Home Blog Page 76

Anvisa manda recolher lote de coco ralado da Qualicoco por excesso de enxofre

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento e suspendeu a comercialização, distribui…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

Perguntas sobre Neymar irritam Casemiro antes de treino da seleção brasileira

0

TERESÓPOLIS, RJ (FOLHAPRESS) – Escalados para conceder as primeiras entrevistas da seleção brasileira na preparação para a Copa do Mundo, em Teresó…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Alunos de Ponto de Cacimbas participam do projeto “Agroecologia na Escola”

0
Alunos de Ponto de Cacimbas participam do projeto “Agroecologia na Escola”

Os alunos da Escola Municipal Domingos Santos, situada em Ponto de Cacimbas, passaram uma manhã diferente nesta quinta-feira (28/05). Eles participaram de atividades diagnósticas sobre agroecologia, assistiram a vídeos sobre alimentação e desfrutaram de um café coletivo através do projeto “Agroecologia na Escola”, que tem como objetivo promover práticas educativas voltadas à sustentabilidade, conscientização ambiental e valorização da agroecologia no ambiente escolar. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo o coordenador da Educação no Campo da SMECT, Rafael Guedes, a ação foi um momento muito significativo, no qual os alunos conheceram a proposta de agroecologia, começaram a entender o que é o campo e saber mais sobre sua identidade, a de seus pais e de seus ancestrais. A culminância do projeto será o lançamento de um livro escrito pelos próprios estudantes, previsto para o final do ano.

— Eles vão trabalhar a questão do coletivo, da interpretação textual, conhecer tópicos sobre a natureza e o meio ambiente. Isso vai trazer ainda mais união para a turma, pois todo mundo está se ajudando, se aproximando, um ajudando o outro — destacou o coordenador.

Foto 28 05 2026 11 30 34 1

O “Agroecologia na Escola” é parte de uma pesquisa de inovação tecnológica sob orientação da professora doutora Erika Vanessa Moreira, da UFF, e apresentado pela bolsista Vitória Vollú. A cada 15 dias, as duas realizarão atividades com os alunos e os professores. O projeto nasceu da necessidade de inserir a agroecologia de forma interdisciplinar e lúdica no ensino, valorizando o território, a cultura, os saberes locais e a agricultura familiar. A proposta é contribuir para a formação de alunos críticos e participativos, por meio de práticas como hortas escolares, uso de plantas alimentícias não convencionais, contação de histórias e atividades manuais.

Foto 28 05 2026 11 30 34

Sem Título 1VVV

Alunos de Pingo D’água participam do projeto “Agroecologia na Escola”

0
Alunos de Pingo D’água participam do projeto “Agroecologia na Escola”

Os alunos da Escola Municipal Domingos Santos, situada em Ponto de Cacimbas, passaram uma manhã diferente nesta quinta-feira (28/05). Eles participaram de atividades diagnósticas sobre agroecologia, assistiram a vídeos sobre alimentação e desfrutaram de um café coletivo através do projeto “Agroecologia na Escola”, que tem como objetivo promover práticas educativas voltadas à sustentabilidade, conscientização ambiental e valorização da agroecologia no ambiente escolar. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo o coordenador da Educação no Campo da SMECT, Rafael Guedes, a ação foi um momento muito significativo, no qual os alunos conheceram a proposta de agroecologia, começaram a entender o que é o campo e saber mais sobre sua identidade, a de seus pais e de seus ancestrais. A culminância do projeto será o lançamento de um livro escrito pelos próprios estudantes, previsto para o final do ano.

— Eles vão trabalhar a questão do coletivo, da interpretação textual, conhecer tópicos sobre a natureza e o meio ambiente. Isso vai trazer ainda mais união para a turma, pois todo mundo está se ajudando, se aproximando, um ajudando o outro — destacou o coordenador.

Foto 28 05 2026 11 30 34 1

O “Agroecologia na Escola” é parte de uma pesquisa de inovação tecnológica sob orientação da professora doutora Erika Vanessa Moreira, da UFF, e apresentado pela bolsista Vitória Vollú. A cada 15 dias, as duas realizarão atividades com os alunos e os professores. O projeto nasceu da necessidade de inserir a agroecologia de forma interdisciplinar e lúdica no ensino, valorizando o território, a cultura, os saberes locais e a agricultura familiar. A proposta é contribuir para a formação de alunos críticos e participativos, por meio de práticas como hortas escolares, uso de plantas alimentícias não convencionais, contação de histórias e atividades manuais.

Foto 28 05 2026 11 30 34

Sem Título 1VVV

Suspeito de feminicídio em São Fidélis é preso em Minas Gerais

0
Foto: 141ª DP/São Fidélis

Um homem suspeito de matar a companheira em São Fidélis foi preso na cidade de Muriaé, em Minas Gerais, após trabalho conjunto das forças de segurança. O crime aconteceu na madrugada do dia 6 de abril deste ano, na Travessa dos Bragança, no bairro Nova Divinéia, no Norte Fluminense.

Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram de forma consistente a participação de W.G.F. de M. no assassinato de Ana Paula Casanova Violante Cardoso. Laudos periciais concluíram que a vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça, à queima-roupa, dentro da residência onde o casal morava.

Durante o inquérito, os policiais também identificaram um histórico de relacionamento conturbado, marcado por ciúmes excessivos e comportamento possessivo por parte do investigado. Testemunhas relataram que o suspeito demonstrava sentimento de posse em relação à vítima, circunstâncias que reforçaram a linha de investigação por feminicídio e motivação torpe.

Ainda de acordo com a polícia, após o disparo, o homem não prestou socorro à vítima e deixou o local do crime. A captura ocorreu após diligências e troca de informações entre equipes de segurança pública.

O suspeito permanece à disposição da Justiça e responderá por feminicídio qualificado, conforme previsto no artigo 121 do Código Penal.

SFI vai ganhar painel com horário e temperatura no Centro da cidade

0
SFI vai ganhar painel com horário e temperatura no Centro da cidade

Moradores e turistas de São Francisco de Itabapoana terão, em breve, mais acesso a informações em tempo real. Em mais uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, será instalado um painel informativo com relógio e termômetro no centro da cidade, no início da Avenida Edenites da Silva Viana.

CORPO GERENTE SICREEDI

O equipamento, que será implantado pela cooperativa de crédito Sicredi, exibirá o horário e a temperatura do município. O gerente da instituição, Marcos Lopes, se reuniu na manhã desta quinta-feira (28/05) com a prefeita Yara Cinthia para alinhar a instalação do painel. A prefeita destacou a importância da novidade para o município.

— Esse painel representa mais um avanço em modernização e informação para a nossa cidade. Além de ser útil no dia a dia dos moradores e visitantes, também contribui para deixar os espaços urbanos mais organizados, tecnológicos e acolhedores. Seguimos trabalhando para promover melhorias que valorizem São Francisco e garantam mais qualidade de vida para todos — afirmou.

Marcos Lopes também ressaltou os benefícios que o equipamento trará para a população. “É uma forma de ajudar as pessoas a se planejarem melhor de acordo com o clima do momento. Os turistas também poderão organizar seus roteiros e aproveitar ainda mais o município. Além disso, o painel contará com informações financeiras, além da divulgação de produtos e serviços, entre eles consórcios e financiamentos”, explicou.

Israel rompe com a ONU após suposta inclusão em lista de violência sexual em conflitos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O embaixador de Israel na ONU anunciou, nesta quinta-feira (28), a suspensão das relações com o secretário-geral da or…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Casais famosos que vivem (ou viveram) em casas separadas

0

Antigamente, uma história de amor começava assim: duas pessoas se conheciam, namoravam por um tempo, oficializavam união e iam morar juntas. Mas al…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

São Paulo consulta volante do Botafogo, mas encontra entrave no negócio

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo recebeu um aceno do Botafogo para avançar pelo volante Newton, mas esbarra no modelo de negócio deseja…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Vereador Maicon Cruz anuncia audiência pública voltada a profissionais que usam motos e bicicletas

0
Câmara Municipal de Campos

O vereador Maicon Cruz anunciou na manhã desta quinta-feira (28) a realização de uma audiência pública para discutir as condições de trabalho de profissionais que utilizam motocicletas e bicicletas como ferramenta de sustento em Campos. O encontro foi confirmado após o parlamentar protocolar um ofício na Câmara Municipal solicitando a realização do debate.

De acordo com o vereador, a audiência tem como objetivo promover discussões sobre a segurança dos trabalhadores, melhorias nas condições de trabalho e os impactos das recentes ações de fiscalização realizadas pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). A proposta busca reunir diferentes setores envolvidos para apresentar demandas e sugestões relacionadas à categoria.

A audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Campos no dia 22 de junho, às 16h. O debate contará com a participação de motoboys, mototaxistas, entregadores e outros profissionais que dependem de motos e bicicletas para exercer suas atividades.

Hospital Ferreira Machado detalha a quarta captação de órgãos de 2026

0
Captação de órgãos no HFM/Foto: Divulgação

A quarta captação de órgãos de 2026 realizada no Hospital Ferreira Machado (HFM) aconteceu nesta quarta-feira (27) e resultou na doação de seis órgãos para a fila nacional de transplantes. A ação mobilizou equipes médicas e forças de segurança para garantir agilidade em todas as etapas do procedimento.

A doadora foi uma mulher de 30 anos, moradora de Miracema, no Noroeste Fluminense, vítima de um acidente motociclístico que resultou em traumatismo crânio-encefálico grave. Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação.

Foram captados dois rins, duas córneas, fígado e coração. O coração foi o primeiro órgão retirado e seguiu para o Rio de Janeiro em uma aeronave da Secretaria Estadual de Saúde, que pousou no Cais da Lapa, em frente ao 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM).

A operação contou ainda com o apoio de motociclistas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e agentes da Guarda Municipal de Campos, responsáveis por garantir rapidez e segurança no deslocamento entre o hospital e o local de pouso da aeronave.

O procedimento foi conduzido pela equipe do NF Transplantes, responsável pela logística e captação dos órgãos.

De acordo com a médica responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HFM, Patrícia Rangel, o processo envolve uma grande rede de profissionais e exige sensibilidade no acolhimento às famílias.

“A maioria das pessoas não imagina quantos profissionais estão envolvidos em todo o processo de doação e transplante. Desde as equipes que prestaram o primeiro socorro à vítima na via pública até os profissionais que atuaram no HFM e aqueles que vieram do Rio de Janeiro para a captação, todos trabalham contra o tempo, porque cada minuto é precioso. Médicos, equipes de enfermagem, motoristas e pilotos de helicóptero fazem parte dessa corrente pela vida. Nosso papel, no HFM, é mostrar à família que a dor do luto pode ganhar um novo significado ao salvar outras vidas. É o respeito e a compaixão que tornam possível decisões tão generosas e transformadoras como a doação de órgãos e tecidos”, destacou.

PGR denuncia lobista, ex-chefe de gabinete e ex-servidor do STJ em caso de venda de decisões

0

(FOLHAPRESS) – A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta quarta-feira (27) sete pessoas investigadas por suspeita de participação em…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Manchester United mira brasileiro para vaga de Casemiro

0

O Manchester United está perto de acertar a contratação do volante brasileiro Éderson, da Atalanta, para a próxima temporada europeia. Segundo info…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Ex-funcionário da CIA escondia 300 barras de ouro dentro de casa

0

Um ex-agente da CIA está sendo acusado de desviar dinheiro público e mentir sobre o próprio currículo para obter benefícios militares nos Estados U…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Drake passa Michael Jackson como artista solo masculino com mais músicas no topo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Drake superou Michael Jackson e, com o lançamento da canção “Jacine STFU”, se tornou o artista solo masculino com o ma…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Flamengo fará amistosos na Europa durante a Copa do Mundo

0

(UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo fará até três amistosos na Europa durante a Copa do Mundo. A tendência é a de que todos aconteçam em Portugal.

aqui.

Prefeitura entrega Carteiras de Identificação da Pessoa com Fibromialgia a pacientes diagnosticados

0
Prefeitura entrega Carteiras de Identificação da Pessoa com Fibromialgia a pacientes diagnosticados

A entrega de cerca de 50 Carteiras de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (Cipfibro) marcou o evento “Fibromialgia, a dor que não se vê. Conscientização, acolhimento e direito das pessoas com fibromialgia”, realizado na tarde desta quarta-feira (27/05) na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

As carteiras foram entregues pelo secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, a pacientes diagnosticados com a doença e cadastrados no Centro Municipal de Fibromialgia. O documento garante identificação oficial às pessoas com fibromialgia e facilita o acesso a serviços de saúde, políticas públicas estaduais e atendimento prioritário. Representando a prefeita Yara Cinthia, que cumpria agenda externa, a assessora da Procuradoria Geral, Sthéfany da Silva de Souza, participou da programação ao lado de autoridades municipais, profissionais de saúde e pacientes.

IMG 9051

Durante a entrega das carteiras, o secretário Fauazi destacou a importância do acolhimento às pessoas que convivem diariamente com a doença. “Quero ressaltar nosso compromisso com os portadores de fibromialgia. Sabemos das limitações e dificuldades desses pacientes. Sabemos que toda dor é difícil, mas a fibromialgia é uma dor que acompanha a pessoa 24 horas por dia. Por isso, nossa secretaria está de portas abertas para dar o suporte necessário a todos os que sofrem com essa doença”.

O evento também contou com palestras da farmacêutica e presidente da Associação Estadual Fibro RJ, Camila Andrade Pires; da fisioterapeuta e especialista em traumas Fernanda Junqueira; da coordenadora da Fibromialgia da Secretaria Municipal de Saúde, Isabela Rangel; e do psicólogo Renato Chagas, do Centro de Atendimento de Fibromialgia e coordenador da Saúde Mental do município. Também participaram da programação a subsecretária municipal de Saúde, Caroline Leal; o presidente da Câmara, Alexandre Barrão; e integrantes do secretariado municipal.

 

Caiado fala em trabalhar com Zema para evitar divisão da direita após discutir aliança

0

(FOLHAPRESS) – O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD), pré-candidato à Presidência da República, afirmou nesta quarta-feira (27) que pretend…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Cólicas menstruais fazem 4 em cada 10 meninas faltarem às aulas no Brasil, diz estudo

0

(FOLHAPRESS) – Ana Beatriz Oliveira, de 13 anos, convive com fortes cólicas menstruais desde os oito, quando menstruou pela primeira vez. Dançarina…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

Carol Celico desmente ter se separado de Kaká por ele ser ‘perfeito demais’

0

(UOL/FOLHAPRESS) – Carol Celico, 38, veio a público desmentir uma fake news que circula há anos, envolvendo o fim de seu casamento com Kaká, 44.leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.