 50 agricultores avisaram antes mesmo do pronunciamento do presidente da FNSEA que não tinham se comovido com as medidas anunciadas e continuariam a bloquear a estrada por pelo menos mais esta noite.

Jérôme Canival, que cultiva terras em Surtauville, afirmou ao jornal Le Monde que a ida a Paris não parecia uma boa ideia. “Fui três vezes lá de trator, não adianta. São ótimas fotos, mas somos apenas uma atração.” Em compensação, outro agricultor, Matteo Legrand, disse à agência de notícias Reuters ser a favor de ir à capital “para mostrar nossa raiva, as nossas queixas”.

Segundo um documento visto pela Reuters, a FNSEA planeja instalar 11 bloqueios nos principais eixos suburbanos em torno de Paris, incluindo as rodovias A6, A10 e A13.

Mais cedo, o ministro da Economia, Bruno Le Maire, afirmou que “a questão central são as receitas dos agricultores”, acrescentando que o governo garantiria preços justos a eles.

Le Maire passou meses pressionando gigantes do setor alimentar, como o Carrefour e a Danone, a baixarem os seus preços para o consumidor final, em uma tentativa de fazer frente à alta da inflação.

Despertou com isso a ira dos produtores agrícolas, que dizem enfrentar dificuldades financeiras e sentir que seus meios de subsistência estão sendo ameaçados.

Agora, o ministro prometeu ser “impiedoso” com os mesmos gigantes para ajudar a garantir uma compensação financeira adequada aos fazendeiros.

A poucos meses das eleições europeias de junho, a indignação dos agricultores é motivo de preocupação para Macron, que teme o crescente apoio desse setor à extrema direita antes das eleições para o Parlamento Europeu. O partido Reunião Nacional, de Marine Le Pen, atualmente lidera as sondagens com 29% dos votos, enquanto o Renascimento, sigla de Macron, tem 20% deles.

Minas Gerais confirma segunda morte por dengue

0

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou a segunda morte por dengue em 2024. De acordo com o painel de monitoramento da doença, o estado contabiliza 49.912 casos prováveis e 17.887 casos confirmados, além de 24 óbitos em investigação.

Os dados mostram ainda 229 casos de dengue grave ou com sinais de alarme. A taxa de letalidade pela doença no estado, atualmente, está em 0,44%. Os dois óbitos confirmados até o momento foram em pessoas com idade entre 70 e 79 anos.

O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem 37 regiões de saúde que são consideradas endêmicas para a doença. Ao todo, 22 municípios mineiros integram a lista.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

O ministério confirmou que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

Minas Gerais contabiliza 49.912 casos prováveis e 17.887 casos confirmados